Os seus clientes são alvos de publicidade de todos os seus concorrentes, e são atingidos por essas tentativas de venda todos os dias. Como podemos ser mais velozes e presentes na vida desses consumidores para manter a conexão bem aberta? A resposta com certeza está em começar por uma estratégia Omnichannel.

Se você nunca ouviu esse termo, ou se já ouviu e quer aprofundar os seus conhecimentos sobre esse assunto, é só conferir o nosso artigo. Boa leitura!

O que é a Omnichannel?

O Omnichannel busca integrar os canais de venda, comunicação e divulgação de uma empresa, unindo o online e offline para proporcionar a melhor jornada de compra para o cliente. 

A etimologia da palavra vem de “omni”, que tem o sentido de “tudo” em latim, e “chanel”, a palavra em inglês para “canal”. Sendo assim, a tradução poderia ser “todos os canais”. Ou seja, é o uso conectado dos mais diversos canais para que a empresa chegue de forma completa ao consumidor.

O uso de estratégias Omnichannel foi uma reação do mercado às novas tecnologias, à velocidade e conexão atuais. Esse mundo trouxe mais necessidade de se mostrar para os consumidores e buscar aproximação com assertividade. E como o Omnichannel pode trazer isso? Confira os benefícios.

Vantagens de investir nessa estratégia

O marketing Omnichannel, como informa Souza, pesquisador de Marketing e Administração, integrou as áreas de humanas e exatas ao empregar a tecnologia Big Data para antecipar as necessidades dos consumidores. A partir dessa estratégia, a relação entre marca e público é otimizada, desde o formato até o conteúdo da mensagem.

Além disso, o uso dos diferentes canais traz uma experiência de compra mais veloz, liberta, múltipla e integrada, gera fidelização e aumento da visibilidade da marca. O seu cliente pode escolher como e quando contatar você.

Do contrário, se você não está bem situado para aparecer e suprir as necessidades do seu cliente por telefone, pode ser que o seu concorrente supra. Se não está no e-mail, o seu concorrente está. Cada canal é uma oportunidade de venda e deve ser considerado.

Consequentemente, se você escolher os canais certos, o Omnichannel aprimora as vendas da sua empresa, sejam as operações de lojas físicas e/ou online, gerando mais lucro.

Como implementar a estratégia Omnichannel na empresa

Para entender como implementar a estratégia Omnichannel, é necessário separá-la da estratégia Multicanal. 

A estratégia Multicanal é linear, significa que os clientes podem comprar por online ou na loja física, ou ser atendido via telefone e presencialmente, por exemplo.

Enquanto o Omnichannel é bem adaptado às infinitas possibilidades de conexões modernas: a empresa tem diversas redes sociais, e-mail, telefone, chatbot, site adaptado ao smartphone e ao desktop, e o cliente pode até comprar na loja online e pegar a compra na loja física. Os seus dados estão completamente integrados, e essa estratégia representa um esforço de todos os departamentos.

Agora, vamos para a prática:

  • Centralize os dados do negócio

A estratégia Omnichannel precisa ter uma base de dados unificada para funcionar com eficiência, pois funciona de acordo com os dados dos processos da empresa e dos clientes.

Para isso, conte com um software CRM, de gestão de relacionamento com o cliente e toda a automatização possível, inclusive na hora de publicar nas redes sociais, enviar newsletters, atender por chat, avaliar dados obtidos e mais. 

  • Integre o estoque físico ao virtual

Os dados da empresa devem estar harmonizados para que as informações passem corretamente dentre os diversos canais. Invista em planejamento e implementação de gestão de estoque.

O seu estoque virtual precisa corresponder ao físico, e ambos devem estar conectados, para que a loja física possa recorrer à virtual e vice-versa, de forma que nada nunca falte para os clientes e eles saibam que podem contar com a sua loja.

  • Padronizar os preços e as políticas da empresa

Os seus clientes devem transitar entre os seus diferentes canais sem sentir nenhuma diferença de preço. Uma diferença assim poderia causar danos na reputação da sua marca, então invista na padronização inclusive da política de fretes. Os canais não devem competir, mas se conectar.

Para a padronização, utilize as métricas da metodologia OKR. Saiba mais! 

  • Alinhe a estratégia de marketing

Para um modelo Omnichannel eficiente, as ações de Marketing precisam também estar alinhadas em prol de transmitir a mesma mensagem em todos os canais, a mesma identidade visual, as mesmas campanhas, ações promocionais e a mesma experiência de compra e de atendimento para o consumidor.

Para te ajudar, nós construímos um artigo que guia empreendedores no Planejamento Estratégico ideal para Pequenos Negócios. Confira!

  • Prestar atendimento e modalidades de entrega que condizem com a Omnichannel

Finalmente, chegamos ao processo logístico, um dos principais pontos a se prestar atenção no quesito Omnichannel. Ele precisa conseguir atender ao físico e ao online, e estar integrado com todos os meios de atendimento e compra.

Você necessita também fornecer um bom processo de Delivery que permita que o produto chegue em tempo hábil, seja no estabelecimento físico ou na casa do consumidor. Para isso, conte com bons fornecedores!

Sem a estratégia Omnichannel, as empresas não conseguem crescer no mercado atualmente. Essa estratégia é essencial até por causa da sua capacidade de amplo alcance, o que garante muito mais público e lucro para a marca.

A equipe A.C.E. Consultoria está inteiramente capacitada para criar a sua estratégia Omnichannel ideal. Nós te explicamos as melhores práticas, planejamentos e mudanças necessárias para atingir todos os canais do seu público.

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