Quando você leu a palavra “exteligência”, deve ter se lembrado imediatamente de “inteligência”. Se não conhecia o termo, pode até ter achado que estava escrito errado ou ter imaginado algum significado.

A inteligência mistura memória, capacidade decisória, compreensão, planejamento, imaginação, habilidade de raciocínio e de executar atividades específicas, como a comunicação, a escrita, o exercício musical, o lógico e outros.

A estratégia da exteligência está ligada ao conceito da inteligência, mas a palavra não está escrita errado. Continue a leitura e entenda mais sobre a técnica!

O que é o conceito de exteligência de vendas?

Essa estratégia é possivelmente pouco conhecida por ser nova no mercado, mas também é muito eficiente.

A definição da exteligência está ligada ao capital cultural formado a partir de conhecimento e criatividade: podcasts, poesias, programas de televisão, músicas, livros, filmes, séries… Ou seja, os produtos que também fornecem dados para mais conhecimento, em um fluxo contínuo. 

O conceito foi criado pelo matemático francês Ian Stewart, juntamente com o biólogo inglês Jack Cohen. O livro que inaugurou e divulgou o termo foi publicado em 1997 e chama-se Figments of Reality: The Evolution of the Curious Mind (Em tradução livre: “Invenção da realidade: a evolução da mente curiosa”). 

É fácil perceber que a inteligência e a exteligência estão em um ciclo: ambas atuam juntas para desenvolver conhecimento, comportamentos e culturas em uma sociedade.

Com a chegada da era digital, a exteligência se tornou uma metodologia ainda mais útil para entender o mercado.

Quais os benefícios da exteligência para o seu negócio?

Nós sempre falamos sobre análise de dados, pesquisa de mercado, estudar seu público e reunir informações. Não há como um negócio sobreviver no mercado competitivo sem observar o seu setor, e é para isso que serve a exteligência aplicada ao seu negócio.

O mundo digital nos entrega um grande conhecimento para transformarmos em estratégias e convertê-las em vendas . Entendemos quem é o nosso cliente, quais são seus hobbies, preferências, os melhores momentos para nos comunicarmos com ele, a sua jornada de compras e o que é mais atrativo. 

A pandemia trouxe várias mudanças nos modos de vendas e, ao mesmo tempo em que o nosso público é bombardeado com publicidades competitivas vindas de outras empresas, nós também podemos nos aprimorar, estudar o mercado e aplicar estratégias otimizadas. 

Entre os benefícios da exteligência, estão:

Traz conhecimento personalizado de mercado – Entenda como os seus clientes chegam até a decisão de compra.

Busca a satisfação do cliente – Entendendo mais sobre o seu consumidor, você estará mais apto a proporcionar satisfação.

Proporciona a fidelização dos clientes – Uma empresa que melhora para encantar está mais perto de fidelizar os clientes.

Costuma ser versátil na aplicação – A metodologia pode ser aplicada em diferentes tipos de vendas e segmentos.

Aumenta os lucros – Com todas essas otimizações, com certeza os seus lucros vão aumentar.

Quatro passos para colocar a metodologia em prática 

Você provavelmente entendeu o conceito, mas talvez ainda não saiba  como implementar a exteligência na prática, a ponto de conseguir aproveitar tantos benefícios. Confira as dicas:

Pesquise!

Pesquise o mercado, pesquise o conceito e estude. Nenhuma metodologia pode ser implementada sem muita análise

O algoritmo costuma dizer muito sobre o seu cliente. Por isso, mais do que nunca, a exteligência também é capaz de linkar vários gostos, hobbies e características, até te dizer o que interessa sobre o seu público. Cruze dados encontrados nas diferentes pesquisas: imagem e satisfação, mercado, vendas feitas e exteligência, entendendo o padrão de consumo.

Entenda o que o cliente quer 

Compreenda e avalie informações sobre o que o consumidor deseja, até mesmo advindas das conversas entre vendedores e cliente, aprimorando a técnica da venda. A exteligência dá mais confiança ao vendedor, que passa a saber mais sobre o público, dominando o processo de vendas. 

Com as informações adquiridas, você vai voltar todos os seus esforços para as necessidades de quem compra, personalizando a jornada.

Para essa fase, queremos te indicar uma técnica chamada Cliente Oculto.

Estruture um ciclo de vendas 

Dentro das informações reunidas, otimize a sua empresa para ser referência, interessante e relevante para o cliente. Utilize a inovação para planejar a performance de vendas dos seus profissionais, incluindo a busca do que interessa sobre cada cliente antes da prática da negociação

Por exemplo: se os consumidores preferem o digital, não vale a pena continuar apenas nas vendas tradicionais, e se eles preferem a alimentação saudável, você precisa modificar o seu cardápio. 

Integre a tecnologia

A exteligência é inovação e é vantagem competitiva. Por ser muito mais útil no mundo digital, você não pode dispensar  a ajuda da tecnologia para contar com essa estratégia e  personalizar as suas pesquisas. As ferramentas atuais, como Google Ads, Facebook Ads, Formulários e os Insights do Instagram proporcionam dados coesos para que você entenda mais sobre o seu cliente. Aproveite o que a tecnologia tem para oferecer!

A exteligência de vendas funciona para personalizar todo o processo de acordo com o seu  público, encontrando as tendências de comportamento para que monte  novas estratégias humanizadas e de acordo com os gostos do consumidor. 

Apesar de pouco conhecida, a técnica da exteligência é bastante eficiente, resumindo muitas variáveis do cenário que temos no mercado. Quem nunca entrou em uma loja e viu roupas, calçados, canecas e capas de celular da Marvel? O que os seus clientes assistem, escutam e gostam diz muito sobre o que eles consomem. Os padrões de gostos e comportamentos ajudam qualquer empresa a conhecer melhor quem mais importa: o público. Esse conhecimento é essencial, inclusive, para lançar um produto novo no mercado.

A exteligência não precisa ser subjetiva ou abstrata, e  nós podemos te ajudar a implementar essa técnica com eficiência! A A.C.E Consultoria trabalha com essa e outras ferramentas que capacitam a sua equipe, aumentando a lucratividade do seu negócio. Nós queremos te entregar o planejamento adequado para o sucesso. Fale conosco!

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