Com uma estratégia de Marketing de Dados assertiva, é possível aumentar as vendas, aprofundar o relacionamento com o cliente, reduzir custos, otimizar processos, encantar e fidelizar o usuário, ampliar o número de consumidores e muito mais. No mercado competitivo atual, é impossível crescer sem usar os dados nas suas estratégias.

Por isso, siga a leitura para conferir como implementar conteúdos de Marketing usando os dados no seu planejamento e aproveitar todas essas vantagens!

Entenda o que são os conteúdos baseados em dados

À medida que entramos em 2022, percebemos ainda mais claramente as mudanças que o pós-pandemia deixou no mercado. O Marketing muda rapidamente, os hábitos dos consumidores evoluem, e as empresas precisam se adaptar.

O Marketing baseado em dados é uma resposta para fortalecer a sua marca no mercado. Enquanto os consumidores usam os computadores e outros dispositivos móveis, deixam rastros digitais que podem e devem ser analisados pelas empresas, enquanto, claro, garantem segurança e proteção de dados aos usuários. Nos últimos anos se produziu mais dados do que nunca!

Esse conjunto de dados é gerado a todo momento, e pode ser chamado de Big Data. Os rastros ou dados extraídos são coletados e usados para tornar as campanhas mais assertivas, e mensurados para saber o que está funcionando e o que deve ser melhorado. São informações muito úteis para qualquer empreendedor!

Quer saber mais sobre como estratégias baseadas em dados podem alavancar a sua empresa? Confira aqui.

Como podemos unir os conteúdos e os dados?

Mas afinal, como é possível unir os dados aos conteúdos?

É hora de falarmos sobre o termo Marketing de Conteúdo. Trata-se de atrair, engajar, criar um relacionamento e fidelizar o cliente através da criação de materiais relevantes, como textos, podcasts, vídeos, e-books, e-mails ou outros formatos.

Essa estratégia de marketing é vital no mercado digital de hoje. Além de gerar leads e aumentar as vendas, você irá mostrar ao seu público que tem autoridade para falar sobre o tema da sua marca, o que gera confiança. É claro, não basta apenas a produção do conteúdo, pois é preciso estruturar bem esses materiais dentro de uma estratégia para alcançar resultados concretos.

As etapas são:

  • O planejamento;
  • A execução;
  • A mensuração dos resultados.

É preciso analisar o que é produzido, criar um planejamento para “contar uma história” (storytelling) ao cliente, e verificar o que funcionou ou não a partir da análise de dados da campanha. Várias plataformas como Google Analytics, Facebook Ads e WordPress permitem observar esses números.

A partir da união entre conteúdos e dados, você conseguirá entender:

  • O percurso do usuário dentro do blog, seus comportamentos  e interesses;
  • Quais assuntos e formatos de conteúdo demonstram uma melhor performance;
  • Qual é o tempo de permanência na página;
  • Quais são as frases “Call to Action” (CTAs) que mais convertem;
  • Quais são os produtos que mais venderam após uma campanha;

E muito mais!

Quer saber mais estratégias de Marketing são essenciais para as novas gerações de consumidores do mercado atual? Entenda aqui.

4 formas de aplicar os dados no seu conteúdo 

Finalmente chegamos na hora da prática! Entenda agora como aplicar os dados no seu conteúdo:

  1. Entenda a sua persona; e se não tiver, é hora de criá-la!

O primeiro passo é sempre criar a persona, pois é preciso que você saiba para quem está direcionando todo esse conteúdo, já que ele será adaptado de acordo com as preferências do seu público. 

A criação deve já começar baseada em dados, com pesquisas com os seus clientes ou potenciais clientes para que você entenda qual é a idade média, situação socioeconômica, profissão, hobbies, preferências, estilo de vida, necessidades, e etc.

Estude também qual é o comportamento dos clientes sobre os produtos: as dúvidas, quando costumam comprar, a frequência e o que acham da marca. Depois que iniciar as publicações do seu conteúdo, permaneça analisando o comportamento do público: quanto tempo permanecem na página, quais conteúdos gostam mais, quando interagem e etc.

Aprenda a utilizar a segmentação de mercado ao seu favor nessa etapa! Confira mais aqui.

  1. Tenha uma boa distribuição de conteúdo 

A distribuição do conteúdo deve ser feita da melhor forma para a sua persona. Quais temas preferem? Quais produtos são mais famosos? Quais canais usam mais? E por canais, nos referimos a e-mails, redes sociais, podcasts… 

Obtenha dados como taxa de abertura de e-mails, taxa de cadastro e descadastro, cliques, quais clientes abrem mais os seus e-mails, se caminham dos e-mails para os blog posts ou redes sociais e se eles engajam nessas redes. 

Analise tudo: curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações, custo por clique em anúncios e insights dos impulsionamentos. Esses dados irão trazer uma compreensão sobre quais conteúdos produzir, qual o melhor formato, melhor horário, o que o seu público gosta e mais.

  1. Analise sempre a sua concorrência 

O benchmarking não pode parar, pois a análise dos concorrentes vão te dizer como o mercado está se atualizando e o que você pode fazer para melhorar, assim como o que você não deve fazer. Essa análise é um grande aprendizado. 

Por isso, veja quais posts da concorrência dão certo, quais palavras-chave e linguagem são utilizadas, qual frequência, canais e tudo o mais. Esses dados serão usados ao seu favor.

  1. Faça testes de conteúdos e experimente novas formas

O mercado muda muito, e precisamos acompanhar, por isso é essencial fazer testes para entender o que deve ser melhorado ou o que não deve ser usado mais. Para fazer um teste, é preciso utilizar dados, já que só essa mensuração permite uma análise do funcionamento.

Muitas plataformas de campanhas online permitem, por exemplo, testes A e B para saber qual modo/imagem/legenda atrai mais leads. O importante é observar bem e seguir o melhor caminho.

Toda empresa precisa de um Marketing de Conteúdo focado em dados! Nessa fase, é essencial contar com profissionais capacitados, já que a escrita, filmagem, gravação, e criação inteira dos conteúdos dependem de uma equipe especializada para dar certo. Fale com a A.C.E. e confira os nossos serviços de análise e criação de estratégias!

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