Você sabia que é possível sistematizar a inovação?

Muitos acham que a ação de inovar precisa ser natural, vir do nada, como um insight que pega a todos desprevenidos. Ou até que necessariamente para inovar é caro, pois precisa-se gastar muito mais recursos.

Esses são mitos comuns, mas que podem confundir a cabeça de gestores pressionados pela competitividade do mercado. É para isso que serve a cultura de inovação: impactar positivamente a qualidade do produto/serviço através da naturalização da inovação no dia a dia da empresa.

Quer saber como implementar essa rotina? É só continuar nesse post que nós vamos te contar! Boa leitura.

A cultura de inovação e sua importância


A inovação no mercado está ligada às constantes mudanças nas formas com as quais os produtos ou serviços são entregues ao público, e normalmente elas envolvem tecnologia e criatividade. As novas soluções de venda buscam sempre maior satisfação dos consumidores e maior eficiência durante os processos.

Hoje em dia, a inovação também está na própria criação de modelos de negócio que atendem a necessidade do consumidor das mais variadas formas, e com os mais diferentes programas de fidelização: assinatura mensal, freemium, pacote de serviços, compra unitária e muito mais. 

Os modelos de negócio digitais são cheios de inovação e criatividade! Saiba mais sobre eles clicando aqui.

Ou seja, ela está tão intrínseca, que precisa virar uma verdadeira cultura dentro das organizações. A cultura de inovação é o conjunto de hábitos e padrões que estimulam a inovação. Envolve incentivar no dia a dia as atitudes e mudanças inovadoras, estabelecer a inovação como objetivo comum entre todos, como uma verdadeira característica empresarial.

Como iniciar a implementação da cultura de inovação

A cultura de inovação no local de trabalho traz grande oportunidade de crescimento e possibilita à empresa um chocante diferencial competitivo no mercado. Por isso, é fundamental para gerar lucros, melhorar a produção e atrair o público.

Mas como implementá-la?

Para iniciar essa implementação, como falamos antes, é preciso que este seja um objetivo comum entre todos: equipes e líderes. Por isso, a comunicação empresarial deve estar bem clara. 

Atividades comuns como simples reuniões devem ser melhor exploradas para que envolvam sempre a busca pela inovação. Novas ideias devem ser sempre avaliadas, e jamais ridicularizadas. Os colaboradores devem sentir que possuem espaço para falar, pensar e criar. 

Os próprios colaboradores devem poder dar os seus feedbacks para que dores sejam solucionadas, e assim o ambiente se torne mais desenvolvido. A empresa também precisa separar uma parte do orçamento para investir em softwares, aplicativos e tecnologias que, no futuro, acabarão por reduzir custos e gerar lucro.

Quer saber mais sobre a prática da gestão da inovação? Leia as nossas dicas sobre o tema.

Passo a passo para desenvolver a cultura de inovação na empresa


A partir dessa base de inserção para a cultura de inovação, é hora de partir para o Checklist. Confira:

Contrate pessoas com diferentes perspectivas

A diversidade é um grande berço para a inovação. Isso porque pessoas diferentes contribuem com ideias de suas vivências que se constroem, enquanto pessoas iguais apenas concordam entre si. Então, apoie a inclusão e a diversidade, e incentive a criação coletiva.

Use do incentivo da liderança através do exemplo

Os líderes devem ser os primeiros a dar exemplo quando o assunto é inovação. Eles devem auxiliar os liderados e permitir que eles tenham uma autonomia significativa, já que assim sentirão na pele a responsabilidade de pensar, criar, liderar e decidir. Esse é um grande ímpeto para que pensem por si mesmos e usem a criatividade.

Padronize processos 

A partir da padronização dos processos, todos os colaboradores poderão estudá-los e compreendê-los e, assim, avaliar novas soluções e ideias para melhorá-los. Além disso, com a padronização, menos retrabalhos serão necessários, sobrando mais tempo e investimento para criar, otimizar e inovar.

Direcionamento de esforços para melhoria contínua

A empresa deve separar profissionais, investimento e reuniões apenas para otimização e inovação. Se você quer que ela faça parte da cultura da organização, então ela precisa estar internalizada, envolvida nos processos internos e externos da corporação.

Sem a inovação, a sua empresa estará incrivelmente fragilizada no mercado. Então, se você quer garantir força para a sua marca, pode e deve contar com ajuda especializada.

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