Você sabe quais metas determinar para alcançar grandes resultados?

Metas são guias para as empresas e tem o intuito de direcioná-las para o sucesso. Definir boas metas é o primeiro passo para que os planejamentos existam, funcionem e frutifiquem. 

Para que você saiba como estabelecer as metas que levarão a sua empresa ao sucesso, hoje nós vamos falar os objetivos essenciais para as organizações.

A importância de metas de resultados no planejamento estratégico 

Por trás de qualquer trabalho, há profissionais engajados, porém engajados para chegar em qual resultado? Isso só a meta vai responder. Ela é a base para que um planejamento seja criado e, sem esse planejamento, nada funciona.

Negócios que sabem planejar e gerenciar os objetivos são os que conseguem garantir resultados com assertividade, de fato baseados em dados e estrategicamente delimitados, seja a curto, médio ou longo prazo.

Mas é preciso esclarecer uma questão: 

Apesar de estarmos “misturando” os termos “objetivos” e “metas”, eles são diferentes. Os objetivos são mais gerais, representam a finalidade do planejamento. Já as metas são mensuráveis, específicas, e precisam ser realizadas para que o objetivo final seja alcançado.

Você sabia que só uma estratégia baseada em dados pode fazer bem ao seu negócio? Entenda mais.

Benefícios de aplicar na sua empresa

São as metas que dão o direcionamento para as equipes, e os seus benefícios são vários: deixam os objetivos mais claros, delimitam onde a empresa quer chegar e quando, norteiam o caminho para os profissionais, motivam a equipe e mais.

As metas dão o direcionamento para os colaboradores, e impedem que eles se sintam perdidos, sem saber como de fato estão sendo avaliados. Ou seja, as metas impactam diretamente na qualidade da produtividade do seu negócio. Elas podem ser variadas e também existir para os mais diversos motivos. Elas são adaptadas para o que a empresa precisa.

Quer motivar a sua equipe para que todos estejam engajados no alcance das metas? Utilize um Plano de Carreira!

Conheça as 3 principais metas de resultados 

Então, agora é a hora de você conhecer quais são os tipos de metas que vão aumentar os resultados do seu negócio. É claro, elas podem ser usadas juntas, separadas ou da forma que a sua empresa precisar, contanto que seja com base em muitos dados.

Conheça os tipos de metas:

Metas de resultado

Como o próprio nome diz, as metas de resultado são as que definem o que a empresa quer obter, onde quer chegar. Elas são essenciais para qualquer negócio, e devem ser SMART: Specific (S), Measurable (M), Attainable (A), Relevant (R) e Time based (T), ou Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporalizadas. Ou seja, nunca “Aumentar as vendas”, e sempre “Aumentar as vendas em X até o mês Y”. 

Quer conhecer melhor a sigla SMART? Saiba aqui como criar as metas mais relevantes para o seu negócio.

Metas de desempenho

São as metas das etapas ou degraus, ou seja, as metas necessárias para alcançar a meta final (de resultado). Afinal, dificilmente os objetivos serão alcançados todos de uma vez, então é preciso manter metas de desempenho para motivar e direcionar as equipes.

Quer saber quais indicadores de desempenho usar para saber como anda cada etapa? Confira o nosso artigo.

Metas de processo

Aqui, a ideia é especificar ainda mais.

O foco está nas ações necessárias para subir cada degrau em direção à meta final. Você deve fazer a pergunta: que ações devem ser colocadas em prática para alcançar o resultado desejado?

As metas fazem toda a diferença para o desempenho geral da sua empresa. Elas trazem mais organização, motivação, alavanca o financeiro e otimizam todo o trabalho da equipe. Não existe sucesso sem boas metas.

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