Crie seu modelo de negócios e impacte seus resultados
Alcançar sucesso e ver sua empresa atingindo grandes resultados é o sonho de todo empreendedor e, apesar da vitória passar por um caminho longo e muitas vezes doloroso de melhoramento e adaptação ao mercado, é necessário que os princípios básicos da sua empresa não fiquem de lado.
É nesse aspecto que o método Canvas pode te ajudar a manter uma visão geral de como sua empresa funciona, ou seja, proporciona clareza em como a empresa entrega valor ao seu cliente e os caminhos que devem ser seguidos para isso.
Definir o propósito das empresas ainda não é uma prática comum no Brasil, no entanto, o modelo Canvas pode te ajudar a fazer isso, e como é uma forma simples e visual de estruturação, pode ser bem claro para seus funcionários.
O método Canvas (originalmente intitulado de Business Model Canvas) é uma forma prática e ágil de visualizar um negócio em apenas 1 quadro, que, baseado em 9 elementos, te da o direcionamento da empresa e como ela se comporta.
Os 9 elementos te ajudam a identificar e melhorar o relacionamento em 4 áreas essenciais do seu negócio: Clientes, Oferta, Infraestrutura e viabilidade financeira, ou seja, para quem, o que, como e quanto.
Os elementos são divididos em
- Segmentação de clientes
- Proposta de valor
- Canais
- Relacionamento com os clientes
- Fontes de receita
- Recursos chaves
- Atividades chaves
- Parcerias
- Estrutura de custos
É através de um mapa que é possível visualizar os pilares do seu negócio e se eles estão recebendo a devida atenção, já que traz uma visão formatada e prática da estrutura da sua empresa.
Exemplo real
Aqui temos como exemplo o Canvas da Uber. A Uber é uma empresa de tecnologia que está transformando a maneira como as pessoas se movimentam pelas cidades. Ao conectar, de forma simples, motoristas parceiros e usuários através do aplicativo, ajudam a deixar cidades mais acessíveis, oferecendo mais opções para usuários e mais oportunidades de negócios para motoristas parceiros.
A empresa já conta com mais de 20 mil funcionários espalhados pelo mundo e mais de 3 milhões de motoristas parceiros ao redor do globo.
Antes de qualquer decisão, é preciso preparar a sua empresa para o sucesso, esse é o papel do método Canvas. Como você pode perceber, não é uma varinha mágica que vai realizar todos os seus planos, mas será uma espécie de bússola que vai te ajudar a notar o que está funcionando bem e o que não está trabalhando a favor do seu empreendimento.
Destrinchando cada pilar
Segmentos de Mercado
- Identifique quem é seu potencial cliente.
Exemplo: qual a classe social, se é do sexo feminino, se é do sexo masculino, ou até pode ser por região.
Proposta de Valor
- Crie propostas que atendam a determinadas necessidades dos potenciais clientes.
Exemplo: Proporcionar conveniência, oferecer personalização, apoiar a decisão, proporcionar.
Canais
- Quais os canais que você irá usar para entregar o seu serviço ou produto ao seu público alvo.
Exemplo: Entrega a domicílio, envio por e-mail, disponibilidade para download.
Relação com o Cliente
- Como você irá se relacionar com o cliente.
Exemplo: Chat de contato, atendimento por Skype, redes sociais.
Fontes de Renda
- Quais as formas de geração de receitas, tendo como base as propostas de valor sugeridas?
Exemplo: Venda de assinaturas mensais, venda de cursos online, parcerias com empresários de um determinado segmento de atuação.
Exemplo: Permuta em publicidade com alguns parceiros.
Recursos Chave
- Insira aqui são todos os recursos ligados diretamente ao funcionamento do negócio.
Exemplo: Equipes qualificadas em uma determinada área, máquinas específicas, determinadas plataformas tecnológicas.
Atividades Chave
Este item varia em função do que foi definido no item “relacionamento com o cliente”
- Insira aqui todas as atividades sem as quais não seria possível atender as propostas de valor do negócio em desenvolvimento.
Exemplo: Acompanhar e monitorar redes sociais, manter a campanha de vendas de e-mail marketing em pleno andamento.
Parceiros Chave
- Insira aqui todos aqueles que podem contribuir tanto com as Atividades-Chave quanto com os Recursos-Chave do negócio em estudo.
Exemplo: Algumas parcerias com Fornecedores de tecnologia, fornecedores de máquinas para alguns Recurso-Chave e Outras parcerias que podem contribuir de alguma forma com as Atividades-Chave (como: Monitorar redes sociais, etc).
Estrutura de Custos
- Indica tudo o que irá ser desembolsado ou pago para que o negócio funcione. Representa os custos necessários para se manter e construir toda a solução proposta.
Exemplo: Manutenção das máquinas previstas para o bom andamento do negócio, pagamento de provedores de internet, pagamentos dos parceiros contratados, o custo recorrente de infraestrutura, o custo das equipes envolvidas,e assim por diante.
Como implementar na sua empresa para obter resultados
Após preencher todos os itens listados acima, separe os 9 elementos em um papel A4 ou A3 e distribua na empresa, pode ser feito também em um quadro ou cartolina, o importante é que todos os colaboradores tenham acesso e que aquilo faça parte do dia a dia da empresa. Mostre aos interessados todos os passos da criação e explique cada ponto.
Ter clareza naquilo que faz te permite entregar um produto ou serviço com mais qualidade, além de te dar um norte para inovar sem perder a qualidade e o propósito da empresa, encantando cada vez mais seus clientes.
O Canvas responde também sobre o que você vende, ou seja, quais os produtos e serviços oferecidos e qual é a proposição de valor de cada um. Essa última questão nos leva à descrição do diferencial da empresa perante a concorrência e a razão pela qual compram da sua empresa e não de qualquer outra
Ainda dentro dos segmentos, o método Canvas responde a pergunta sobre demanda e necessidade, ou seja:
- Para quem?
- Existe demanda?
- Existe um público-alvo bem definido?
- O marketing está compreendido no meio em que a empresa entrega valor?
- Quais são os canais de publicidade que a empresa utiliza?
- Como está o relacionamento entre a empresa e o cliente?
Por fim, existe a busca pela resposta do retorno:
- Quanto?
- O negócio está compensando o trabalho e a energia dispensada?
Se você estiver buscando ajuda na estruturação do seu modelo de negócios, entre agora em contato com um de nossos especialistas no assunto.
CONHEÇA MAIS SOBRE NÓS: