O objetivo de qualquer distribuidora é ter uma boa produtividade. Mas atingir essa meta nem sempre é fácil. É necessário ter estratégias diversas para os cenários que surgem com as mudanças da economia e do comportamento dos consumidores. Aprenda a priorizar o que é importante para que o seu processo de venda tenha os melhores resultados!

Quais estratégias devo usar?

Como aumentar as suas vendas? Essa pergunta é unânime entre os gestores. 

A preparação, a adaptação e a flexibilidade

As tendências do mercado mudam o tempo todo. Uma distribuidora precisa de uma gestão mais flexível, que consiga se adaptar ao que os clientes, colaboradores e o próprio setor está necessitando antes de sequer pensar em vender. É hora da preparação que vem antes da venda.

A preparação flexível permite que você esteja sempre aberto a novas contratações caso um produto tenha crescimento além do esperado, e também permite que a sua distribuidora retire o produto que não está saindo tanto assim. Evita custos desnecessários! Não fique preso aos processos seletivos tradicionais (busque profissionais qualificados em sites de emprego, são verdadeiros bancos de talentos) e aos formatos de pagamento antiquados (você conhece o PIX para empresas?).

Se necessário, contrate profissionais por projetos ou demandas remotamente, evitando contratos mais permanentes diante do mercado indeciso e formando uma equipe de parceiros qualificados e com diferentes experiências. Todos os seus planejamentos devem ser feitos analisando as possíveis ameaças e cenários da economia, sempre com mais de uma solução para as situações. 

Se quiser saber mais sobre preparação, adaptação e flexibilidade, indicamos que você leia sobre a importância de testar e validar ideias antes de jogar o produto no mercado. Também aconselhamos que você aprenda a automatizar processos.

Qual é a melhor forma de distribuição para você?

Faça pesquisas de mercado para identificar qual é a melhor localização, canais e meios para comercializar os seus produtos. Uma boa pesquisa de mercado evita custos indevidos e faz parte de uma preparação excelente. Entenda como fazer a sua pesquisa de mercado.

A capacitação da equipe

Não há estratégia bem direcionada sem a capacitação da equipe. Os seus colaboradores precisam de um bom treinamento de vendas, organização, atendimento e tudo o que a distribuidora possa necessitar. Eles precisam saber argumentar a favor da compra do produto de uma forma que atraia o público para a venda.

O mercado é bastante competitivo, o que traz uma necessidade ainda maior de ter um negócio eficiente e excelente no atendimento para encantar e fidelizar o cliente. Quando os seus profissionais prestam atenção em cada pedido, evitam erros, atrasos e chateações para o consumidor, ele com certeza voltará a comprar na sua empresa. Ofereça treinamentos, reuniões para planejamento, workshops, palestras e um plano de carreira que motive a equipe.

A padronização estratégica dos processos e serviços

Agora que você já tem uma boa base, é hora de planejar os processos de distribuição. É necessário pensar na otimização de custos, então aqui vão algumas dicas: 

  • Estabelecer pontos de venda com boa localização (próximos às áreas de maior compra e fornecimento para evitar custos altos de transporte). 
  • Implementar uma boa utilização dos meios virtuais de compra para não precisar gastar tanto com profissionais para atendimentos por telefone ou presenciais.
  • Identificar quais pontos de venda possuem concorrência para estudar o mercado e preparar a distribuidora. 
  • Possibilitar múltiplos canais de comunicação, como a compra virtual e a retirada em loja física, atendimento por e-mail, Instagram, etc.

São muitas opções. É importante pensar que toda estratégia vai depender dos canais preferidos do seu consumidor – online ou offline, mas os serviços precisam ser padronizados para que o atendimento seja sempre excelente. 

Quer saber o passo a passo para padronizar os seus serviços? Confira o nosso artigo.

Uma boa gestão de estoque

O controle de estoque precisa ser eficiente. Você pode perder um cliente caso falte um produto, ou ainda perder dinheiro com compras erradas e materiais fora da validade. Para melhorar a gestão do estoque, é necessário pensar na logística e ter um armazenamento adequado e ambiente pronto para manter os produtos. 

Você pode estabelecer novas formas de revenda, como o crossdocking: recebe o produto depois de vendê-lo e encaminha para o cliente na embalagem correta, sem armazená-lo. Ou ainda o dropshipping: o pedido do cliente irá direto para o fornecedor, que embala e repassa para o consumidor. É necessário uma ótima harmonia entre a sua marca e o fornecedor.

Se optar por uma estocagem própria, confira os nossos artigos sobre o tema! Aprenda a otimizar e reduzir custos com a logística.  

Encantar e fidelizar os clientes

A sua estratégia precisa ser customer centricity, ou seja, totalmente focada nas necessidades do cliente. Os canais digitais facilitam o bom relacionamento com o cliente. É necessário que os atendentes tenham bom treinamento e tratem o consumidor com excelência – seja pessoalmente ou não. Os chats virtuais são uma comunicação mais rápida e eficiente e, quando a empresa se mostra apta a resolver as questões colocadas pelo público com agilidade, a fidelização vem! 

A estratégia de disponibilizar vários canais de atendimento em diversas plataformas para o cliente aumenta o alcance da sua marca e as possibilidades de venda, então é hora de investir na comunicação.

Um bom planejamento de Marketing

Não há uma estratégia de vendas eficiente sem um bom Plano de Marketing. Com a comunicação da sua empresa, você pode impactar o cliente, ser marcante e bem posicionado. Estabeleça estratégias: descontos com vouchers, códigos de cupons em e-mail Marketing, personalize e ofereça ofertas para públicos específicos. Entenda qual é o tom e forma que deve ser usado e converse com o seu cliente a partir das plataformas digitais, dando dicas e informações úteis sobre os temas que rodeiam o seu produto. 

Kits de produtos também são uma ótima estratégia de vendas! Você venderá mais produtos de uma vez só, gastando muito menos com a distribuição. Nós temos um E-book que vai te ensinar o passo a passo para um ótimo Plano de Marketing, confira aqui

Faça a avaliação constante das performances

É necessário monitorar os resultados. Fazer avaliações da equipe e da satisfação do cliente de forma frequente, pois vai te ajudar a encontrar os problemas e pontos críticos antes que eles prejudiquem a sua distribuidora. 

Muitas informações úteis, não é? Esperamos que todas essas dicas estratégicas melhorem os seus resultados! Ter uma consultoria especializada para te ajudar em cada passo com certeza vai alavancar as suas vendas, oferecemos diagnósticos e pesquisas profundas que otimizam cada processo do seu negócio. Fale com a equipe da A.C.E! 

Fale com um consultor

Leia também