Plano de Negócios: Por que ter um?

Antes de tudo, você sabe o que é um plano de negócios?

De uma forma bem simples, o Plano de Negócios é um documento utilizado para descrever o seu negócio. Ou seja, a partir dele é possível ter uma visão sistêmica do empreendimento, apresentando o planejamento, a análise e o controle para conseguir alcançar a concretização da ideia inicial.

Sem um plano de negócios, muitas vezes o empreendedor fica perdido na ideia, então o documento entrará ali para lhe direcionar. “Empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”. Sem dúvidas, o Plano de Negócio deve ser o melhor amigo do empreendedor. Em termos práticos o empreendedorismo está diretamente relacionado com assumir riscos e o plano de negócio pode demonstrar esses riscos e criar planos de ação para minimizá-los.

Mas finalmente, por que é importante realizar um plano de negócios?

  • Direcionar o empreendedor

A partir de um plano de negócios é possível visualizar toda a ideia do empreendimento, conhecendo tudo que influencia o desenvolvimento e a organização do mesmo: mercado, público-alvo, concorrência, estratégias de marketing, processos, financeiro e estratégia.

Conhecendo todas essas vertentes, é possível apontar riscos e já traçar planos de ação para minimizá-los ou até mesmo mitigá-los, aumentando a taxa de sucesso do negócio.

  • Apoio da apresentação da empresa a partes interessadas, como parceiros e investidores

O Plano de Negócios será seu cartão de visita! Caso você precise de um crédito no banco, de algum investimento ou financiamento, provavelmente você precisará mostrar como funciona seu negócio, sendo o Plano o documento ideal por expor de forma concisa todas as suas principais características.

Você poderá mostrar a Bancos, caso tenha interesse em financiamentos, a Sócios potenciais, para estabelecer acordos e direções, a Parceiros, para construir estratégias conjuntas, a Própria Empresa, para comunicação interna com os funcionários. Enfim, existe uma infinidade de stakeholders (pessoas interessadas) que podem fazer uso do seu Plano de Negócios e acrescentar valor ao seu empreendimento.

  • Planejar e decidir a respeito do futuro da sua empresa.

O Plano de Negócio também é um guia para desenvolvimento da empresa a curto, médio e longo prazo. Com o plano de negócios, é possível estudar a viabilidade de uma nova empresa, ou a expansão de uma empresa existente, ou uma mudança radical, como saída ou entrada em um novo mercado ou até mesmo a mudança de setor.

Por fim, é importante destacar que o Plano de Negócios não é uma ferramenta estática, pelo contrário, é uma ferramenta extremamente dinâmica e deve ser atualizada periodicamente, visto que deve estar sempre sendo um retrato fiel da sua organização.

Lembre-se, o Plano de Negócios é um guia e uma ferramenta de gestão, então deve ser consultado periodicamente, e independente do tipo ou porte da empresa, possuir um plano de negócios é de extrema importância.

marinnaaa
Marina Marquim
Diretora de Marketing da A.C.E. Consultoria