O mundo atual é bem diferente do que conhecíamos. Temos vidas cada vez mais aceleradas e conectadas, com mercados que podem ser voláteis e incertos. 

Para que empreendedores invistam nesse ambiente, é essencial que, primeiro, conheçam as suas características. Hoje vamos falar sobre a sigla VUCA! 

O que é a sigla VUCA?

O Mundo VUCA é um conceito que resume a atualidade, dando um norte para entendermos melhor o cenário. A sigla em inglês significa, na tradução livre: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). 

O conceito não é novo, e, apesar de muito útil, não é tão conhecido entre as empresas. Descreve a velocidade, instabilidade e complexidade com a qual as mudanças ocorrem atualmente

A denominação VUCA nasceu na década de 1990, no cenário mundial pós-Guerra Fria, quando o exército norte-americano utilizava a sigla para descrever o ambiente. Mas, mesmo após a virada do milênio, o mundo moderno continuou se mostrando instável e o conceito se manteve. 

A interferência da sigla VUCA no mundo empresarial

Saber quais são as características do mundo VUCA nos ajuda na preparação para enfrentar o cenário. O ambiente empresarial pode ser bem agressivo e desafiador, e o termo VUCA se relaciona com essa rapidez e os imprevistos. 

Cada uma das letras da sigla descreve uma parte do cenário do mercado:

Volatilidade – Nada é permanente. Mudanças ocorrem a uma grande velocidade e geram impactos, tanto no mercado e na tecnologia, quanto no comportamento dos consumidores. Essa volatilidade faz com que os gestores sejam desafiados, surpreendidos e precisem inovar; 

Incerteza – O mercado é incerto, vai sempre mudar e precisamos acompanhar essa mudança. Planejar, estudar e preparar a sua empresa para os mais diversos cenários é cada vez mais necessário, para  evitar altos custos com prejuízos;

Complexidade – Com a globalização e a alta conectividade do digital, temos cada vez mais variáveis e fatores que influenciam nas mudanças. As culturas conversam, o mercado internacional nos influencia, e devemos buscar conhecimento para definir as estratégias;

Ambiguidade – Quando estudamos os diversos fatores, podemos interpretar os possíveis futuros de diversas formas. O planejamento precisa englobar várias possibilidades e a sua empresa precisa estar bem preparada.

Práticas que as empresas podem adotar

Para sobreviver, as organizações precisam dar respostas na velocidade com a qual são atingidas pelas transformações do mercado. Para isso, indicamos práticas importantes:

Atenção às mudanças – Esteja atualizado, fique por dentro das tendências do mercado, como inovações tecnológicas, mudanças econômicas, etc. Acompanhe jornais, revistas e fontes importantes para o seu setor

São exemplos:

Novos hábitos pós-crise

Modelos de negócios digitais

O planejamento – Diante da incerteza e dos cenários diversos, é muito importante planejar. Analise o cenário e crie respostas e estratégias que a sua empresa tomará diante das diversas ameaças.

Para te ajudar, leia mais:

Planejamento financeiro

Plano de Marketing

Agilidade – Crie estratégias que possam ser implementadas com certa velocidade e com a constante observação dos resultados. Crie metas ousadas, mas atingíveis, e use metodologias ágeis para chegar ao objetivo.

A capacitação constante da equipe e dos gestores – A sua equipe precisa estar treinada e preparada para as inovações tecnológicas. Os colaboradores devem manter o ambiente produtivo e a agilidade nos processos, para que as respostas sejam rápidas. 

É preciso investir na qualificação das equipes, para que estejam por dentro de todos os planejamentos. O gestor também deve estar sempre estudando e passando esses conhecimentos, planos e insights, por meio de reuniões.

Ter resiliência e capacidade de adaptação – Resiliência e adaptação são qualidades essenciais para o mundo VUCA, pois as empresas precisam se recuperar dos desafios, inovar e ter flexibilidade para agradar os clientes.  

O mundo VUCA não pode ser dissociado de uma gestão baseada em riscos. Empreender é saber que incertezas virão, mas precisamos ter preparo para caminhar no cenário instável. 

As condições do mercado vão sempre mudar e os empreendedores precisam evoluir e se preparar. Para se manter no caminho da inovação, você precisa de grandes especialistas ao seu lado. Conheça as nossas soluções! A A.C.E. Consultoria quer transformar os resultados do seu negócio. 

Fale conosco!

Fale com um consultor

Leia também