Antes de adentrar no tema, é importante saber o que é uma franquia e por quê utilizar desse modelo de negócios.
Uma franquia, ou franchising, é “um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (o franqueador) a um investidor (o franqueado)”, visando replicar o negócio, marca, serviço ou conceito original em uma diferente localização. Um dos grandes exemplos em franchising é a McDonald’s, que no início era gerada por dois irmãos que não queriam abrir uma nova unidade, mas também não queriam vender a empresa, até um vendedor apresentar uma oferta para copiar o modelo de negócio dos irmãos e abrir outras lojas com a mesma bandeira.
Mas por quê abrir uma franquia?
Esse tipo de negócio é uma excelente opção para quem deseja empreender, mas busca um negócio já testado e com maior probabilidade de sucesso do que começar do zero com uma nova empresa. Algumas outras vantagens é:
- Marca reconhecida e estabelecida no mercado, facilitando a conquista de clientes.
- Suporte contínuo oferecido pelo franqueador ao franqueado com treinamento, orientação e acesso a ferramentas de gestão.
- Identidade visual e estratégias de marketing já definidas.
- Relacionamento com clientes já estabelecidos.
- Redução de riscos do franqueador e franqueado.
Como abrir uma franquia?
1. Pesquisa de Mercado e Definição do Modelo de Franquia:
Ao realizar uma pesquisa de mercado, o franqueador estará mais ciente e preparado para adentrar no mercado, aumentando o sucesso da empresa. A pesquisa de mercado traz uma visão clara do mercado, conhecimento do público-alvo, análise de concorrência e acompanhamento das tendências do mercado.
2. Desenvolvimento do Plano de Negócios:
Um plano de negócios estruturado que inclua objetivos, estratégias, projeções financeiras e análises SWOTs, ajudando na etapa de planejamento e da gestão empresarial. Com ele, fica mais fácil traçar perspectivas de crescimento atuais e futuras e prever possíveis cenários. É importante que o plano tenha clareza, convencimento e objetividade, afinal é por meio dele que investidores e franqueados serão atraídos.
3. Criação do Manual do Franqueado:
O manual deve conter todas as informações operacionais, padrões de qualidade, marketing e treinamentos visados necessários para a operação da franquia, para garantir um padrão operacional de qualidade. É recomendado que o manual inclua diretrizes sobre a cultura da empresa, procedimentos de atendimento ao cliente e gestão financeira, para maior entendimento do negócio.
4. Registro da Franquia:
É crucial cumprir com as exigências legais para a abertura de uma franquia, para evitar problemas no futuro, como a elaboração da Circular de Oferta de Franquia (COF) e o contrato de franquia. Caso seja necessário, procure um advogado experiente no assunto de franchising para garantir que todas as exigências sejam cumpridas de fato.
5. Estratégias de Marketing e Seleção de Franqueados:
Para criar uma estratégia de marketing direcionada e eficiente para atrair empreendedores interessados no modelo de negócio e construir uma rede sólida de franqueados, é preciso investir em campanhas digitais, participação em feiras e eventos de networking e afins, materiais ricos, como blogs, mídias sociais e publicidade online.
Após seguir esses passos para a estruturação da franquia, é essencial gerenciar o desempenho dos franqueados, oferecendo suporte e promovendo troca de experiências para garantir o sucesso do modelo de franquia.
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