O conceito de Empresa Júnior (EJs) veio da França, criado no ano de 1967, na instituição de ensino ESSEC Business School. Começou com o simples objetivo de realizar pesquisas encomendadas por clientes, colocando em prática o aprendizado acadêmico de forma mais econômica. O movimento cresceu exponencialmente, criando-se a Confederação Nacional das Empresas Juniores.

As ideias das EJs atingiram solo brasileiro em 1987, sendo a primeira empresa júnior do país fundada um ano depois, por alunos da Fundação Getúlio Vargas. Hoje, as empresas formadas por estudantes movimentam milhões e estabelecem grandes marcas pelo Brasil. Muitas vezes são vistas apenas como uma aventura universitária, o que é um grande erro. Apesar de serem vinculadas a uma instituição de ensino superior e oferecerem aos alunos oportunidades de adquirir experiência profissional, normalmente concentram tecnologias e inovação para os seus clientes, já que os jovens estão sempre atualizados e são os mais novos profissionais a entrarem no mercado.

A inovação que vem do berço: conheça a Geração Z

A Empresa Júnior é uma alternativa excelente para revolucionar a metodologia do empreendedorismo e do ensino superior. É interessante para as empresas terem acesso ao saber acadêmico.  As EJs possuem grande impacto social e econômico, são importantes tanto para as empresas quanto para as universidades.

A nova geração de consultorias júnior é principalmente advinda da Geração Z. São já familiarizados com a tecnologia e suas possibilidades. Esses jovens possuem o espírito do tempo em que vivem, entendem o novo e transformam o que encontram, por isso também tem muito mais capacidade de lidar com imprevistos. São multidisciplinares e autônomos, autodidatas, normalmente com muita criatividade para influenciar e produzir conteúdo. A hiperexposição dos Millennials dá lugar à espontaneidade e à vivacidade. São autênticos e espontâneos, de forma que valorizam a transparência, e o consumo da verdade exige das empresas singularidade, ética e relacionamento com os clientes.

Prever é um verbo chave para a Geração Z. Vivem imersos em tecnologia, o que possibilita muitas manobras e estratégias baseadas em pesquisa de mercado, viabilidade econômica, comunicação de ponta e ações corretivas em níveis nunca antes experimentados.

Os benefícios de contratar uma empresa júnior para o seu negócio

As empresas juniores são registradas com CNPJ, seus custos iniciais de abertura costumam ser cobertos pela própria universidade. Quando a criação exige mais investimento, os alunos realizam campanhas de crowdfunding ou investem do próprio bolso. Em suma, as EJs atendem às necessidades dos alunos, da universidade e das empresas contratantes. Para tais empresas, é uma oportunidade única de ter acesso a projetos tecnológicos, inovadores e a custos baixos – informações que antes eram pertencentes apenas ao âmbito acadêmico: as EJs são canais que ligam as empresas aos polos tecnológicos acadêmicos, com as principais tendências globais e recursos bibliográficos antes não utilizados. Os custos são baixos, pois os alunos não são remunerados, é um trabalho voluntário que projeta soluções de qualidade, consultoria, desenvolvimento ou melhoria de produtos e serviços, gestão, planejamento e estratégias.

A atuação focada e inovadora permite projetos personalizados, com atenção plena e professores – profissionais comprometidos com a pesquisa – supervisionando cada etapa.

Sobre a estrutura organizacional, as empresas juniores normalmente seguem o modelo clássico empresarial: departamentos de RH, marketing, financeiro, entre outros. Possuem níveis hierárquicos, mas os membros estão mais próximos, o que colabora para uma equipe mais integrada, com comunicação interna aprimorada.

Além do custo reduzido, informações privilegiadas e inovação na ponta da língua, existem EJs para todas as áreas. O processo de contratação é simples, com o mínimo de burocracia para que empresas macro e micro possam recorrer ao serviço.

A.C.E. Consultoria, a empresa júnior do futuro

O nosso espírito de mudança e inovação vem da juventude.

A A.C.E. Consultoria é uma Empresa Júnior fundada em 1993, pelos cursos de Administração, Economia e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco, onde funciona a sede. Temos soluções em gestão e serviços de consultoria organizacional para pessoas físicas, jurídicas e do terceiro setor, como ONGs, Sindicatos e Associações.

Mais de 3000 processos entregues com resultados de gente grande

Participamos de um programa de aceleração proporcionado pela BJ Aceleração (confederação de empresas juniores do Brasil), com o apoio da ACE startups e de outras grandes empresas com o objetivo de formar a empresa júnior do futuro.

Nos destacamos como uma das seis empresas selecionadas em uma lista com mais de mil candidatas, sendo a única a finalizar a aceleração com o nosso produto exclusivo: Inovação em Customer Experience.

Somos uma empresa de destaque no mercado Nordestino, constantemente reconhecidos e premiada por nossa excelência. Somos um time jovem com projetos inovadores e profissionais. Conte com a gente! Fale conosco.

Fale com um consultor

Leia também