Nos setores modernos, com a competitividade atual, não investir em pós-venda é um grande erro.
O pós-venda, que começa depois que o cliente compra o seu produto ou serviço, deve ter tanto investimento quanto outras fases do atendimento, e por isso é o tema do nosso artigo de hoje.
Boa leitura!
As mudanças no comportamento do consumidor
Os clientes compram com empresas que os encantam, com as quais se identificam e sabem que podem contar. Cada vez mais, além de buscar o que supre suas necessidades, o cliente quer um bom atendimento e conexão com a marca.
Um dos maiores incentivos para que o consumidor volte a adquirir o seu produto é a boa experiência no pós-venda. Ele saberá que, diante de qualquer problema, a sua empresa estará lá para ajudar.
É após a compra que o consumidor conhece a qualidade da empresa, e não apenas do produto. Esta experiência completa importa e será determinante para a avaliação da sua marca.
Lembre-se: fidelizar o cliente é um dos maiores objetivos, pois conquistar um novo cliente custa 5 ou 7 vezes mais do que manter os que já compram os seus produtos.
As vantagens do pós-venda
É fundamental cuidar de todas as fases do atendimento para fidelizar os clientes, criando uma relação duradoura, e o pós-venda é peça-chave nessa jornada.
As vantagens são muitas:
Maximização do lucro
As estratégias desenvolvidas para gerar satisfação são boas também para ter mais indicações, mais propaganda via boca a boca, mais fidelização e, claro, mais lucro.
O ticket médio aumenta
O valor do seu produto também passará a incluir o valor do seu bom atendimento, que é importante para o cliente. Assim, a sua marca passa a valer mais.
Marketing boca a boca
Indicações nos meios digitais são quase outdoors gratuitos. O marketing boca a boca pode ser muito eficiente, principalmente quando o seu nicho costuma procurar avaliações antes de comprar o produto.
Identificação de problemas
Ninguém poderá falar melhor sobre a eficiência das vendas na sua empresa do que o próprio cliente. O pós-venda consiste também em pedir feedbacks, avaliações, se importar com a opinião dos clientes e, assim, poder utilizar essas informações para otimizar processos e resolver problemas.
Manutenção da reputação da marca
Nenhuma marca mantém boa reputação se não se importa com o que os clientes acham ou não tenta melhorar seu atendimento. Utilizar os feedbacks para otimizar fluxos também é cuidar da imagem da sua empresa.
Mapeamento da satisfação do cliente
Você já entendeu a jornada de compra do seu cliente? É muito importante mapear todo o processo que o público passa com a sua empresa, entendendo como melhorar o fluxo. Estimular feedbacks e cuidar do pós-venda vai te entregar bons guias para esse mapeamento.
Diferencial competitivo
Com tantos benefícios, já deu para entender o grande diferencial competitivo que é o pós-venda, não é? Muitas empresas ainda não se atentaram para essa importância, perdendo clientes e danificando a imagem da marca.
Dicas para melhorar o seu desempenho
Se você quer sair na frente da concorrência, é essencial ter uma equipe voltada para o pós-venda. Contrate pessoas capacitadas para atuar nesse departamento e conte com as nossas dicas:
Atenção para as reclamações
Invista em ferramentas de análise de satisfação do público em relação ao seu atendimento, produtos e fluxos no geral. Facilite esse canal de feedback para que tenha opiniões honestas e possa melhorar esse processo.
Leia mais sobre como mensurar a satisfação dos clientes.
Não deixe clientes sem resposta
Esse é um erro grave, pois demonstra que você não se importa com o que o cliente pensa. Após receber uma reclamação, busque formas de contatar o consumidor e resolver a questão.
Encante o público
Entenda o que o cliente pensa sobre o seu produto, solucione os problemas, cumpra os prazos estabelecidos e encante o público. Nós indicamos estratégias como Customer Centricity e Customer Success.
O pós-venda faz toda a diferença na satisfação do cliente, sendo uma ótima oportunidade para que você mostre um importante diferencial. Nós podemos te ajudar a estabelecer uma relação de confiança com o público, a partir da boa gestão dos seus processos e do marketing empresarial.
A A.C.E. está aqui para otimizar os seus resultados!