Business Model Canvas

Alcançar sucesso e ver sua empresa atingindo grandes resultados é o sonho de todo empreendedor e, apesar da vitória passar por um caminho longo e muitas vezes doloroso de melhoramento e adaptação ao mercado, é necessário que os princípios básicos da sua empresa não fiquem de lado. 

É nesse aspecto que o método Canvas pode te ajudar a manter uma visão geral de como sua empresa funciona, ou seja, proporciona clareza em como a empresa entrega valor ao seu cliente e os caminhos que devem ser seguidos para isso.

Definir o propósito das empresas ainda não é uma prática comum no Brasil, no entanto, o modelo Canvas pode te ajudar a fazer isso, e como é uma forma simples e visual de estruturação, pode ser bem claro para seus funcionários.

O método Canvas (originalmente intitulado de Business Model Canvas) é uma forma prática e ágil de visualizar um negócio em apenas 1 quadro, que, baseado em 9 elementos, te da o direcionamento da empresa e como ela se comporta.

Os 9 elementos te ajudam a identificar e melhorar o relacionamento em 4 áreas essenciais do seu negócio: Clientes, Oferta, Infraestrutura e viabilidade financeira, ou seja, para quem, o que, como e quanto.

Os elementos são divididos em

  • Segmentação de clientes 
  • Proposta de valor
  • Canais
  • Relacionamento com os clientes
  • Fontes de receita
  • Recursos chaves
  • Atividades chaves
  • Parcerias
  • Estrutura de custos

É através de um mapa que é possível visualizar os pilares do seu negócio e se eles estão recebendo a devida atenção, já que traz uma visão formatada e prática da estrutura da sua empresa.

Exemplo real

Aqui temos como exemplo o Canvas da Uber. A Uber é uma empresa de tecnologia que está transformando a maneira como as pessoas se movimentam pelas cidades. Ao conectar, de forma simples, motoristas parceiros e usuários através do aplicativo, ajudam a deixar cidades mais acessíveis, oferecendo mais opções para usuários e mais oportunidades de negócios para motoristas parceiros.

A empresa já conta com mais de 20 mil funcionários espalhados pelo mundo e mais de 3 milhões de motoristas parceiros ao redor do globo.

Antes de qualquer decisão, é preciso preparar a sua empresa para o sucesso, esse é o papel do método Canvas. Como você pode perceber, não é uma varinha mágica que vai realizar todos os seus planos, mas será uma espécie de bússola que vai te ajudar a notar o que está funcionando bem e o que não está trabalhando a favor do seu empreendimento.

Destrinchando cada pilar

Segmentos de Mercado

  • Identifique quem é seu potencial cliente.
    Exemplo: qual a classe social, se é do sexo feminino, se é do sexo masculino, ou até pode ser por região.

Proposta de Valor

  • Crie propostas que atendam a determinadas necessidades dos potenciais clientes.
    Exemplo: Proporcionar conveniência, oferecer personalização, apoiar a decisão, proporcionar.

Canais

  • Quais os canais que você irá usar para entregar o seu serviço ou produto ao seu público alvo.
    Exemplo: Entrega a domicílio, envio por e-mail, disponibilidade para download.

Relação com o Cliente

  • Como você irá se relacionar com o cliente.
    Exemplo: Chat de contato, atendimento por Skype, redes sociais.

Fontes de Renda

  • Quais as formas de geração de receitas, tendo como base as propostas de valor sugeridas?
    Exemplo: Venda de assinaturas mensais, venda de cursos online, parcerias com empresários de um determinado segmento de atuação.
    Exemplo: Permuta em publicidade com alguns parceiros.

Recursos Chave

  • Insira aqui são todos os recursos ligados diretamente ao funcionamento do negócio.
    Exemplo: Equipes qualificadas em uma determinada área, máquinas específicas, determinadas plataformas tecnológicas.

Atividades Chave

Este item varia em função do que foi definido no item “relacionamento com o cliente”

  • Insira aqui todas as atividades sem as quais não seria possível atender as propostas de valor do negócio em desenvolvimento.
    Exemplo: Acompanhar e monitorar redes sociais, manter a campanha de vendas de e-mail marketing em pleno andamento.

Parceiros Chave

  • Insira aqui todos aqueles que podem contribuir tanto com as Atividades-Chave quanto com os Recursos-Chave do negócio em estudo.
    Exemplo: Algumas parcerias com Fornecedores de tecnologia, fornecedores de máquinas para alguns Recurso-Chave e Outras parcerias que podem contribuir de alguma forma com as Atividades-Chave (como: Monitorar redes sociais, etc).

Estrutura de Custos

  • Indica tudo o que irá ser desembolsado ou pago para que o negócio funcione. Representa os custos necessários para se manter e construir toda a solução proposta.
    Exemplo: Manutenção das máquinas previstas para o bom andamento do negócio, pagamento de provedores de internet, pagamentos dos parceiros contratados, o custo recorrente de infraestrutura, o custo das equipes envolvidas,e assim por diante.

Como implementar na sua empresa para obter resultados

Após preencher todos os itens listados acima, separe os 9 elementos em um papel A4 ou A3  e distribua na empresa, pode ser feito também em um quadro ou cartolina, o importante é que todos os colaboradores tenham acesso e que aquilo faça parte do dia a dia da empresa. Mostre aos interessados todos os passos da criação e explique cada ponto.

Ter  clareza naquilo que faz te permite entregar um produto ou serviço com mais qualidade, além de te dar um norte para inovar sem perder a qualidade e o propósito da empresa, encantando cada vez mais seus clientes.

O Canvas responde também sobre o que você vende, ou seja, quais os produtos e serviços oferecidos e qual é a proposição de valor de cada um. Essa última questão nos leva à descrição do diferencial da empresa perante a concorrência e a razão pela qual compram da sua empresa e não de qualquer outra

Ainda dentro dos segmentos, o método Canvas responde a pergunta sobre demanda e necessidade, ou seja:

  • Para quem?
  • Existe demanda?
  • Existe um público-alvo bem definido?
  • O marketing está compreendido no meio em que a empresa entrega valor?
  • Quais são os canais de publicidade que a empresa utiliza?
  • Como está o relacionamento entre a empresa e o cliente?

Por fim, existe a busca pela resposta do retorno:

  • Quanto?
  • O negócio está compensando o trabalho e a energia dispensada?

Se você estiver buscando ajuda na estruturação do seu modelo de negócios, entre agora em contato com um de nossos especialistas no assunto.

Fale com um consultor

Leia também