O Marketing atual funciona com informações muito mais precisas, pois a alta competitividade do mercado pede campanhas personalizadas. Queremos que o cliente abra o nosso anúncio e sinta que foi feito exclusivamente para ele.

Uma das informações mais preciosas para personalizar as suas propagandas é a localização, por isso hoje vamos falar sobre o Geomarketing. Boa leitura!

O que é Geomarketing?

O Geomarketing é uma ferramenta que analisa os aspectos da localização do público, para que toda a abordagem da comunicação possa ser feita por meio de estratégias geográficas

O Geomarketing gera soluções mais personalizadas. Tanto o Outbound quanto o Inbound Marketing podem basear-se nos dados sobre a região do público para instalar uma empresa ou iniciar um projeto. A questão é considerar as características da localidade para adequar as soluções criadas

Atualmente, o Geomarketing é bastante utilizado pela internet. É comum navegadores solicitarem acesso à localização dos usuários. O próprio Google se adequa à localização para proporcionar a melhor experiência.

Com o uso do Geomarketing, as ações se tornam mais embasadas e objetivas, chegando até o público pelos canais adequados. É mais fácil saber os hábitos e comportamentos do consumidor quando identificamos aspectos geográficos, entendendo quais são os locais que o cliente frequenta, se é uma cidade grande ou pequena, quais lojas ele tem por perto, como são as estações na região, os concorrentes, quais os costumes, cultura e etc.

As marcas usam as informações captadas para segmentar campanhas, reduzindo custos com propagandas falhas, personalizando a comunicação e obtendo mais lucro.

As vantagens de aplicar o Geomarketing no seu negócio

Se você está abrindo um negócio, lançando um produto ou criando campanhas de publicidade, você precisa pensar no Geomarketing, não importando qual é o porte e idade da sua empresa.

O Geomarketing é usado por todos no mundo online, proporcionando o encontro entre consumidor e marca na hora certa. É uma imensa vantagem competitiva que pode guiar todos os seus departamentos, desde o atendimento até as vendas. Conheça mais vantagens da ferramenta:

Segmentação personalizada

O Geomarketing tem alto poder de segmentação do público-alvo em mínimos detalhes. A localização ajuda a mapear o comportamento do cliente com ferramentas para inteligência geográfica. Assim, você descobrirá comportamentos, interesses, hábitos e possibilidades. 

Com as informações coletadas, é hora de criar Personas e construir um planejamento de Marketing mais assertivo. Como a geolocalização pode te ajudar?

Pense que não vale a pena vender casacos de frio em uma região onde faz calor o ano inteiro, mas vale a pena vender roupas esportivas em uma região com muitas academias. 

Se quer construir uma loja física, ache um local promissor para venda. Além disso, se não há nenhum restaurante japonês na região e os consumidores procuram por esse tipo de comida, talvez seja a hora de abrir o seu. 

Maior engajamento da gestão de leads

Quando você direciona os seus conteúdos baseado na localização do usuário, há mais chances de gerar leads. As informações que você oferece serão mais relevantes para o público, direcionando para a loja mais próxima, por exemplo. A tendência é personalizar a comunicação, gerando mais interessados. 

Maior controle na taxa de conversão

Com mais leads e uma comunicação assertiva e personalizada, há maior controle da taxa de conversão. As campanhas bem segmentadas vão atingir consumidores no momento certo, e esse público estará mais propenso a finalizar a compra. 

Análise de dados de vendas 

As campanhas bem segmentadas trazem informações valiosas para as suas pesquisas. Se quer lançar algo novo no mercado, nada melhor do que estudar os dados captados a partir da região. Essas informações vão ser úteis para criar um planejamento estratégico, financeiro, de marketing e muito mais.

Integração com estratégias omnichannel

O Geomarketing gera informações que vão ser usadas de forma omnichannel, pois a metodologia ajuda a mapear todos os canais da empresa, melhorando a comunicação em todas as vias, online ou offline. Com o geomarketing, fica mais fácil integrar lojas físicas e digitais, baseando-se na mobilidade, preferências e comportamentos do cliente.

Com tantos benefícios, você deve estar interessado em aplicar o Geomarketing. Quer saber por onde começar? Leia mais no nosso artigo.

Case de sucesso com uso do Geomarketing

A Vinho & Ponto é uma franquia que, quando contatou a A.C.E. Consultoria, queria expandir suas unidades para o bairro de Boa Viagem. A marca queria conhecer mais a fundo os seus concorrentes, o público, o mercado em que estavam inseridos e, principalmente, encontrar a melhor localização para abrir o seu novo negócio.

A partir disso, a A.C.E. realizou um projeto que teve como foco entender o perfil, as preferências e os hábitos de consumo desse público-alvo, coletando grandes insights que ajudaram a encontrar o melhor lugar para abrir a empresa. 

Analisamos o perfil de compra da população daquele bairro e estudamos os dados da geolocalização para procurar os melhores pontos em Boa Viagem. Estudamos as estratégias de seus concorrentes e o próprio cliente final para ajudar a Vinho & Ponto a tomar decisões assertivas para se posicionar e se comunicar com o seu público. Assim, houve a abertura de um novo negócio com estratégias de marketing fortemente direcionadas.

Há dados preciosos que só podem ser coletados a partir da geolocalização. Os benefícios do Geomarketing geram casos de sucesso como o da Vinho & Ponto, que abriu seu  novo negócio com mais segurança e lucro. Estamos aqui para te ajudar a ter sucesso! Com a A.C.E., você vai adaptar as estratégias de forma otimizada para a sua empresa. Fale com os nossos consultores.

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