Na logística, erros custam caro, principalmente porque é dela que todas as movimentações da empresa saem. Por isso, tudo precisa ser feito com a máxima eficiência. 

Estamos aqui para te ajudar a otimizar essa etapa, evitando falhas, prejuízos e dores de cabeça que podem custar caro para os resultados da sua empresa. Siga a leitura e conheça os 5 principais erros a serem evitados na logística de distribuição! 

A importância da logística na distribuição

A logística é uma das principais áreas dentro do processo de produção das empresas, tendo impacto direto nos resultados finais. Esse segmento do atacado precisa garantir que os insumos comprados estejam nos lugares certos nos momentos certos para que o trabalho possa continuar, tudo isso pelo menor custo possível.

Ou seja, aumentar a eficiência da logística é aumentar a eficiência da inteira produção. A expedição, a separação de produtos no veículo de transporte e no estoque, a organização, a chegada ao destino, tudo isso pode e deve ser melhorado. 

Com mais eficiência, a distribuição é mais rentável, mais satisfatória para os clientes que recebem suas compras no momento certo e para a manutenção da qualidade do serviço no geral.

Confira os 5 principais erros na logística para evitá-los 

Já deu para perceber que é essencial achar as falhas e evitá-las, certo? É dever do time e da liderança criar estratégias para contornar erros e evitar prejuízos na entrega. Pequenos erros podem gerar atrasos, produtos perdidos, clientes insatisfeitos e outras dores de cabeça.

Por isso, hoje você vai conhecer os 5 principais erros e como vencê-los:

1. Ter uma gestão inadequada do estoque

É do estoque que vem todos os produtos necessários para os fluxos empresariais, então uma gestão correta é essencial para que tudo vá bem. Para que a sua gestão seja eficiente, você precisa:

  • Manter um bom planejamento.
  • Controlar a movimentação dos insumos.
  • Realizar inventários.
  • Utilizar softwares de registro das informações.

É essencial contar com a tecnologia para tornar essa extração de dados mais eficiente, evitando que erros humanos gerem prejuízos. Esses são alguns gestores de estoque gratuitos: Zoho, Odoo e Square.

2. Ter os processos de logística de distribuição desorganizados 

A sua logística precisa ter procedimentos padrão, bem estabelecidos, expostos para os colaboradores para que eles sempre sigam o mesmo método que garante 100% de qualidade e eficiência.

A padronização dos processos para que ocorram sempre do mesmo modo é uma obrigação para o gestor, já que é inviável entregar resultados diferentes a diferentes clientes – um consumidor recebe a mercadoria no prazo, outro não, por exemplo. Esse tipo de erro prejudica a força da marca no mercado.

3. Falta de controle dos fretes 

Com a aceleração da tecnologia, o controle efetivo dos fretes pode e deve ser feito para trazer rapidez, aumentar o controle do gestor sobre a operação e a parte financeira, e automaticamente aumentar a qualidade da entrega.

Para isso, é preciso usar softwares especializados que permitam esse acompanhamento. Você pode utilizar uma planilha de registro, plugins de cálculo como o da UNO ERP, dados dos Correios, Melhor Envio e Cargo, por exemplo. 

4. Produtos embalados inadequadamente

As embalagens evitam avarias, que, caso ocorram, prejudicam tanto a empresa quanto a satisfação do cliente com o serviço. Em caso de trocas ou devoluções, o prejuízo cai sobre o emissor do produto. Por isso, estude a amarração de carga, forneça o melhor design da embalagem (pensando também na experiência do consumidor) e garanta a máxima proteção.

5. Não ter uma equipe treinada regularmente

É claro, tudo depende de uma equipe treinada para todas essas mudanças. O seu time deve ser capaz de realizar os processos de acordo com a padronização, cuidar bem dos insumos, gerir o estoque e saber ler os dados.

Por isso, ofereça sempre o treinamento e a capacitação para que o time saiba lidar com as tecnologias, manejar os processos com eficiência e garantir os ótimos resultados.

Gostou das nossas dicas? Nós temos muito mais para as distribuidoras! Confira:

Você deve ter percebido que todas as falhas estão ligadas à tecnologia, certo? 

Nessa altura do mercado moderno, é impossível crescer sem investir em softwares que tornem a distribuição mais assertiva, automatizem os processos e centralizem as informações. A tecnologia escolhida deve ser a adequada para a sua empresa. Por isso, é importante ter profissionais capacitados para te ajudar nessa etapa. 

Você não precisa ter mais dúvidas ou prejuízos! Nós guiamos a sua empresa na implementação da tecnologia necessária para melhorar a logística, o financeiro e as estratégias. A A.C.E. Consultoria quer transformar os resultados do seu negócio. Fale conosco!

Fale com um consultor

Leia também