Recrutamento e Seleção: Muito mais do que contratar pessoas!

Às vezes é nos pequenos processos que surgem as grandes conquistas. Aprenda a Recrutar e Selecionar o seu time estrategicamente!

Toda organização para funcionar precisa de funcionários e mais do que isso, precisa saber escolher os seus funcionários! Uma organização que preze por resultados e um ambiente de trabalho agradável necessita ter colaboradores alinhados com os propósitos empresariais, mas como garantir isso? É um processo contínuo, mas tudo se inicia com o recrutamento e a seleção!

Durante a seleção, além de avaliar os candidatos, os recrutadores também devem escolher as pessoas que se encaixem no perfil da empresa. Para isso, uma dica muito importante antes de iniciar qualquer processo de recrutamento é criar a persona da organização, ou seja, a representação fictícia da pessoa ideal para a empresa, seja no âmbito da contratação, como aqui será explanado ou, podendo ser até no âmbito do cliente como alvo.

Essa técnica de persona é muito utilizada em empresas, pois com ela se tem mais direcionamentos para o recrutamento e a seleção, passando a ser um referencial comparativo em todo o processo. Criamos personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, termos maiores chances de sucesso. Sem uma persona definida, é possível que a estratégia se perca, não atingindo o objetivo pretendido e, a longo prazo, que acarrete turn over dos funcionários e insatisfação com o ambiente de trabalho.

E como posso criar essa persona? Simplesmente pensando em como a organização espera que um funcionário seja, isso engloba selecionar algumas competências e comportamentos esperados do perfil da empresa e se preferirem, podem se restringir a cada cargo também. Por isso, não devemos entender o recrutamento como simples divulgação e preenchimento de vagas, mas com uma forma de atrair pessoas qualificadas que se encaixem nas necessidades das empresas. Antes de divulgar a vaga, defina claramente qual é o perfil do cargo (persona) e quais são as habilidades fundamentais que o candidato deve apresentar, dessa forma, você já estará otimizando seu processo de seleção, já que a partir dos currículos será possível selecionar os ideais e evitar gastos maiores por ter selecionado pessoas que não estejam coerentes com o perfil desejado.

Então, por exemplo, empresas como AMBEV podem buscar funcionários proativos, que tenham foco e comprometimento para alcançar a qualidade do produto final, que são as bebidas. Já a Unilever, pode buscar profissionais com uma mentalidade vencedora, com paixão pelo consumidor e um apetite que motive seu desempenho pessoal. Cada empresa tem uma cultura e buscará requisitos adequados a ela.

Sendo assim, na etapa da entrevista seria crucial perceber a persona e ver de fato o perfil adequado para a empresa. No entanto, é importante o recrutador ter a empatia de entender que ninguém é perfeito e que existem pontos de melhoria que podem ser trabalhados após a contratação.

No processo de seleção, para cada cargo pode haver etapas diferentes, mas a entrevista é aconselhável estar presente em qualquer seleção porque através dela se consegue analisar e tirar as dúvidas quanto ao perfil da pessoa. Uma boa dica para tornar esse processo efetivo é realizar as entrevistas baseado no modelo das competências, ou seja, procurar aplicar situações que entendam o comportamento do candidato.

Com isso, podemos perceber que por trás do processo de recrutamento e seleção é necessário ter uma estratégia para estar contratando os melhores funcionários para a organização, independentemente do cargo. Então, busque um recrutamento e seleção inspirador para que pessoas entusiasmadas com a empresa tentem o processo seletivo. Desse modo, com pessoas estratégicas, resultados estratégicos e melhores virão!

                                                                                                                                                          ste
Stephanie Soares
                                                                                                                     Diretora de Pessoas da A.C.E. Consultoria


1 Comentário

Deixe uma resposta