O que é Geomarketing?

Geomarketing consiste numa técnica repaginada de marketing que privilegia a localização do público para definir as melhores estratégias.

Dos novos negócios aos já implantados no mercado, todos precisam do Geomarketing. É uma forma objetiva de alcançar as oportunidades a partir da análise de dados geográficos e inteligência sobre localização, fator que origina o seu nome. A partir dessa estratégia, identificamos tendências de mercado, encontramos o consumidor na hora e lugar certo, averiguamos a concorrência e podemos tomar decisões empresariais mais assertivas, o que nos dá uma imensa vantagem competitiva. Dessa forma, da divulgação do produto ao remarketing, construção e reforço de reputação, vendas ou quaisquer objetivos, todos partirão, dentre outros fatores tão importantes quanto, do aspecto geográfico.

A origem do Geomarketing

Tradicionalmente, se você conhece os 4Ps do marketing criados por Philip Kotler, deve imaginar que a abordagem está interligada ao P de praça, justamente a que analisa os aspectos geográficos da audiência. Mas o Geomarketing é bem mais do que isso, contemplando integralmente essa poderosa abordagem para entender, planejar, analisar os riscos e colocar em prática visando a estratégia geográfica, aumentando a rentabilidade a partir de soluções trabalhadas.

O conceito de Geomarketing originou-se fora do meio digital, com ações de outbound marketing, baseando-se no estudo de uma região e seu público para instalar uma empresa. Considerava as preferências da localidade para encontrar soluções empresariais e adaptar o produto e, a partir daí, as ações de marketing se tornavam mais objetivas, chegando até o público pelos canais mais utilizados.

Claro que essa formatação básica mudou com o avanço da internet e dos smartphones. Você já deve ter notado a solicitação para identificar sua localização sempre que abre um navegador. Uma simples busca no Google se adequará ao aspecto geográfico para dar ao usuário a melhor experiência. Com o Geomarketing, temos mais ideia sobre quais são os hábitos do público, onde ele está e os locais que frequenta.

No mundo moderno, as marcas usam essas informações valiosas para segmentar, compreendendo o consumidor para adequar as campanhas criadas. Por meio do endereço IP ou do GPS ativado no celular, é possível obter dados valiosos para as empresas, que resultarão em redução de custos por menos perda em campanhas falhas e mais lucro em campanhas assertivas.

Como usar o Geomarketing?

A estratégia funciona para todas as empresas. Desde as pequenas, médias e grandes até corporações de diversos segmentos, como varejo, serviços e indústrias. Naturalmente, todas as empresas devem investir em peso para descobrir as principais necessidades dos clientes e a melhor forma de atendê-los satisfatoriamente. Dentre as qualidades do Geomarketing, temos a possibilidade de responder aos questionamentos:

  • Qual o potencial de venda da minha loja?
  • Qual a melhor estrutura comercial para atender a demanda do meu mercado?
  • Que tipo de produto oferecer?
  • A que preço?
  • Como divulgo esse produto?
  • Onde e quantas amostras grátis devo distribuir? ​

As respostas a todas essas questões, tão importantes na definição de uma estratégia de marketing, podem ser feitas através da coleta por ferramentas tecnológicas. Uma grande contribuição do Geomarketing é a possibilidade de adquirir uma ferramenta acessível e de fácil visualização que disponibiliza informações e possibilita que estas sejam incluídas na estratégia da empresa. Com uma ferramenta de análise de dados completa, sua empresa terá relatórios analíticos mais práticos.

Por onde começar?

Se a sua empresa está nascendo agora, confira nosso artigo sobre como encontrar a melhor localização para abrir o seu negócio.

Se a sua empresa já está estabelecida, confira seis ferramentas que são muito interessantes:

Geotargeting

Geotargeting é uma das ferramentas bases do Geomarketing, consistindo na segmentação dos públicos de acordo com a localização – ou seja, geo segmentação. Dessa forma, você ajustará os esforços de marketing para os públicos específicos.

A maioria das plataformas de mídia paga já incluem o geotargeting em suas opções de segmentação, como o Facebook Ads e Google Ads. Escolha seus públicos através dos critérios necessários para a sua campanha, em um mundo de possibilidades. Além disso, preze para que seu site adapte o conteúdo ao detectar o IP do visitante, ajustando idioma e informações.

Check-ins

O check-in é uma divulgação espontânea do seu estabelecimento. Gratuita, indicará automaticamente a sua empresa para o círculo social do cliente. Incentive a ação através de divulgação, proporcionando descontos, brindes, serviços adicionais ou até mesmo liberando wi-fi gratuito para quem aderir.

Personalize seu site

Como falamos anteriormente, o seu site pode ajustar-se de acordo com a localização do cliente. É fácil: qualquer desenvolvedor pode instalar uma aplicação de geolocalização, para solicitar ao seu cliente a região onde está e oferecer conteúdo sob medida.  Essa ferramenta de geomarketing é bastante útil quando seu negócio tem ofertas exclusivas para cada local, especificando a campanha de acordo os dados.

Geofencing

O geofencing é capaz de monitorar cada passo dos consumidores utilizando as coordenadas para disparar notificações assim que o cliente se aproxima do local. O Google utiliza esse método quando te avisa sobre condições de trânsito ou avaliações dos estabelecimentos onde esteve. Assim, você poderá avisar ao seu público sobre promoções e novidades assim que eles adentram o perímetro.

Os anúncios nas mídias sociais também podem ser programados a partir de um geofence. Vale lembrar que esta ferramenta deve ser utilizada com cuidado, pois a privacidade de dados do consumidor deve ser respeitada. Garanta só monitorar a localização dos clientes se eles autorizarem e se encontrem bem informados sobre estas condições.

SEO local

O SEO local é a junção do SEO aliado ao geomarketing para impulsionar seu marketing de busca. Otimize seus conteúdos de acordo com a localização dos usuários, ganhando espaço nas buscas próximas a sua empresa.  Se você é dono de um restaurante, será muito útil que, em um domingo à noite esfomeado, um possível cliente encontre você nos topos de busca dos estabelecimentos mais próximos e dirija-se facilmente ao local. É o recurso “próximos a mim” do smartfone.

Para começar, crie seu perfil no Google Meu Negócio e interaja gratuitamente com seus clientes. Mas, se ainda tiver dúvidas ou quiser aprimorar suas estratégias, organizar e analisar seus dados, consulte-nos gratuitamente e tenha um diagnóstico assertivo para a sua empresa. Promovemos estudos de segmentação geográfica e modelos que providenciem as soluções necessárias.

Fale com um consultor

Leia também