Saiba 5 características de um empreendedor de sucesso!

Você se considera um empreendedor(a)? O dia 05 de Outubro é o dia do empreendedor no Brasil e em homenagem a este dia e a todos os profissionais do País, iremos revelar 5 características que estão presentes na maioria dos empreendedores de sucesso!

  • Inovação e iniciativa:

Empreendedores de sucesso pensam fora da caixa, enxergam oportunidades e lacunas no mercado. Se você deseja empreender, uma das características fundamentais é a inovação, afinal, já dizia Peter Drucker: “Se você quer algo novo, você tem que parar de fazer o velho”. Porém, de nada adianta uma boa ideia se não colocá-la em prática, por isso alinhada à inovação encontra-se a iniciativa, é pensar e executar. Aquele que não toma a iniciativa de tirar suas ideias do papel não se torna um empreendedor.

  • Ser propenso e gerenciar riscos:

Existem no mínimo três perfis de consumidores, aqueles que são avessos ao risco, os que apresentam um comportamento propenso ao risco e os neutros ao risco.

As pessoas avessas a risco optam pela tranquilidade e segurança, ou seja, tratando de emprego e investimento são as pessoas que consideram mais importante uma renda garantida, como por exemplo, muitos “concurseiros” que escolhem o setor público levando como característica fundamental a segurança oferecida pelo emprego. Existem também aquelas pessoas que possuem neutralidade em relação ao risco, não tendo uma preferência estabelecida entre uma renda garantida e uma incerteza em um investimento.

Se você quer empreender e não se encaixa com nenhuma dessas opções acima, podemos dizer que você está no caminho certo do empreendedorismo! Mas calma, se você se encaixa nas opções acima, não fique triste! Todas as características de um empreendedor podem ser desenvolvidas e consistem em comportamentos que estimulam o empreendedorismo e não regras obrigatórias.

Os empreendedores são, em sua maioria, propensos ao risco, ou seja, são aquelas pessoas que preferem realizar um investimento, que não têm medo de arriscar e agarrar as oportunidades. O empreendedor, além disso, entende os riscos existentes e assim, consegue gerenciá-los.

  • Autoconfiança:

Para tomar decisões, que muitas vezes vão contra a opinião da maioria das pessoas, o empreendedor precisa confiar no seu ponto de vista. É necessário acreditar na sua ideia para assim transmitir confiança para a sua equipe. Afinal, como um empreendedor irá convencer seu time se o mesmo não confia na proposta repassada, não é mesmo? Mas calma, autoconfiança não deve ser confundida com ego, o empreendedor de sucesso conhece e reconhece suas limitações.

  • Amor pelo que se faz:

Segundo Steve Jobs: “Seu trabalho vai preencher grande parte de sua vida, e a única maneira de ser satisfeito é fazendo um bom trabalho. E a única maneira de fazer isso é amando o que se faz.”

Esta é, sem dúvidas, uma das características mais importantes para o empreendedorismo. Quem quer empreender, deve, acima de tudo, ser movido pela paixão. Ter brilho nos olhos, este sentimento que irá te fazer acordar todos os dias com o propósito de trabalhar, melhorar e alcançar os seus objetivos: É o verdadeiro combustível do empreendedor.

  • Resiliência e persistência:

Desistir com facilidade não faz parte da realidade de nenhum empreendedor de sucesso. Quem quer empreender deve ter a consciência que uma aposta de investimento pode ou não dar certo, mas o segredo do sucesso é não desistir com as primeiras dificuldades e ser resiliente, sem perder a autoestima e o ânimo em empreender.

___

E aí, se identificou com as características? Vale ressaltar que todas elas podem e devem ser trabalhadas e desenvolvidas. Não existe uma regra para o empreendedorismo, estas são apenas as características mais comuns encontradas nos empreendedores.

Quer saber o seu perfil de empreendedor? Responde este teste da Endeavor: https://endeavor.org.br/quiz-descubra-qual-seu-perfil-empreendedor

edu
Maria Eduarda Moreira
Analista de Marketing da A.C.E. Consultoria


5 Comentários

Deixe uma resposta