Tendência é uma mudança com grande propensão de ocorrer. Quando se refere ao mercado, falamos das transformações nos setores com impacto no mundo empresarial. O empresário com radar apurado para essas movimentações garante menos riscos, mantendo a vantagem competitiva da prevenção e do planejamento com antecedência. Captar as tendências de mercado significa estar um passo à frente da concorrência.

Ao decidirmos abrir um negócio, escolhemos entre apostar no conforto do que já conhecemos, com concorrência estabelecida e guerra de preços, ou arriscar em novos mercados, explorando tendências e descobrindo concorrentes.

No primeiro caminho, reduzimos custos, ajustamos nossa empresa e lutamos para conseguir um espaço cristalizado. Quando temos estrutura, são resultados quase sempre garantidos.

No segundo caminho, a criação de hábitos de consumo e inovação pede mais tempo, com resultados talvez mais grandiosos. Em ambos, não importando quão conhecido ou desconhecido é o mercado, o empresário não pode esquecer de manter o olho no que está por vir.

Identificar tendências de mercado é um item da inteligência competitiva

Tecnologias, novos conceitos, modelos de negócios, comportamentos… Principalmente em uma era digital e fluída, em constante movimento, onde as informações e mudanças surgem com velocidade e participam ativamente do mundo empresarial. Para enfrentarmos tais surpresas, é preciso atenção e estratégia. Ao prever tendências, a sua empresa avalia ações e campanhas com tempo prévio para um planejamento substancial.

Grandes empreendedores desenvolvem a capacidade de identificar oportunidades de negócios, lançar um novo produto e atender às necessidades do público. Esta habilidade apenas cresce com um mercado mais cheio de investimentos com bons retornos e lucro.

Quando o caminho é contrário, a estagnação se torna grande ameaça para o desenvolvimento empresarial. Empresas paradas não conseguem ser bem-sucedidas ou competitivas, pois seus métodos e produtos se tornam ultrapassados frente aos da concorrência. O combate à estagnação requer foco no mercado e nas necessidades dos clientes, norteadores de todas as decisões e ações em empresas humanizadas com cultura Customer Centricity.

Então, quais são as principais tendências de mercado para o futuro?

  • A sociedade digital

A sociedade já centraliza grande parte de sua vida em smartphones, de modo que o consumo por este canal entrou para o mercado definitivamente. Como empreendedores, precisamos estar atentos nesta ferramenta como prioridade para o negócio.

Em pesquisa levantada pela agência YouGov, 44% dos entrevistados entre 18 e 24 anos se sentem mais confortáveis ao conversar com novas pessoas por meio de redes sociais, tornando a tomada de decisão muito mais virtual do que física. Automação do pagamento, atendimento digital, uma experiência pensada no usuário com um site responsivo – ou seja, que muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que é exibido, bem como um planejamento de Marketing voltado para as métricas e necessidades do seu público-alvo são essenciais.

Além disso, a necessidade de transparência para os usuários trouxe profissionais ou equipes inteiras dedicadas à segurança dos dados, acelerando a expansão do mercado de segurança digital. Hoje há a criação a todo vapor de serviços e ferramentas que alimentam o segmento, trazendo novas oportunidades.

  • Mercado saudável e preocupações climáticas

A busca por qualidade de vida é uma crescente no mundo contemporâneo. O mercado saudável está em ascensão, ganhando cada vez mais espaço e tendo sua camisa vestida pelas diversas empresas que reconhecem as prioridades dos seus clientes.

De acordo com pesquisa da Euromonitor International, de 2017, o setor de produtos saudáveis movimentou R$ 92,5 bilhões no Brasil. A expectativa é que cresça mais 3% até 2022. É necessário que o seu negócio se adapte a essa realidade, envolvendo o seu produto/serviço em sustentabilidade e demonstrando os cuidados necessários para manter-se eco-friendly: a discussão pública em torno dos materiais plásticos, copos de café e canudos reutilizáveis é apenas uma entre as diversas mudanças que exigirão novas estratégias.

  • Microfranquias

As Microfranquias, que surgem com velocidade monstruosa atualmente, são uma solução viável em maio à crise financeira do país. Tem seus riscos, mas são menores do que iniciar uma empresa do zero. Apresentam modelos prontos para o franqueado, com versões micro de menor investimento, reduzindo chances de perda de dinheiro.

  • Mercado da experiência única do usuário

As relações humanas e experiências únicas do usuário ganham cada vez mais importância na medida de um tratamento mais personalizado digitalmente. Empresas precisam pensar desde socialmente, com cada vez mais inclusão e disrupção, até o individual – com uma experiência única pensada no usuário que utiliza sua marca. O assunto é humanização e personalização do serviço.

Um Marketing Interativo, que trabalha com recolhimento de dados sobre comportamento, preferências e tendências de consumo é algo que vem se firmando como essencial para os negócios modernos. As pessoas não compram mais apenas produtos, e sim experiências.

Para começar o ano entendendo a satisfação do seu cliente com a experiência que a sua empresa disponibiliza, confira nosso e-book e guia para avaliar a satisfação do público.

Agora que já sei algumas das tendências de 2020, como me manter sempre atualizado?

Estar pronto para 2020 é um passo ótimo, mas não para por aí. É necessária constância para avaliar e perceber as tendências do mercado, que sempre se remodelarão e modificarão com a passagem do tempo.

Como empresário, esteja pronto para viajar, despertar sua criatividade e fugir da rotina, abrindo a mente para novas ideias e perspectivas. Para se manter sempre antenado, é preciso buscar informações com regularidade. Verifique o que influenciadores digitais do seu nicho postam, acompanhe os seus concorrentes, visite feiras, eventos, palestras e não se isole. Google Trends, Google Insights e criação de alertas com o Google Alerts para notícias em sites de autoridade do seu segmento são ótimas opções.

Além disso, mantenha os gerentes e funcionários da sua empresa também atualizados, tornando o trabalho em equipe mais completo e otimizado. Se possível, disponibilize treinamentos e esteja sempre atento aos potenciais da sua equipe, avaliando-os individualmente e durante os processos para manter harmonia constante nos setores.

Lembre-se de trabalhar com dados claros e verdadeiros, tornando todas as estratégias mais objetivas e assertivas. Pesquisar nunca é demais, pois mantém a inovação e constância empresarial.

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