O comportamento da sociedade mudou, e os empreendedores precisaram reaprender a otimizar os fluxos. A era digital, a pandemia e outras variáveis trouxeram novas formas de entender, praticar e melhorar os seus processos. 

É pensando no cenário rápido e instável do mercado, e em todas essas variáveis, que queremos te indicar algumas ferramentas para acelerar a produtividade

A importância da tecnologia para otimizar processos

Devido às  muitas informações com as quais você se depara diariamente, pode ser difícil filtrar o que de fato é interessante para implementar nos processos da sua empresa. O importante é lembrar que, independente do seu setor, a tecnologia é uma aliada necessária para a competitividade .

Mais do que nunca, com o home office e o e-commerce em alta, as empresas que “ficam para trás” perdem força de mercado. Todo gestor precisa aplicar ferramentas que inovem, enquanto melhoram a logística do fluxo de trabalho.

Hoje queremos unir o útil ao agradável, pensando na necessidade de otimizar processos com a importância de aproveitar a tecnologia. Vamos indicar cinco ferramentas úteis para o dia a dia do seu negócio.

Conheça as ferramentas para otimizar a produtividade

Os desafios dos negócios são muitos, e geralmente estão ligados à gestão. Por isso, as ferramentas que vamos apresentar se baseiam na logística e no bom uso da tecnologia para otimizar processos, pensando nas mudanças do mercado e no bom uso dos dados. 

Os softwares de gestão e outros dispositivos abaixo são da área de TI, que se transformou em uma das mais eficientes ferramentas de otimização de processos nas empresas

Softwares de gestão de estoque e rastreamento

A boa gestão do estoque mexe com toda a produtividade da sua empresa, então não há como falar em logística sem tocar nesse tema. Os softwares de gestão de estoque fornecem informações sobre os materiais (datas de validade, avarias, datas de compra etc), além de evitar furtos, estragos e acelerar a produtividade. 

Utilizando as ferramentas corretas e interpretando bem as informações dadas pelos softwares, você vai evitar que produtos indisponíveis parem a produção e deixem o seu cliente insatisfeito. São exemplos de programas: Easystore, CEST e Conta Azul.

CRM (Custom Relationship Management)

Nós sempre voltamos ao cliente, pois o encanto do consumidor é o que a sua empresa deve sempre buscar. Já falamos sobre formas de priorizar o consumidor em nossos artigos sobre Customer Success e Customer Centricity, mas hoje queremos te indicar algo prático: os softwares de CRM.

Esses programas estudam os processos logísticos que interferem na satisfação do público, armazenando informações sobre as relações e jornadas com os consumidores, prevendo demandas e antecipando necessidades.

O CRM também vai te ajudar a personalizar canais de comunicação e melhorar a sua relação com o público. A escolha do software vai depender do objetivo da sua empresa: existem programas para vendas, marketing, atendimento, pós-venda e muito mais.

ERP (Enterprise Resource Planning)

O sistema ERP busca a integração entre os departamentos da empresa e os seus fornecedores para facilitar a tomada de decisão dos gestores, inclusive sobre redução de custos e outros diagnósticos. O ERP é o banco de dados que facilita a criação da estratégia ideal, deixando acessíveis as informações, inclusive sobre contas a pagar, vendas, deslocamentos e muito mais. 

Novamente, a escolha de software vai depender do seu objetivo, pois pode servir de forma generalizada, como  gestão de RH, ou mais específica, como organização de documentos, mas indicamos alguns para você conhecer: SAP, Senior e Otix.

WMS (Warehouse Management System)

Com o sistema de WMS (tradução livre: Sistema de Gestão de Armazém), você organiza desde o recebimento até a expedição das mercadorias. Os softwares permitem que as informações sejam acessíveis aos departamentos, com detalhes sobre a própria armazenagem, separação, controle da localização e muito mais. 

Com os programas certos, é possível também medir tempos, erros e outras variáveis que têm impactos na produção, além de localizar os materiais com rapidez. Conheça alguns exemplos: Senior, High Jump e Easy WMS

TMS (Transportation Management System)

O Sistema de Gestão de Transporte, em tradução literal, vai te ajudar no controle de uma  área que às vezes pode dar muita dor de cabeça: os deslocamentos.

Você verá as entregas, gastos com fretes, problemas com motoristas, roteiros que gastam mais etc  O bom TMS pode até te ajudar a visualizar os custos e emitir documentos fiscais, como a Nota Fiscal Eletrônica, ou se comunicar mais facilmente com os Correios. 

Você já deve ter percebido a enorme ajuda que qualquer gestor tem ao implementar essas ferramentas na empresa. Com os diferentes softwares, é possível lidar com os maiores problemas que aparecem na gestão de processos, como os fluxos mal definidos, a ausência de indicadores de desempenho e a má organização da equipe. Para que você possa continuar no caminho da otimização, também indicamos as Metodologias Ágeis.

A tecnologia veio para mudar as nossas vidas, então é mais do que essencial que utilizemos todos os facilitadores que ela – oferece para agilizar os processos. Quer ajuda nessa jornada? Com um bom planejamento feito pela nossa consultoria especializada, você vai conseguir aliar fluxos otimizados à força de mercado e estratégias de sucesso. Conte com a A.C.E. Consultoria para melhorar cada departamento da sua empresa! Fale conosco.

Fale com um consultor

Leia também