Melhorar a eficiência da sua equipe é melhorar os resultados do seu negócio. Há várias tendências de mercado que surgiram em 2021, e todas requerem um verdadeiro engajamento e capacitação dos profissionais do seu negócio para uma transformação empresarial.

Calma! Parece complexo e trabalhoso, mas na realidade não é. Você só precisa de informações para um planejamento concreto ao implantar uma cultura de engajamento. É por isso que hoje vamos te indicar os cinco hábitos para aumentar a eficiência da sua equipe. Mas antes, vamos aos benefícios!

Uma equipe engajada traz eficiência

Parece que os benefícios de uma equipe eficiente são óbvios, mas é interessante refletir sobre alguns deles para entender o cenário que precisa ser cultivado dentro da empresa e definir objetivos antes de implementar as melhorias.

Profissionais que vestem a camisa da empresa são mais eficientes

Quando a sua equipe está feliz com o ambiente empresarial, irá vestir a camisa da sua empresa. Isso significa que o serviço e o produto serão entregues com muito mais eficiência ao seu cliente, pois funcionários satisfeitos farão tudo com mais dedicação. Você só tem a ganhar.

As bonificações geram eficiência, que gera aumento da produtividade

Bonificações, prêmios, metas… Quando a equipe vê um objetivo a ser cumprido que trará benefícios, se sentirá mais motivada a correr atrás do necessário para atingir a meta. Se, por exemplo, você trouxe a necessidade de ter 20 clientes inteiramente satisfeitos por dia e há bons incentivos para a sua equipe, todo mundo sai ganhando: o cliente bem atendido, o profissional que bateu a meta e ganhou o prêmio e a reputação otimizada da sua empresa.

A eficiência gera redução de custos indevidos

Profissionais mais felizes são também mais atentos, alimentam uma melhor comunicação entre departamentos e, por isso, evitam falhas e custos indevidos. Eles se importam com a saúde da empresa.

Já deu para perceber que é um ciclo, certo? Incentivos aos funcionários, aumento da produtividade e da satisfação dos clientes, redução de custos, aumento da saúde da empresa, mais incentivos… Muito mais simples do que pensamos, mas é de fato necessária a dedicação por parte dos gestores. 

Alguns passos para aumentar a eficiência da equipe

O foco na inovação

A gestão de inovação também precisa ocorrer nos departamentos internos da empresa: novas formas de aumentar a produtividade dos seus colaboradores são necessárias, pois são espelhos das mudanças do mercado mais competitivo. Então busque sempre novidades para engajar a equipe, novos conceitos que são tendência entre gestores e informações assertivas para aplicar nas estratégias do seu negócio.

Você conhece o termo “Employee Experience (Experiência do Funcionário)”?

No nosso artigo sobre o conceito, citamos a frase de Richard Branson (Virgin Group) que sintetiza muito bem a importância desse conceito: “Cuide dos seus funcionários e eles cuidarão do seu negócio”. Nunca esquecemos o quão importante é uma cultura Centrada no Cliente e que busca o seu sucesso, mas precisamos relembrar o quanto essa cultura depende de funcionários engajados, dedicados e felizes.

É necessário ter empatia, prezar pela saúde física e mental dos funcionários e disponibilizar meios para que possam crescer dentro da empresa, tanto na facilitação de acesso aos recursos necessários para trabalhar, quanto na capacitação e plano de carreira. É interessante também adotar uma cultura de pertencimento, ou seja, missão, visão e valores que os funcionários possam admirar e engajar. A rotatividade de funcionários é péssima para qualquer empresa, enquanto a retenção de colaboradores talentosos é um grande ganho. 

Já ouviu falar em gamificação? 

É o uso de dinâmicas de jogos para engajar a equipe, incentivar a resolução de problemas, a capacitação, a comunicação, o aprendizado e a motivação. Parece simples, mas os benefícios são inúmeros. Também faz parte da gamificação, como falamos antes, definir metas e bonificações, estabelecendo uma competitividade saudável entre as equipes. 

Aproveite o tempo e potencial dos seus funcionários

Metas inalcançáveis e reuniões desnecessárias só atrapalham o fluxo do trabalho. Verifique sempre se aquela meta é realmente possível e necessária, e se a reunião não poderia ser resumida em um e-mail. É necessário aproveitar ao máximo a eficiência da sua equipe. Coloque os profissionais nos departamentos em que seus potenciais possam ser de fato aproveitados, fique de olho nos talentos e promova quem merece.

Possibilite a capacitação dos funcionários

Planos de carreira, treinamentos e palestras motivadoras são algumas das ferramentas de capacitação dos seus funcionários. É necessário que eles estejam preparados para aproveitar as novidades do mercado. Não se esqueça: a cultura da inovação depende de uma boa interpretação dos dados, uso das tecnologias e criação de estratégias, e para isso você precisa da alta capacidade da equipe responsável.

Gostou das dicas? Funcionários engajados são essenciais para qualquer empresa. Nós podemos te ajudar a aumentar a eficiência da sua equipe e trazer resultados de alto impacto com a otimização da sua gestão. Fale com um especialista

Fale com um consultor

Leia também