Você já deve ter ouvido o termo “inteligência artificial” diversas vezes. Apesar de ser um conceito antigo, criado por volta de 1950, ainda parece distante para muitas pessoas. 

Na realidade, a IA está bem presente! Ela pode e deve ser usada no meio empresarial para alavancar vendas e ajudar o dia a dia dos empreendedores. Só uma tecnologia tão precisa traz assertividade para os processos corporativos.

Para saber como usar essa tecnologia ao seu favor, é só seguir com a leitura!

O que é inteligência artificial?

Inteligência Artificial, conhecida também como IA (ou AI, do inglês Artificial Intelligence), é o desenvolvimento de tecnologias capazes de simular a mente humana. 

Esse conceito é muito difundido, mas ainda não foi popularizado e explorando tanto quanto deveria. Recentemente, a IA tomou o mercado e as empresas por causa da sua capacidade de tornar o negócio muito mais estratégico e competitivo.

Não é a IA em si que irá auxiliar as suas vendas, mas sim alguns dos seus princípios e dispositivos que podem ser usados para prospecção. Estar atualizado quanto a esses dispositivos não é mais um diferencial, mas sim necessidade para crescer.

Na prática, a IA está no seu dia a dia: é o reconhecimento facial de fotos no Facebook ou do seu celular, a Siri, a Alexa, o Google Reverse Image Search e outros.

Entenda a inteligência artificial para vendas

A todo momento, o mercado trabalha em alternativas para que a tecnologia impulsione o seu funcionamento. Seja na indústria,  Marketing, Gastronomia e nas mais variadas formas de comércio, a Inteligência Artificial ajuda em algum nível. Ela pode ser evolutiva (que aprende) ou automatizada (que segue regras pré-dispostas). 

Para as vendas, a IA não é novidade. Desde de 2015, um estudo realizado pela McKinsey (empresa de consultoria empresarial americana) afirma que essa área ganha inúmeras vantagens com a Inteligência Artificial.

Com ela, a gente consegue reter diversos benefícios, entre eles: organizar processos, aumentar a produtividade e, como consequência, alavancar resultados. Essa é a tão famosa automatização, que torna qualquer negócio mais competitivo e forte no mercado.

Como a inteligência artificial pode aumentar as vendas do seu negócio?

É claro, não é só implementar uma nova tecnologia que as suas vendas irão aumentar! É preciso muito planejamento e estratégia. Confira como, na prática, a IA irá mudar o seu negócio:

Melhora a qualificação dos leads

Uma das maiores vantagens para as vendas é a assertiva qualificação de leads que a Inteligência Artificial trouxe. Ela é capaz de filtrar informações muito valiosas sobre os seus possíveis clientes e facilitar o atendimento e a própria venda. As ferramentas são variadas, como:

Lead scoring aliado ao Machine Learning – Sistema de pontuação para priorização de leads. Com o Machine Learning, ele aprende quais clientes de fato estão fechando as compras.

Otimização de chatbots – Diminui o trabalho manual do atendimento humano.

Dialogflow – É um site para criar chatbots em muito menos tempo.

Watson – Da IBM Cloud, ajuda empresas a organizarem o seu próprio ciclo de IA em cloud e a alcançar mais dados.

Jumper – Líder em comunicação omnichannel para comércios.

E várias outras capazes de impulsionar os fluxos diários da empresa, inclusive o seu marketing. Entenda como os dados impulsionam a publicidade da sua empresa aqui.

Aumenta a produtividade das equipes de venda e interno

Com essas ferramentas citadas acima e muitas outras, o trabalho manual do time, mais cansativo e sujeito a falhas, será redirecionado. As equipes focarão no que requer assistência humana, otimizando o tempo e guardando energia para a parte estratégica.

Além disso, as ferramentas de fato melhoram todo o processo. Os dados trazidos são mais assertivos, o serviço ao cliente fica melhor filtrado, bem direcionado e menos sujeito a falhas. A prospecção é completamente otimizada e, com leads mais qualificados e satisfeitos, todo o time verá as vendas aumentando.

Tomada de decisões mais assertivas

Com dados mais assertivos, as decisões se tornam mais assertivas e bem baseadas.

A partir do machine learning, a sua empresa estará sempre evoluindo na busca por informações. O follow up (acompanhamento do lead para que avance na compra) será programado e otimizado ao longo do tempo.

Os gestores e os próprios vendedores terão uma tomada de decisões melhorada, afinal, será mais fácil contatar o cliente no tempo ideal, sem incômodos.

Melhora a gestão de indicadores 

A gestão com base em dados só contribui para o benefício da empresa. Anos atrás, os dados não eram tão fáceis nem tão comuns, mas, hoje em dia, a empresa que não analisa essas informações fica para trás – e falhas não podem ocorrer.

Com a IA, você não precisa mais de uma extensa pesquisa de mercado manual, pois a Inteligência Artificial filtra, cruza e analisa dados para você.

Entenda como uma estratégia baseada em dados pode impulsionar as suas vendas! Clique aqui.

Auxilia no planejamento estratégico

Com tantos dados bons e fluxos otimizados, é claro que as suas estratégias serão muito melhores! A IA te entrega um conjunto de informações analisadas que facilitarão o planejamento das atividades. Sobra tempo para elaborar boas estratégias!

Hoje em dia, atualizar não é mais um diferencial, e sim, necessário. Para que complicar a vida da sua equipe e da liderança ficando para trás no uso das tecnologias? Elas facilitam o dia a dia e tiram um grande peso nas costas de todos, além de evitar erros e prejuízos.

É claro, para garantir o encantamento e a fidelidade do cliente, é preciso investir bem. A A.C.E. tem profissionais capacitados e especializados em inovação para te guiar nesse processo! Conte conosco e mude a história da sua empresa.

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