Você sabe como o mercado enxerga sua empresa?

Muitos dos donos ou funcionários da empresa têm curiosidade e necessidade em entender melhor o mercado que eles atuam ou pretendem atuar. A Pesquisa de Mercado surge com o intuito de atender essa necessidade de conhecer o mercado!

Primeiramente o que é uma Pesquisa de Mercado? É uma ferramenta utilizada para estudar o segmento em que determinada empresa atua ou pretende atuar.  A partir desse estudo, é possível conhecer melhor o mercado em que uma empresa está inserida, e assim obter as informações necessárias para orientar as ações de Marketing da mesma. Ela é realizada através da coleta, análise e interpretação dos dados necessários para o maior entendimento do cenário em que a organização se encontra. A partir desses dados, a empresa pode identificar melhorias ou até mesmo formas de realização, das etapas antes da produção, durante a produção, distribuição e divulgação de algum produto e/ou serviço.

E como poderemos extrair essas informações?

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A primeira etapa de uma Pesquisa de Mercado é a análise setorial onde ocorre todo um estudo econômico, ela é dividida em duas partes, a macroeconômica com uma visão mais geral do país e da cidade desejada, e uma parte mais específica do setor em que a empresa pertence. A busca por informações verídicas é de grande importância, pois essa análise vai servir como base para o resto da pesquisa.

Acabando de estudar o setor, entramos na pesquisa do público-alvo, onde conhecemos o consumidor de fato. Nessa etapa existem dois tipos de pesquisa: Quantitativa e Qualitativa. A pesquisa quantitativa é um estudo estatístico que possibilita a coleta de um grande número de dados que podem gerar medidas precisas e confiáveis a respeito do mercado.

Já a pesquisa qualitativa não é um estudo estatístico, pois fornece dados não mensuráveis de um determinado grupo de indivíduos. Esses dados podem ser as sensações desse grupo, suas percepções, pensamentos, sentimentos, comportamentos passados, motivações, significados e intenções. Isso não é possível de medir a partir da pesquisa quantitativa, pois são dados não mensuráveis. Ao contrário da pesquisa quantitativa, a qualitativa fornece uma profundidade a respeito do comportamento dos consumidores. Pelo fato de coletar dados que mostrem o gosto dos consumidores de forma mais aprofundada, ela se torna um pouco mais complexa.

Depois que entendemos o público-alvo é necessário entender outros fatores como a análise dos seus concorrentes e fornecedores. Para que com essas informações possamos dar todo o embasamento para a empresa e criar algumas estratégias para a mesma.

Para finalizar a pesquisa de mercado montamos uma análise de SWOT que com ela conseguimos identificar quais são os pontos fortes e fracos da empresa e quais são as oportunidades e ameaças que o mercado oferece à mesma. Através desses pontos fracos e ameaças é possível criar planos de ação para que a empresa alavanque seus resultados.

Como resultados esperados da pesquisa de mercado temos:

  • Visão estratégica do mercado;
  • Embasamento para tomada de decisão;
  • Analise do público-alvo e ambiente externos;
  • Identificar oportunidade de mercado.

  Atenção! Cada empresa e empreendedor tem sua necessidade, sendo a pesquisa de mercado adaptável, por isso é de extrema importância conversar com alguém especialista no assunto, para que não haja desprendimento de esforços em vão, colocando o foco da pesquisa em um problema que não seja necessário. 

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Wilka Brilhante
Diretora de Marketing da A.C.E. Consultoria

 



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