Existe equilíbrio entre compra e venda na sua empresa?

Muitas empresas e empreendedores optam por deixar o estoque o menor valor possível em busca de obter vantagem competitiva no mercado não deixando o capital ocioso em forma de estoques. Mas será que essa é realmente a melhor opção? E se a sua empresa não tiver o produto para o atendimento de imediato? Você já parou para pensar que pode gerar uma oportunidade para que os clientes procurem pelo produto nas concorrentes?

Para que não ocorra conflitos como esses é importante que a sua empresa tenha uma boa gestão de estoques. Mas o que é gestão de estoques? Gestão de estoque refere-se à administração dos recursos/produtos que ajudarão a sua empresa a ter conhecimento do que irá gerar receita no futuro.

E qual é a importância disso tudo? É necessário que você tenha o controle e o conhecimento de saber quando será necessário realizar uma reposição, se está tendo uma saída elevada ou baixa e de qual produto seria necessário repor.

Imagem Blog

Esse conhecimento de entrada e saída de cada produto vai te possibilitar uma maior organização e controle do que mais sai e o que se empilha no estoque. Desta maneira, será possível você evitar o acúmulo ou a falta de produtos para os seus clientes. Com a ausência desse domínio, a empresa também pode ficar sujeita a desvios de funcionários por não ter uma visão ampla do que constitui o seu estoque.

Então, agora já sabe qual a finalidade da gestão de estoque? Ainda Não? Então deixa a gente te esclarecer da melhor maneira: A principal finalidade da Gestão de Estoque é procurar equilibrar as compras e vendas da empresa. Para que isso aconteça, é importante que você tenha o conhecimento dos seus respectivos clientes e das tendências do mercado em que a sua empresa está inserida para um melhor controle de desperdícios.

Portanto, com uma boa administração do seu estoque, haverá a diminuição de compra de produtos que não possuem demanda para o público-alvo, ou seja, essa percepção evitará um investimento excessivo, o qual prejudicaria o capital de giro.

Quais os resultados esperados com a gestão de estoque?

  • Conhecimento no momento certo para a reposição do estoque;
  • Percepção da demanda dos seus respectivos clientes e das tendências de mercado;
  • Evitar desperdício na compra de produtos com pouca ou sem saída na empresa;
  • Capital de giro comprometido com o essencial/necessário;
  • Equilíbrio entre a entrada e saída de produtos.

 

Larissa - Blog
Larissa Alcântara
Consultora
A.C.E. Consultoria

 

 

 

 

 

 



Deixe uma resposta