O mundo envelheceu, e o Brasil seguiu o mesmo curso. A população cresceu com mais saúde e qualidade de vida, e ocupou um espaço no mercado que chamamos de Economia Prateada. Enquanto isso, as novas gerações começam a consumir.

São públicos opostos, mas é importante que o empreendedor saiba construir o seu Marketing de acordo com todas as narrativas dos consumidores. Para saber como lidar com gerações tão diferentes, é só seguir a leitura! 

A importância de estratégias que contemplem as gerações opostas

As gerações são conjuntos de indivíduos que nasceram em uma mesma média de tempo, e naturalmente são influenciados pelo cenário em que vivem, pelo tempo da história no qual estão, e todas as características de sua época.

Os indivíduos de uma mesma geração tem gostos, personalidades e ideologias semelhantes. Devido ao ambiente e o tempo em que vivem, crescem com características em comum. E, atualmente, o Marketing deve se adequar a essas características.

Estamos em uma época em que as campanhas publicitárias são adaptadas aos consumidores, construídas e personalizadas de acordo com o público. O termo “geração” é um divisor de águas para quem quer fazer um marketing eficiente.

Um bom exemplo é a geração Z, que mexe muito com a tecnologia e já cresceu com ela, enquanto as outras gerações foram se adaptando ao mundo virtual. Na hora de publicitar a sua campanha, você vai se comunicar com esses diferentes públicos em diferentes redes sociais e com linguagens específicas.

Você sabe como anda o seu mercado? Quais gerações são o seu público? Nós podemos te ajudar a sanar essas dúvidas. Leia mais aqui.

Como podemos criar estratégias para as Gerações X e Z? 

O mundo está em uma constante mudança, pois a longevidade é uma grande pauta. O envelhecimento da população ocorre com mais qualidade de vida, o que gera um imenso potencial de consumo que denominamos Economia Prateada (Silver Economy). 

A Silver Economy é o mercado para as pessoas com mais de 60 anos (Geração X), e cresce conforme a população envelhece e continua o seu consumo. Ou seja, a pirâmide se inverteu e o Marketing não pode ser mais voltado para os jovens. Afinal, até 2050, o Brasil estará em 6º lugar na lista de países com mais idosos no mundo. Os idosos são mais estáveis, muitos já estão aposentados, e por isso são um público que consome ativamente.

Em contrapartida, os jovens (geração Z) continuam comprando e muitos estão entrando no mercado agora. Então nasce a dúvida no empreendedor: como unir esses consumidores? De antemão, aqui vão algumas dicas:

  • Use uma linguagem personalizada e conectada aos consumidores.
  • Entenda as necessidades das gerações. 
  • Mantenha uma comunicação recorrente.
  • Esqueça os estereótipos sobre as gerações. Baseie-se em muita pesquisa.
  • Não generalize! Segmente diferentes perfis de comunicação. Quer saber como? Confira aqui.

Gostou das dicas? Continue a leitura que tem mais!

Dicas para aplicar na sua estratégia de marketing

Agora, vamos falar sobre as estratégias que podem te auxiliar na comunicação com as gerações de consumidores, tanto a X como a Z: 

  • Invista em estratégias online

Como avisamos, não se agarre aos estereótipos! Os idosos também usam redes sociais e esses canais são oportunidades valiosas de conseguir atingir o público com grande amplitude.

A geração X é mais conectada do que parece. De acordo com pesquisa, 97% dos idosos brasileiros utilizam a internet.

  • Permaneça na mídia tradicional 

A mídia tradicional ainda vale para atingir as gerações X e Z, e, embora o empreendedor deva utilizá-la com menos foco, ela não deve ser negligenciada. A geração X está bastante presente em todos os canais, desde a televisão até o Facebook.

  • Programas de fidelidade

Programas de parcerias, assinaturas, pontos ou caridade são ótimos para engajar os clientes. A geração X está acostumada aos brindes e programas de fidelidade, e interage bastante com esse tipo de marketing. 

Para a geração Z, a internet pode potencializar o resultado dessas ações com facilidade. E eles também já estão convivendo com esse tipo de programa, principalmente com streamings como a Netflix.

  • Criação de conteúdo humanizado

Para a Geração Z, um conteúdo personalizado é essencial. Eles buscam conexão com a marca, e também querem saber se a empresa está envolvida com causas sociais e mantem um relacionamento com os clientes.

A Geração Z quer conversas personalizadas, interações que sejam significativas e parcerias com a marca. Nós podemos te ajudar a construir experiências personalizadas e de sucesso, é só clicar aqui e conferir o nosso artigo!

  • Explore os variados canais digitais 

Enquanto a geração X não utiliza o Tik Tok, essa é uma das principais redes sociais para a geração Z atualmente. Para os seniors, o Facebook e o Youtube são ideais. A plataforma de vídeos é usada pelos mais velhos e mais jovens, então você pode anunciar e criar o seu próprio conteúdo para se comunicar com os clientes.

Lembre-se que o e-mail também é um método interessante, já que a geração X é acostumada aos e-mails e a geração Z que já trabalha ou estuda também frequenta esse meio. 

Você sabe quais ferramentas podem ser utilizadas para o atendimento ao seu cliente? Confira aqui.

  • Tenha um bom SAC e Pós-venda

Entender que o seu trabalho não termina após a compra é essencial, independente de qual geração é o seu foco. Todo cliente valoriza um acompanhamento pós-venda, principalmente se a compra for online. 

Ofereça um bom Serviço de Atendimento ao Consumidor, serviço de monitoramento da chegada da encomenda, peça feedbacks e avaliações e pense sempre na jornada do cliente.

Para ter sucesso nas duas gerações e ter um bom plano de Marketing, é preciso inovar e manter um modelo de negócio eficiente, adaptando-se quando necessário. Mais do que nunca, as empresas precisam se comunicar com diferentes gerações de forma estratégica para manter um bom leque de vendas.

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