A localização do seu negócio influência no seu sucesso?

Com o maior acesso à informação, a competitividade do mercado aumentou ainda mais. Todo mundo tem acesso a meios de propagação e otimização do seu produto ou serviço. Portanto, qualquer vantagem que a organização possa obter é de fundamental importância para alavancar suas vendas e conseguir aumentar seu market-share, ou seja, sua fatia de mercado.

O Geomarketing é uma das opções que podem diferenciar qualquer empresa no mercado. Ele consiste em um estudo que considera a visualização de mapas e análise de dados como componentes fundamentais no processo de tomada de decisão estratégica, seja sobre o local mais apropriado para a abertura de um novo negócio ou escolha do local mais estratégico para uma campanha de marketing.

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Mesmo com o crescimento do e-commerce, a venda em lojas ainda físicas é de fundamental importância. Por exemplo, a Amazon, gigante do e-commerce que dominou o mercado de varejo online, segundo fontes internas citadas pelo The Wall Street Journal, abriu recentemente sua primeira loja física em Nova Iorque.

Isso se dá por diversos fatores, o principal é que o comércio atualmente precisa ser explorado em todos os âmbitos, tanto físico, quanto online. O chamado comércio omnichannel é, de fato, o futuro do varejo. Um estudo realizado pela A.T. Kearney, sugere que a melhor estratégia para o varejo, na verdade, pode ser uma combinação entre lojas físicas e presença online. Nesse estudo, os pesquisadores notaram que dois terços dos consumidores que compram online visitam uma loja física antes ou depois da compra.  

Portanto, lojas físicas tem um importante papel na criação de valor para a empresa, aumentando o conhecimento sobre os produtos e as marcas. Dessa forma, é fundamental entender se sua posição geográfica é, de fato, estratégica para seu negócio, além de certificar que suas estratégias de marketing estão atingindo o público correto.

Para isso, existem duas técnicas principais no Geomarketing, que são os mapas de calor e a área de influência. Mapas de calor é um meio de visualização de dados de densidade, a partir dele é possível observar onde se tem maior concentração, seja de consumidores ou atividades. Já a área de influência é, basicamente, até onde a empresa consegue impactar por sua localização, ou seja, até onde a sua localização influencia diretamente na sua atratividade.

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A partir dessas duas técnicas, principalmente, a empresa pode posicionar-se estrategicamente no mercado, alavancando suas vendas e o seu faturamento. O Geomarketing vai auxiliar também na redução de custos, por não existir desperdício de recursos de marketing desnecessários e, assim, proporcionando ações de marketing mais eficientes.

E aí, será mesmo que você está posicionado corretamente?

Design sem nome (4)          
Ailton Oliveira
Consultor
A.C.E. Consultoria


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