Você tem um bom relacionamento com seus clientes?

O CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) pode ser a solução ideal para sua empresa conseguir se aproximar ainda mais de seus compradores. Refere-se, na realidade, a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias que são totalmente focadas nos clientes, como já citado anteriormente, (sejam eles atuais ou futuros) que engloba desde pequenas, médias e até grandes empresas, que utilizam essa ferramenta para gerenciar e analisar interações, antecipar as necessidades e desejos dos compradores, otimizar a rentabilidade da sua empresa, aumentar suas vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes.

Empresas que utilizam o CRM conhecem os seus consumidores mais profundamente, podendo, dessa forma, se antecipar aos mesmos, ofertando exatamente o que ele precisa/deseja. Como por exemplo, no caso de web sites de vendas, onde muitas vezes já é ofertado ao cliente bens de seu interesse antes mesmo de ser realizada uma busca. Um exemplo que pode ser citado é o site da Netshoes, que utiliza o CRM desta forma, e oferta produtos que se encaixem ao perfil dos clientes que está navegando no site, sobre a estratégia utilizada pelo CRM, o Head Alexandre Yamada, que comanda o sistema de relacionamento com o cliente na empresa, destacou que o que faz a diferença para engajar o cliente é, na realidade, toda uma cadeia de processos. É válido ressaltar que não só a Netshoes utiliza esse sistema, mas 61% dos distribuidores de vendas optam por essa estratégia de marketing!

O sistema de CRM é capaz de armazenar informações atuais e potenciais dos clientes como: nome, endereço, número de telefone, além das atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, dentre outros. A plataforma reúne e integra dados bastantes relevantes visando preparar e atualizar as equipes com informações pessoais do consumidor, além de histórico e preferência de compras.

Um exemplo, que pode ser citado, são as corretoras de imóveis. É necessário saber as necessidades dos possíveis compradores para correr em busca de um imóvel perfeito que atenda às necessidades dos mesmos. Buscar dados como: gosto, tipo do imóvel, se é casado, se tem filhos, entre outros, é essencial, e todas essas informações ficam armazenadas em um perfil, que o corretor tem acesso, facilitando sua busca para satisfazer da melhor forma o comprador em potencial.

Além das vantagens já citadas, o CRM pode ajudar a reduzir custos e aumentar a lucratividade através da organização e automação dos processos de negócios que gerenciam a fidelidade e a satisfação, nas áreas como a de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

O que torna a solução de CRM uma das tecnologias “corporativas” mais importantes e inovadoras disponíveis para empresas é o modo como ela utiliza as informações coletadas dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local. A gestão de relacionamento com o cliente mantém seus consumidores, aumenta seu faturamento, cria novos clientes e torna sua empresa referência no mercado!

 

Luiza - Foto

Luiza Melo
Consultora
A.C.E. Consultoria


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