É possível unir a tecnologia às pessoas?
Entenda agora o que é o marketing 4.0
Vivemos em uma realidade em que estamos cercado pela tecnologia em todos os lados e âmbitos da nossa vida. Utilizamos ela para nos comunicar, criar relações, trabalhar, entre diversas outras coisas.
Pense nas últimas compras que você fez e em quantas vezes você utilizou a tecnologia na jornada de compra. Seja pesquisando sobre o produto na internet, consultando opiniões dos consumidores, verificando avaliações ou até mesmo realizando essa compra de modo online. Difícil saber o número exato, certo?
Esse é o mundo do Marketing 4.0. O mundo está cada vez mais conectado e tecnológico. E se os consumidores estão vivendo digitalmente as empresas precisam adaptar suas estratégias para estar onde esses consumidores estão e continuar gerando uma boa experiência.
Na era do Marketing 4.0 o foco no cliente transformou-se no novo lema para definição de estratégias de marketing, e a era digital acelerou essa aproximação. Afinal, é mais difícil vender algo se você concorre com milhares outros vendedores e tem apenas alguns segundos para capturar a atenção de quem você deseja. Cada segundo é precioso, e em um relacionamento, a proximidade é um diferencial. O cliente com certeza lembrará e voltará ao lugar em que ele se sentiu confortável e teve uma boa experiência.
O que é o Marketing 4.0?
O conceito e definição do Marketing 4.0 foi elaborado pelo teórico Philip Kotler, um dos nomes mais importantes e referência do marketing digital. Conhecido como o “Pai do Marketing”, em entrevista ao Mundo do Marketing, Kotler fala que:
“O Marketing 4.0 trata da revolução digital. As empresas continuarão a fazer marketing tradicional, centrado na TV e na mídia impressa, mas o marketing digital (mídias sociais, mobile e internet) aumentará. As empresas precisam saber como misturar e conectar seu marketing tradicional e seu marketing digital”.
A abordagem do marketing 4.0 consiste em se adaptar às mudanças de hábitos que vieram com a era digital sem perder o bom relacionamento e experiência. Com novas tecnologias e novos comportamentos dos consumidores são necessárias também novas abordagens de Marketing.
Como disse Kotler, as empresas precisam encontrar uma forma de mesclar o tradicional com o digital, sem perder a conexão humana, o sentimentalismo que cria uma fidelização, a lealdade dos clientes
Como aplicar o Marketing 4.0 na prática?
Se você chegou até aqui, já sabe os benefícios do Marketing 4.0, sua definição e as possibilidades que ele pode te proporcionar. Chegou a hora de saber como colocar na prática:
- Advogados da marca
Kotler propõe o modelo dos 5A’s: Assimilação, Atração, Arguição, Ação e Apologia. Segundo o autor, o consumidor é constantemente influenciado pela comunidade, principalmente pela internet. Assim esse modelo descreve a jornada do consumidor na era da conectividade.
Segundo dados da SocialChorus, 95% dos millennials disseram que amigos são a fonte mais confiável de informações sobre produtos. No final, o maior sinal de fidelidade do cliente não é mais a recompra, é defender a marca (apologia) e promovê-la.
- Trabalhe com personas
Personas são personagens fictícios com as características mais relevantes do público que você deseja atingir, baseadas em comportamentos, dados demográficos e sociais, desejos e dores do seu cliente.
No marketing 4.0, a ideia é atrair pessoas que realmente têm potencial de consumo do seu produto. Então criar buyer personas, possibilita direcionar a estratégia, conteúdos e campanhas para os consumidores certos, aumentando as chances de convertê-los em clientes.
- Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é a produção e compartilhamento de conteúdos de qualidade e valor. Essa é uma excelente estratégia para despertar a atenção do público e mostrar que sua marca tem conhecimento no que faz.
Entretanto, é necessário conhecer as dores dos seus clientes. Através da criação de buyer personas e desenvolvimento de conteúdos para todas as etapas do funil de vendas, sua marca poderá proporcionar uma experiência personalizada ao consumidor.
- Monitore resultados
Mais importante que coletar dados é analisá-los. Através dos dados, você saberá se o seu produto foi bem aceito no mercado, quais ações de marketing funcionam melhor e quais erros ocorreram. As métricas avaliam o engajamento, alcance e taxas de conversão obtidas através das redes. As pesquisas de imagem e satisfação dizem como o público está aceitando seu produto e sua marca. O relatório da Kantar Media aponta que:
“Cabe às marcas e influenciadores coletá-los e usá-los com sabedoria para refinar a pesquisa de mercado, o desenvolvimento de novos produtos ou apenas para medir a satisfação do consumidor”.
- Experiência multicanal
É aqui onde o tradicional se mistura com o digital. Seus clientes possuem diversas redes sociais, por isso sua empresa precisa ter presença em diversos canais. O consumidor deve conseguir encontrar produtos/serviços de forma rápida e fácil, atrelado a conteúdos relevantes e explicativos. É a experiência multicanal ou omnichannel. As buyer personas te dirão quais plataformas o seu público mais frequenta e então você investirá nelas.
- Integre online com offline
Encontre formas do consumidor transitar do online para o offline e vice-versa, sem que ele perceba a transição. Uma das ideias mais comuns é a produção de eventos. Se uma marca promove um evento em um determinado local e usa as redes sociais para divulgar e atrair mais pessoas para o evento, então a transição foi feita com sucesso.
Aliar a ideia com o marketing, criando sorteios, brindes, descontos para quem acessar a rede social e divulgar ainda mais o evento, entre outras ideias, poderá gerar uma promoção e até fidelização dos clientes.
- Relações horizontais
Hoje, empresas e clientes trabalham lado a lado, interagindo, trocando informações e experiências e difundindo conteúdos. A marca precisa ser honesta sobre o que pretende oferecer de valor ao mundo e autêntica. Autenticidade e estratégia são uma dupla inseparável.
De acordo com uma pesquisa da Stackla, 86% dos consumidores afirmam que o fator autenticidade é importante para decidir de quais marcas eles gostam e apoiam.
O Marketing 4.0 chegou para firmar a necessidade de aproximação das marcas com quem consome seus produtos/serviços, um modelo que casa com as culturas de Customer Experience, Customer Success e Customer Centricity, culturas amplamente estudadas e comentadas atualmente.
Aqui o foco está na conexão com pessoas, nas experiências, na opinião do público e na conquista da lealdade. A disputa não é mais pelo poder de compra, nem pela mente, mas sim pelo coração, lembrança, sentimento e confiança do cliente. A revolução digital está batendo na porta da sua empresa, cabe a você deixá-la entrar.
O foco da A.C.E. Consultoria está nas pessoas e em proporcionar a melhor experiência, de ponta a ponta, da ideia à gestão do negócio e resultados consistentes.
Quer saber como aplicar essas metodologias na sua empresa? Entre em contato conosco e agende seu diagnóstico gratuito!
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