A empresa está andando bem, então é hora de pensar em ter mais domínio do mercado, expandir. Mas como saber qual é a hora certa para alcançar novos territórios?

O mercado está cada vez mais acelerado, então precisar ampliar a produção é um sinal positivo para a sua marca. Mas é essencial conseguir expandir sem perder a qualidade e a essência que os clientes admiram na sua empresa.

A ferramenta para crescer mantendo a qualidade se chama Escalabilidade, e ela é o nosso tema de hoje. É só seguir a leitura para tirar as suas dúvidas!

O que é escalabilidade de negócio?

O mercado exige cada vez mais das empresas. Com o Marketing Digital, é possível alcançar públicos dos mais diversos lugares do mundo. Então é natural que a palavra escalabilidade esteja cada vez mais comum.

A escalabilidade de um negócio é a capacidade de crescer agregando valor, sem perder a qualidade e conseguindo atender ao aumento das demandas. Ou seja, crescer sem virar uma marca genérica ou sem apresentar problemas operacionais, de gestão e de qualidade.

A escalabilidade é um ótimo medidor do potencial de crescimento de um negócio e até mesmo de um sistema de produção. Também pode ser uma métrica do potencial de adaptação ao mercado, aumento da produtividade e outras metas de expansão.

Há os dois tipos mais comuns de escalabilidade: horizontal (out), que quer abranger o máximo de expansão possível e adquirir mais maquinário para esse crescimento, ou vertical (up), que quer crescer dentro do próprio segmento.

As vantagens da escalabilidade de mercado

Nós falamos sobre os benefícios básicos da escalabilidade, mas há muitas outras vantagens: 

Menor custo operacional 

Um negócio escalável lucra mais e de forma estratégica, aproveitando as oportunidades de mercado e produzindo de forma otimizada, o que resulta em um custo operacional mais enxuto, tecnológico e bem aproveitado.

Agilidade de adaptação

A escalabilidade significa se adequar às mudanças do mercado de forma rápida e eficiente, aproveitando oportunidades que a concorrência pode nem perceber.

A ferramenta também abrange diversas formas de crescimento, a depender da situação/necessidade do negócio, de forma a promover uma expansão saudável e sem consequências negativas.

Melhoria da gestão de tecnologia 

Aproveitar as oportunidades de mercado significa aproveitar as tecnologias inovadoras que só facilitam o nosso trabalho. Negócios escaláveis são constantemente otimizados, inclusive no Marketing e em outros departamentos.

Maior eficiência operacional 

Não é eficiente continuar produzindo de forma não estratégica para o mercado. A escalabilidade vai te ajudar nisso, já que trabalha com a padronização das etapas de produção para manter a qualidade enquanto otimiza o tempo e os recursos. 

Maior valor de mercado 

Com tantas vantagens competitivas, negócios escaláveis têm maior força de mercado, com franquias que preenchem o setor, melhor reputação e mais investimentos.

Como identificar o melhor momento para expandir?

Mas afinal, qual é o momento certo para expandir? Vamos te ajudar a identificar: 

Indicadores financeiros 

Antes de expandir é necessário analisar como anda a vida financeira da sua empresa. Primeiro, é essencial que de fato haja necessidade e espaço para a expansão: se o produto está vendendo bem, se há oportunidade, e se a reserva financeira do negócio aguenta a adaptação e o crescimento.

Fique atento ao número de vendas, à quantidade de lucro, às oportunidades de cross-sell (venda de produtos ou serviços relacionados) e up-sell (venda de novas versões dos seus produtos).

Para que ocorra a escalabilidade, é necessário ter um faturamento bem maior do que os custos, e reunir condições de mercado favoráveis.

Você não sabe como fazer o seu estudo de viabilidade econômica para iniciar novos projetos? Nós te ensinamos! Confira aqui.

Indicadores do mercado 

Os clientes e o mercado são grandes indicadores nesse momento. Se os consumidores estão adquirindo o seu produto e até mesmo solicitando mais, essa é uma excelente oportunidade.

É bom notar se o setor está em crescimento, se a economia vai bem. Também é interessante observar o mercado em diferentes regiões, já que geograficamente podem existir grandes oportunidades para abrir franquias.

Quer saber como anda a imagem da sua marca no mercado? Aprenda como fazer uma Pesquisa de Imagem e Satisfação com o nosso artigo.

Indicadores de produtos

Todas as estratégias precisam estar alinhadas com as necessidades dos compradores, com a taxa de aceitação dos seus produtos/serviços e até mesmo com respostas do público: talvez o seu consumidor esteja falando que, além do produto X, ele adoraria o produto Y e Z da sua marca, por exemplo.

É importante observar todos esses indicadores, e ir crescendo gradualmente para construir uma boa base. Assim, é possível ter mais segurança para expansões futuras.

Quer saber se os clientes estão gostando do seu produto ou serviço? Entenda como medir essa satisfação aqui!

Para colocar em prática a escalabilidade, é interessante:

  • Aproveitar e analisar as oportunidades de mercado;
  • Manter um bom planejamento estratégico e financeiro;
  • Se possível, implementar o home office e o armazenamento em nuvens;
  • Dar mais autonomia à equipe e, se possível, terceirizar serviços;
  • Mapear e otimizar os processos, inclusive com a compra de melhor maquinário e a capacitação dos colaboradores;
  • Investir em Tecnologia e Marketing Digital.

Apesar dessas dicas serem necessárias, tudo vai depender das tendências do seu nicho e de qual tipo de escalabilidade você quer aplicar, já que caso queira escalar um só produto da marca, por exemplo, precisa de um outro tipo de planejamento.

Quanto mais escalável for um negócio, mais investimentos atrai e mais oportunidades ele agarra. A escalabilidade deve ser prioridade para todo empreendedor, mas é um grande passo no mercado, por isso é essencial contar com uma equipe especializada. 

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