A aceleração digital foi responsável por enormes mudanças no comportamento do consumidor. Sempre conectados à internet, visualizam a cada hora as mais variadas propagandas, acessam diversos sites e encontram inúmeros produtos. Diante de tanta exposição e concorrência, não é mais viável ter com o cliente apenas como um contato breve durante a compra, por isso, o mercado atual estabelece a importância da estratégia do pós-venda no intuito de criar um relacionamento mais duradouro com o consumidor, encantando e fidelizando. O foco é a satisfação do público, mostrando que a sua marca é útil e tem princípios semelhantes aos do cliente.

Conheça a importância do pós-venda

A estratégia do pós-venda tem o cliente como base. Após a compra ser finalizada, o trabalho da sua empresa não acaba, pois o relacionamento deve ser mantido para gerar novas oportunidades de negócio. Esse cuidado deve estar presente tanto no digital, como no presencial, e a sua empresa precisa prosseguir estudando para melhorar a experiência do consumidor após a compra. 

Na realidade, não pensar no pós-venda pode gerar problemas no futuro. O boca a boca é muito importante, e se tornou ainda mais quando pode tomar proporções gigantes no mundo digital. Uma má experiência, depoimento ruim ou feedback negativo podem danificar a reputação da sua empresa. É essencial cuidar de cada etapa para ter certeza que o cliente está satisfeito e fortalecer a sua marca. 

As vantagens de realizar o pós-venda

Além dos benefícios guiados para a satisfação do cliente, uma grande vantagem é que a realização do pós-venda torna o seu modelo de comunicação mais eficiente. É um pilar do Marketing de qualquer negócio, e também auxilia a guiar as estratégias anteriores e durante o período da venda, pois recolhe os feedbacks do cliente e estabelece os pontos de melhoria

Através do pós-venda, você vai entender onde é necessário um ajuste, o quanto o seu consumidor está satisfeito e se é necessário modificar processos, o que no futuro resultará em redução das reclamações, melhora na taxa de recompra e fidelização dos clientes. 

Esse feedback também valida processos e produtos, pois as avaliações dos consumidores vão possibilitar a identificação e resolução/correção de problemas. Quando o cliente fala bem da sua marca, ou seja, é um promotor do produto e indica gratuitamente aos outros por causa de uma experiência boa, significa o fortalecimento da sua empresa, aumento da credibilidade e boa reputação.

Estratégias para fidelizar clientes no pós-venda

Para formular uma boa estratégia de pós-venda, é importante ter um processo bem definido e um registro de dados eficiente. É necessário que os dados fiquem bem armazenados para serem visualizados, consultados e atualizados sempre que for preciso.

É importante informar que o seu negócio tem consciência que o processo de venda não acaba assim que a compra está finalizada. Vamos falar sobre algumas estratégias: 

Faça o follow-up

Uma estratégia que garante uma boa monitoração da jornada de compra, o follow-up é o contato frequente com o cliente para saber como foi a experiência com a sua empresa. É importante que esse contato seja feito de forma equilibrada, sem insistência.

Implemente um atendimento ágil

Não há como ganhar a lealdade e confiança do cliente se o atendimento não for bom. Os seus processos precisam ser melhorados continuamente para que o público esteja sempre satisfeito. Atrasos, demoras e retrabalhos podem ser grandes prejuízos. Nessa etapa, recomendamos dicas e ferramentas para a otimização dos processos

Crie programas de fidelização ou oferta exclusiva

Quando o consumidor se torna promotor da sua marca, dificilmente a concorrência ganha de você. Ofereça descontos, brindes, promoções ou até programas como acúmulo de pontos. Encantar e fidelizar é uma tarefa contínua, o seu consumidor precisa sentir os benefícios da sua marca.

Mensure/monitore os resultados

A avaliação precisa ocorrer o tempo todo, em todos os processos. Custa muito mais conquistar um cliente novo do que manter o que já está encantado, então é muito importante saber que os processos estão correndo bem, garantindo o relacionamento com o público. Estamos na era da internet de dados, onde todas as informações são importantes.

Para conseguir saber se o feedback é positivo, recomendamos os nossos artigos sobre como mensurar a satisfação dos clientes e a Pesquisa de Imagem e Satisfação. Esses dois materiais vão te indicar ferramentas para manter as avaliações contínuas. 

É importante verificar quais estratégias são adequadas para o seu produto/nicho. Para fazer essa averiguação, realize o trabalho com uma consultoria especializada e defina a comunicação de pós-venda ideal para a sua empresa. É a melhor forma de criar estratégias personalizadas que vão otimizar muito o pós-venda. 

A A.C.E. tem uma equipe especializada de profissionais qualificados que também prestam serviços agregadores da jornada do seu cliente, voltados para Marketing e Vendas e Experiência. Conte com a A.C.E. Consultoria para otimizar os resultados da sua empresa cuidando do pós-venda! Fale conosco.

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