Ser líder ou ser liderado? A importância de cada papel para o equilíbrio da empresa.

Liderança é um processo comum em qualquer empresa. Para que o negócio tenha sucesso é fundamental o trabalho do líder, mas é importante não esquecer que ele só tem valor junto ao trabalho de uma equipe. Um bom líder sabe mais do que desempenhar funções, ele sabe delegar.

Sabemos que a liderança pode ser considerada “inata” no que diz respeito aos atributos de um indivíduo, mas ela surge, realmente, quando ele é jogado em situações que exigem as “práticas certas”. Por exemplo,  a liderança tem um papel fundamental para ajudar na adoção das melhores práticas, mas para que isso aconteça é essencial que o líder mantenha o padrão.

 

Definir de antemão as principais responsabilidades da liderança é fundamental não apenas para garantir o alinhamento necessário no trabalho como também para evitar problemas futuros.

 

Líderes não são, necessariamente, os que falam mais, os que aparecem mais, os que batem as metas mais agressivas, ou mesmo aqueles que se intitulam líderes. Líderes têm a sua influência reconhecida pelos seus liderados, que vêm neles o reflexo de seus valores motivacionais na busca de resultados.

Quem entende minimamente sobre gestão de pessoas sabe que o bom líder é aquele que consegue a adesão dos seus colaboradores não pela autoridade, e sim pelo exemplo. O líder precisa ter habilidade para lidar com as diversas situações e, em caso de conflitos, deve interferir para resolver da melhor forma.

Por isso, é fundamental que líder e o liderado trabalhem em conjunto para que haja o equilíbrio da empresa e assim bons resultados sejam alcançados. Também é importante para o liderado esse apoio e motivação vindo por parte do gestor, o feedback, por exemplo, é uma ferramenta importante entre líder e liderado usado de forma positiva mesmo que para uma crítica construtiva.

Por fim, a relação entre líder e liderado deve ser mantida com o máximo de respeito, e é de extrema importância para o andamento do negócio. Não existe bom líder sem bons liderados, nem bons liderados sem bons líderes.



Deixe uma resposta