Existe equilíbrio entre compra e venda na sua empresa?

Muitas empresas e empreendedores optam por deixar o estoque o menor valor possível em busca de obter vantagem competitiva no mercado não deixando o capital ocioso em forma de estoques. Mas será que essa é realmente a melhor opção? E se a sua empresa não tiver o produto para o atendimento de imediato? Você já parou para pensar que pode gerar uma oportunidade para que os clientes procurem pelo produto nas concorrentes?

Para que não ocorra conflitos como esses é importante que a sua empresa tenha uma boa gestão de estoques. Mas o que é gestão de estoques? Gestão de estoque refere-se à administração dos recursos/produtos que ajudarão a sua empresa a ter conhecimento do que irá gerar receita no futuro.

E qual é a importância disso tudo? É necessário que você tenha o controle e o conhecimento de saber quando será necessário realizar uma reposição, se está tendo uma saída elevada ou baixa e de qual produto seria necessário repor.

Imagem Blog

Esse conhecimento de entrada e saída de cada produto vai te possibilitar uma maior organização e controle do que mais sai e o que se empilha no estoque. Desta maneira, será possível você evitar o acúmulo ou a falta de produtos para os seus clientes. Com a ausência desse domínio, a empresa também pode ficar sujeita a desvios de funcionários por não ter uma visão ampla do que constitui o seu estoque.

Então, agora já sabe qual a finalidade da gestão de estoque? Ainda Não? Então deixa a gente te esclarecer da melhor maneira: A principal finalidade da Gestão de Estoque é procurar equilibrar as compras e vendas da empresa. Para que isso aconteça, é importante que você tenha o conhecimento dos seus respectivos clientes e das tendências do mercado em que a sua empresa está inserida para um melhor controle de desperdícios.

Portanto, com uma boa administração do seu estoque, haverá a diminuição de compra de produtos que não possuem demanda para o público-alvo, ou seja, essa percepção evitará um investimento excessivo, o qual prejudicaria o capital de giro.

Quais os resultados esperados com a gestão de estoque?

  • Conhecimento no momento certo para a reposição do estoque;
  • Percepção da demanda dos seus respectivos clientes e das tendências de mercado;
  • Evitar desperdício na compra de produtos com pouca ou sem saída na empresa;
  • Capital de giro comprometido com o essencial/necessário;
  • Equilíbrio entre a entrada e saída de produtos.

 

Larissa - Blog
Larissa Alcântara
Consultora
A.C.E. Consultoria

 

 

 

 

 

 



1 Comentário

  • Hi! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results. If you know of any please share. Many thanks!

Deixe uma resposta