Você já se deparou com a dificuldade de criar estratégias funcionais mesmo com as mudanças ao longo do ano?

Se a resposta foi sim, a gente avisa que é possível vencer a sazonalidade e criar um planejamento que se adapte e consiga manter ótimos resultados, caso tenha mudanças nas vendas. Hoje nós vamos falar sobre como criar estratégias baseadas na sazonalidade. Boa leitura!

O que é sazonalidade no marketing?

A sazonalidade é diretamente sentida por quem trabalha com vendas e publicidade. Em determinadas épocas, o comportamento do consumidor muda bastante, afetando as demandas e a forma com a qual a empresa tem que trabalhar e construir as suas campanhas.

Cada época é uma chamada totalmente diferente para o consumidor.

Isso acontece por causa das diferenças entre estações do ano ou datas comemorativas, por exemplo: uma loja de roupas passa a vender mais no Natal, enquanto uma sorveteria consegue aumentar muito as suas vendas no verão, mas decai no inverno. 

Entenda a importância da sazonalidade para vendas

A sazonalidade é a demanda característica daquela época ou momento específico. Por isso, é normal que empresas foquem nesses momentos onde a oportunidade de venda é maior e precisam elaborar estratégias que lidem com a sazonalidade.

Ou seja: lidar bem com a sazonalidade é a estratégia ideal para que as suas vendas alcancem bons patamares. Os clientes estarão predispostos à compra e os resultados serão positivos com mais facilidade, melhorando um ano inteiro de vendas e resultando em bons investimentos.

Como utilizar a sazonalidade na estratégia de vendas do seu negócio?

Chegou a hora das dicas práticas. Afinal, como é possível criar uma estratégia de vendas baseada na sazonalidade para aproveitar todas essas vantagens? Alguns passos importantes:

  1. Definir as datas do ano e planejar

É preciso que você analise o histórico da sua empresa e entenda quais datas de fato afetam as vendas. Entenda quais épocas fazem sentido no seu nicho para que o seu planejamento (de Marketing, de vendas, de estoque e muitos outros) possa ser por cima dessa informação.

Recomendamos que esse planejamento seja construído no início do ano ou no final do ano anterior. Todos os diferentes planejamentos devem estar bem alinhados e com um cronograma completo.

  1. Definir a mensagem principal

Agora que você tem uma base para iniciar o seu planejamento, é hora de definir a mensagem que será transmitida pela sua campanha de Marketing. 

Entenda qual solução os seus clientes esperam da sua empresa nessa altura do ano em questão (de acordo com a sazonalidade). Com uma equipe especializada em Marketing, defina também a linguagem ideal para a época, o storytelling, os canais de veiculação, se haverão descontos e mais.

Todos esses fatores também dependem da persona do seu cliente. Saiba como entender a sua buyer persona aqui e aproveite para construir o seu plano de Marketing.

  1. Treinar o time de vendas

Com base na análise sobre o histórico de vendas, treine e capacite a equipe de vendas para as épocas específicas. Tanto para os momentos de vendas altas quanto os de vendas baixas, pois eles requerem diferentes estratégias.

Treine com base nas estratégias do Marketing, no cronograma construído e no histórico de vendas que você já analisou. Os vendedores devem estar preparados para as diferenças ao longo do ano.

  1. Analisar resultados de desempenho 

Definir um planejamento tão cedo é muito importante para iniciar o ano, mas, como falamos anteriormente, ele precisa ser adaptável. Jamais faça um cronograma imutável, pois esse tipo de estratégia não combina com a velocidade do mercado atual.

Então, defina os indicadores de desempenho ideais para que o planejamento possa ser acompanhado e corrigido quando necessário. É claro, permaneça mensurando a satisfação dos clientes para saber se estão felizes com os resultados.

  1. Acompanhar os assuntos mais populares do momento 

Já que o seu planejamento é adaptável, nada melhor do que acompanhar as mudanças no ano para observar as novidades. Fique de olho nas tendências e descubra se é possível inseri-las nas suas estratégias.

Assim, você garante uma experiência mais personalizada e atrativa para o seu consumidor, facilitando a jornada até a fidelização. 

É claro, você precisa de ajuda especializada para que todas as suas estratégias estejam bem harmonizadas. Nós temos um time capacitado em Marketing e Vendas que vai alavancar os seus resultados sazonais. Fale conosco!

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