Você sabia que 79% dos consumidores no Brasil já desistiram de fazer uma compra por causa da má experiência no atendimento? Esses dados que assustam qualquer empreendedor, vieram do estudo Global State of Multichannel Customer Service Report, da Microsoft.

Impossível não perceber a importância de um bom atendimento ao cliente, certo? Atualmente, o público quer mais do que um preço acessível e um bom produto, pois buscam uma Jornada de Compras excelente. 

Como proporcionar o melhor atendimento ao consumidor? Hoje nós vamos te indicar seis ferramentas para o sucesso do seu negócio!

Conheça as características de excelência no atendimento ao cliente

Antes de falarmos sobre as ferramentas, é preciso lembrar que existem características que, independente da tecnologia usada, vão determinar se há excelência no atendimento ao cliente. 

Conheça algumas das qualidades que o público preza na hora de contatar a sua empresa:

Comprometimento

Demonstrar que tem respeito aos prazos e à palavra dada ao cliente transmite confiança, enquanto atrasos, cancelamentos ou falhas abalam a reputação da empresa.

Atendimento eficiente e útil

O time deve ter o volume de informações mais eficaz para responder dúvidas de forma rápida e positiva, inclusive adicionando conteúdo de valor para o cliente.

Quando o atendimento é útil, gera confiança, o que é imprescindível para a construção de um bom relacionamento com o cliente no Marketing 4.0. Quer entender o conceito para melhorar a relação com o público? Leia mais aqui.

Personalização 

É ideal que o atendimento não seja genérico. Deve-se usar o nome do cliente para a comunicação e sugerir produtos de acordo com as necessidades dele. É interessante utilizar sistemas de Customer Relationship Management para ajudar no atendimento personalizado.

Também é essencial entender a jornada do cliente para construir experiências únicas e excelentes. Entenda mais da prática com o nosso artigo.

6 ferramentas que melhoram a qualidade do atendimento ao cliente

Agora você vai conhecer algumas ferramentas que irão te ajudar a melhorar a experiência do consumidor:

Call Center 

Chamadas perdidas podem significar vendas perdidas, por isso essa ferramenta tradicional é a mais conhecida pelas empresas, mas atualmente não deve ser a única utilizada. O ideal é aliar o Call Center com Chatbots, por exemplo.

Retorno automático de chamada

Muitas empresas, inclusive as grandes, permanecem deixando os clientes numa fila de espera, o que pode resultar em abandono de ligação e péssima reputação para a marca. Uma alternativa é o retorno automático, onde o público digita o seu número e espera a ligação da empresa.

Chatbots 

O Chatbot consegue manter uma conversa com o público de forma natural, como um atendimento humano. A conversa também pode ser personalizada e automatizada, de forma que acontece em tempo real, com rapidez, produzindo mais em menos tempo. 

Autoatendimento 

O autoatendimento é uma solução otimizada para aqueles casos mais rápidos, que não precisam de muita burocracia. É uma ótima opção, já que sites de autoatendimento permitem que os clientes resolvam seus próprios problemas.

Redes sociais

Atualmente, empresas terem redes sociais não é mais um plus, mas uma necessidade. Quase todo mundo tem uma rede social, e abandonar essas plataformas/aplicativos de conversação significa não ter um alcance rápido e fácil ao seu público.

Aplicativo da marca

Essa opção é menos tradicional no mercado, mas já está se popularizando por sua eficiência. Os clientes, principalmente quando precisam contatar sempre a sua empresa, agradecem pela facilidade de um aplicativo de atendimento. O serviço também registra comportamentos, agrega informações e tem várias outras utilidades.

Após implementar meios de atendimento, é essencial manter um espaço aberto para avaliações para saber se o público está feliz com o meio de comunicação. Saiba como mensurar a satisfação dos clientes aqui.

Um bom atendimento é empático, ágil e personalizado, se adequando às necessidades do cliente e às melhores formas de conversa para eles. É crucial manter o suporte, a porta aberta para novas vendas e para boas avaliações por parte do público.

Um bom atendimento impacta diretamente no faturamento da sua empresa! Por isso, nós estamos aqui para te ajudar: a A.C.E. Consultoria vai analisar e implementar estratégias na jornada de vendas que a sua empresa entrega aos clientes. Melhore os resultados com a ajuda da nossa equipe! Fale conosco!

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