O mercado atual é imprevisível, e por isso toda empresa precisa ter um conjunto de princípios para guiar a equipe e os gestores na hora das decisões. O modelo de negócios é uma ferramenta linear que vai te ajudar a se encaixar no setor, manter a competitividade e inovar enquanto segue os princípios básicos da sua empresa. Para que o modelo de negócios seja tão ajustado e benéfico, é preciso que ele seja o ideal

 Um modelo de negócio aliado à inovação: o ideal a ser seguido

Nós sempre falamos da importância da inovação, mas é preciso ter cuidado com a linha muito tênue entre a ousadia, a valorização da mudança e a perda das reais visões e missões da sua empresa, da essência que faz o cliente preferir o seu produto. Não precisa ter medo! Esse equilíbrio é mais fácil do que parece quando você tem dados e pesquisas que te ajudam. 

Bonazzi e Zilber, dois pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie estudam sobre gestão de negócios, e falam que a inovação é “uma variável dependente da configuração interna da empresa”. Não há como inovar sem que a sua empresa esteja organizada internamente, até porque a inovação não é algo isolado, mas uma cultura empresarial. 

O que são modelos de negócios?

O modelo de negócios é justamente essa forma que vai manter a sua equipe coesa e articulada enquanto inova e toma decisões ousadas. É a coluna que confere solidez para a sua empresa. O Alexander Osterwalder, criador do Business Model Canvas, define bem: 

“Um modelo de negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização”

Como falamos nesse artigo, a ferramenta Modelo de Negócios está ligada a entrega de valor ao público, ou seja, o modelo de como a sua empresa faz negócio, por exemplo: os modelos de negócios digitais, as franquias, como a Cacau Show ou a Subway, os produtos por assinatura como a HBO e Netflix, ou Freemium como o Spotify, e vários outros modelos. 

Se quiser saber mais opções de modelos, o Wellinton Oliveira elencou 31 opções para você. 

Como definir o meu modelo de negócios ideal?

Finalmente, as dicas são:

1. Pesquise

Todas as informações sobre a sua empresa precisam ser baseadas em dados. Faça uma Pesquisa de Mercado, avalie os seus clientes e mapeie os seus processos. São os primeiros passos, pois um modelo de negócios diz como as partes da sua empresa vão interagir entre si para gerar valor para o cliente. 

2. Questione, entenda e responda

O que você oferece ao cliente?

Quem é o seu público?

O seu produto é único?

Quais são as suas diferenciações? 

Qual é o seu mercado?

Quais são os possíveis investidores, fornecedores e parceiros?

Como a sua empresa vai funcionar?

Quais são os recursos necessários?

Como você vai cobrar?

Qual é a melhor estratégia financeira?

Qual é o seu propósito?

Como vai ocorrer a sua comunicação com o cliente?

3. Modelos de negócios são enxutos

São muitas perguntas, mas calma! Para que fique mais fácil e enxuto, você pode construir o modelo de negócios utilizando a moldura do Business Model Canvas para a sua empresa. Se quiser saber como, é só clicar aqui. É uma forma visual, completa e acessível de entender o seu empreendimento e deixar disponível para que a equipe inteira possa entender também. Basicamente, o Alexander Osterwalder, criador do BMC, resumiu o que vários pesquisadores só conseguiam explicar em muitas e muitas páginas. 

Quer uma pesquisa aprofundada e assertiva para definir o seu modelo de negócios ideal? Conte com a nossa equipe! Sabemos que o modelo de negócios é um grande definidor do funcionamento da sua empresa, por isso temos profissionais especializados para garantir resultados excelentes e uma alta competitividade para o seu negócio. Fale com um especialista da A.C.E. Consultoria!

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