Case Concrepoxi

A Concrepoxi, empresa que oferece soluções de infraestrutura e urbanização, como pavimentação, saneamento e habitação, procurou a A.C.E. Consultoria com o objetivo de padronizar e otimizar todo o seu setor de vendas e, desse modo, potencializar os seus resultados comerciais. Com a referida área estruturada, seria possível melhorar a gestão de relacionamento (CRM) nos projetos, garantir a previsibilidade nas vendas e tornar o processo comercial da empresa muito mais destrinchado e fluido.

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Iniciativa

Prezando pela constante comunicação e bom relacionamento com os clientes, a equipe de consultores da A.C.E. iniciou o projeto buscando entender e levantar informações sobre o funcionamento atual da área comercial da Concrepoxi, realizando diversas entrevistas com os colaboradores da área, além de co-construções e validações para que, dessa maneira, pudessem compreender quais critérios deveriam ser levantados e priorizados nas próximas etapas. Analisado tudo o que foi coletado e validado na etapa anterior, os consultores, então, realizaram uma listagem dos pontos de melhoria e gaps que encontraram nas reuniões de entendimento inicial e, a partir disso, começaram a idear e criar soluções para os problemas encontrados no comercial da empresa, dentre elas a estruturação do funil de vendas com as atividades a serem feitas de acordo com cada etapa do funil, a formatação de uma plataforma de CRM, tornando o processo comercial de muito mais fácil manuseio e gerenciamento, e a formulação de métricas e indicadores para a área.

Além disso, um plano de ação bastante elogiado pelos gestores da empresa foi o do entendimento da percepção do cliente por meio de feedbacks realizados após a entrega dos produtos da Concrepoxi. Dessa forma, foi adicionado no funil de vendas da empresa uma etapa de recolhimento quantitativo e qualitativo da percepção do público, possibilitando, nessa perspectiva, que a Concrepoxi, com o decorrer do tempo, tenha condições de gerar um banco de dados que irá viabilizar decisões estratégicas baseadas nos relatos recolhidos com os seus clientes. Ademais, se tornará possível a realização de um comparativo ano a ano da evolução do relacionamento e da qualidade dos produtos e serviços, propiciando a criação de planos de melhorias de acordo com o surgimento das necessidades.

Resultados

O resultado final do projeto foi um sucesso, tanto na qualidade das entregas, como no relacionamento com os clientes. A Concrepoxi conseguiu estruturar o seu funil de vendas e processo comercial em um framework de vendas, com todas as etapas destrinchadas e objetivos e atividades a serem cumpridos, além de tornar o gerenciamento de seus projetos e acompanhamento das etapas do pipeline muito mais padronizado e configurado a partir da ferramenta de CRM. O retrato de tudo isso foi um NPS 10 (satisfação máxima) para o projeto e uma fidelização que promete gerar muitos frutos, certamente.