Competitividade: como seus clientes veem sua empresa?

Extremamente relevante no contexto econômico e empresarial, a competitividade é a capacidade que uma empresa possui de obter uma rentabilidade igual ou superior a de seus concorrentes no mercado. Alcançar a competitividade é recompensa de uma empresa que atende as necessidades de seu mercado alvo e expectativas de seus clientes, logo, significa que a empresa atinge a missão para qual foi criada.

O sucesso, essencialmente, está atrelado a qualidade dos produtos vendidos e no atendimento prestado ao consumidor. Contudo, em meio ao crescimento do mercado e concorrência acirrada, entender a forma como os possíveis clientes veem a instituição em relação a seus concorrentes pode se tornar o principal gatilho para iniciar uma estratégia de diferenciação, pivotagem do seu negócio ou de aperfeiçoamento de processo internos, de produção ou de atendimento.

Por isso, além de trabalhar para aumentar a presença no mercado e consecutivamente a receita da empresa, é preciso se preocupar com o relacionamento que estabelecem com seus clientes e como a marca é percebida pelo seu público-alvo. É neste momento que as pesquisas de marketing, estudos e análises de mercado e público são imprescindíveis as organizações.

Essas pesquisas são capazes de colher insumos, tais como: qual é a imagem que os clientes têm do seu negócio? A imagem passada pela sua empresa é positiva? em que seus concorrentes estão a sua frente? Além de reconhecer a percepção dos clientes quanto a sua marca, produto ou serviço. Um dos principais insumos coletados por uma boa pesquisa é a identificação dos pontos fortes e fracos da sua empresa, podendo estes serem explorados para vender mais, pois a melhoria baseada no feedback possibilita aumento na fidelização de clientes.

Como dito pelo renomado consultor em marketing Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Mais vale criar um relacionamento de longo prazo que apenas gerar mais uma venda para sua empresa.

Descubra como seus clientes veem sua empresa com 5 dicas práticas!



Deixe uma resposta