Case Andrade Distribuidor

A Andrade Distribuidor nasceu há mais de 30 anos e, atualmente, figura em quarto lugar no ranking de maiores distribuidoras do Nordeste. Hoje, a empresa conta com mais de 1500 colaboradores e, vendo o seu crescimento cada vez mais explícito, constatou-se a necessidade de se criar um setor de Controladoria, o qual contava, até então, apenas com duas colaboradoras com a responsabilidade de controlar todos os custos do Grupo. Entretanto, a área se via muito nova, resultando num setor que atuava de maneira pouco eficaz, sobretudo em razão da pouca quantidade de processos implementados. Juntando todos esses pontos, surgiu a inconformidade dos diretores da Andrade Distribuidor, que enxergaram a necessidade de contratar a A.C.E. Consultoria para um projeto voltado à Estruturação da Controladoria

seta

Iniciativa

Pensando em como seria toda a resolução do projeto para que, ao final, a empresa saísse com todas as expectativas realizadas, a primeira etapa se iniciou em formato online, com o intuito de buscar um entendimento inicial de como funcionava o setor. A partir disso, entrevistas foram realizadas para a criação de uma árvore de processos, de forma que os consultores pudessem estar cientes de toda situação atual, notadamente indicadores, dificuldades e rotinas que a diretoria e a gerente possuíam. Todavia, foi percebida a necessidade de imergir cada vez mais na empresa e no setor. Desse modo, uma primeira viagem foi realizada pelos consultores e gerentes, totalizando 14 dias imersivos na terra Alagoana.

Chegando na Andrade Distribuidor, o projeto prosseguiu in loco e pensando em adentrar ainda mais na controladoria, os consultores realizaram três dias de entrevistas com todos os setores da empresa e os seus principais gestores e coordenadores, com o objetivo de entender em detalhes todos os gargalos, processos e interfaces que podiam ter com a área de Controladoria e, ainda, mapear, a partir da linguagem BPMN (Business Process Model and Notation), todos os processos atuais (AS IS) do setor. Além disso, durante a segunda ida à Arapiraca, os consultores, em conjunto com as colaboradoras da Controladoria, validaram todos os processos, periodicidade e responsáveis, a partir de um Plano de Controle Interno e de uma Matriz RACI, assim como novos relatórios, guias para execução e um nova maneira para conduzir o setor.

Resultados

Mesmo sendo um projeto altamente complexo, o time de consultores conseguiu trazer uma área totalmente estruturada, com novos processos e uma esperança em manter os custos da empresa cada vez menores e com direcionamentos cada vez mais estratégicos. A partir de toda construção, o resultado esperado foi além das expectativas do cliente: os consultores trouxeram 29 novos processos para a área, junto com 4 novos processos voltadas para a auditoria presencial nas filiais do Grupo Andrade, além de terem realizado um workshop para o repasse de todos os processos e de como funcionaria a Controladoria a partir de então, para que, com isso, todos os principais gestores ficassem cientes e vissem a necessidade e importância do referido setor para o grupo. Com isso, após a entrega, todos os feedbacks foram bastantes positivos, retratando em um NPS 10 para o projeto e em um case que ficará marcado para sempre na história da A.C.E. Consultoria.