A nova era corporativa é feita por empresas que tomam as suas decisões baseadas em dados concretos. Sem essas informações, erros graves podem ser cometidos, estragando o processo a ponto de resultar em muitos prejuízos e até falências.

Para conseguir reter os dados que irão te ajudar a tomar decisões de forma assertiva e embasada, você deve começar por uma Pesquisa de Mercado. Essa poderosa ferramenta de análise será a solução para os seus problemas. Siga a leitura e confira o nosso checklist para uma Pesquisa de Mercado eficiente!

A importância da pesquisa de mercado

Afinal, o que é uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é um instrumento usado para compreensão da realidade do mercado no intuito de aumentar a eficiência das ações tomadas pelo gestor em relação ao seu próprio empreendimento.

Com base nesses dados, o gestor poderá tomar decisões mais seguras, realmente embasadas. As informações podem ser sobre os seus concorrentes, a economia, os hábitos de consumo dos clientes, ou mais, seja de forma primária (realizada pela própria empresa) ou secundária (realizada por uma empresa contratada).

Só pela sua definição é possível perceber parte de sua importância. A pesquisa de mercado é uma ferramenta necessária para qualquer empreendedor que quer minimizar riscos, entender demandas do mercado, se adequar ao que querem os seus clientes, identificar oportunidades e mais.

A pesquisa de mercado pode inclusive servir como base para a criação de novas campanhas de marketing, aumentando as vendas ao conhecer de forma antecipada e profunda os reais interesses do consumidor. 

Se quiser saber mais dessas vantagens, confira o nosso artigo sobre os benefícios da Pesquisa de Mercado

Como criar uma pesquisa de mercado eficiente;

Em uma pesquisa de mercado, é possível captar respostas de forma online e offline. Se preferir online, o indicado é fazer uso de formulários e enquetes para a coleta de dados. Há ferramentas gratuitas que podem ser usadas, como o Google Forms, ou os próprios insights das redes sociais. 

Agora vamos aos pontos que auxiliam na criação de uma pesquisa de mercado eficiente: 

  • Definir o público-alvo

Comece definindo o seu mercado-alvo para só então começar o seu estudo. A empresa deve conhecer o seu público para só depois poder continuar a condução da Pesquisa de Mercado. É dos clientes que saem a maior parte dos dados importantes. Após montar o perfil do seu consumidor, monte o questionário para eles com perguntas objetivas e simples.

  • Definir média de preço que o mercado tende a gastar no seu nicho

A precificação pode ser um enorme obstáculo para empreendedores. Por isso, a sua pesquisa de mercado também deve conter dados para te guiar nessa etapa. Saiba quanto normalmente os seus clientes gastam e o quanto pretendem gastar, bem como os fatores que fazem um ou outro concorrente cobrar menos ou mais do que você.

  • Conhecer as necessidades do mercado e do seu público-alvo

Conheça bem as possíveis lacunas do seu mercado. Necessidades do seu público, inovações internacionais que ainda não foram inauguradas nacionalmente, possíveis faltas a serem preenchidas… São todas grandes oportunidades. Essas informações te ajudarão a saber como operar no mercado.

Se você ainda está com dúvida no passo a passo geral de como fazer uma pesquisa de mercado, confira aqui o nosso artigo. Vamos te explicar toda a estrutura inicial da pesquisa! 

Perguntas essenciais para inserir na pesquisa

Nós te demos algumas dicas iniciais para lidar com a pesquisa de mercado, mas agora vamos partir para um checklist das perguntas que devem ser o seu foco numa pesquisa de sucesso:

  1. Por que os seus clientes escolhem a sua empresa?

Essa é uma pesquisa sobre a percepção que os consumidores têm em relação a sua marca. Quais qualidades e diferenciais existem? Quais características fazem os seus clientes optarem pelo seu produto? É essencial saber o que o público pensa, qual imagem têm sobre a marca, como ela está posicionada no setor.

  1. O que os seus clientes buscam e o que tentam evitar?

Essa pergunta oferece uma perspectiva tão valiosa que pode mudar completamente o seu Marketing caso ele não se encaixe no que os seus clientes buscam. Ela irá moldar suas práticas e estratégia. Afinal, você quer atrair o seu cliente desde o primeiro segundo, então é essencial saber o que eles querem e o que eles rejeitam.

  1. Quais são os seus concorrentes diretos e indiretos?

Essa é uma das perguntas mais importantes na hora de fazer uma pesquisa de mercado – afinal, o seu mercado é completamente composto pelos concorrentes, sejam eles diretos (com produtos iguais aos seus) ou indiretos (produtos diferentes dos seus, mas que satisfazem a mesma necessidade do cliente).

  1. Como você deve precificar o seu serviço?

Como falamos antes, os dados da sua pesquisa são essenciais para a precificação. Esse valor de fato pode determinar se o seu cliente vai ou não comprar o seu produto, o que não significa que você deve abaixar demais esse número e acabar ficando no prejuízo. Analise bem quais preços o seu mercado faz (e por qual motivo) antes de definir o valor.

  1. Quais feedbacks você recebe dos seus clientes atuais?

O seu consumidor irá indicar a sua empresa? O que ele mudaria nela? Ele está fidelizado ao fim do serviço? Essas perguntas irão guiar a otimização dos seus processos em prol de melhor satisfazer o público. Sempre fique atento aos feedbacks dos seus clientes.

Gostou das nossas dicas? Esperamos ter aprofundado a sua pesquisa de mercado para que ela se torne mais e mais eficiente. Essa prática deve ser constante no seu negócio. E, se precisar, pode contar sempre com a nossa ajuda! A A.C.E Consultoria oferece profissionais qualificados para auxiliar diretamente na aplicação desse método, proporcionando os melhores resultados para a sua organização.

Fale com um consultor

Leia também