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Implemente Employee Experience e melhore sua gestão de pessoas

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Como implementar a cultura de Employee Experience?

Estimular o sentimento de dono, o exercício da empatia, um ambiente de trabalho positivo, oportunidade de crescimento e líderes que inspiram e contribuem para uma experiência positiva dos funcionários. Existem muitas maneiras de colocar em prática a cultura do Employee Experience, e esses pontos a baixos são apenas algumas dicas.

  1. A primeira etapa para implementar uma experiência do funcionário mais satisfatória e eficiente é entender como está a interação dos profissionais com a empresa, realizando pesquisa e feedbacks para identificar as dores e possíveis melhorias para implantar uma cultura que atenda com perfeição os funcionários, como partes fundamentais da estrutura organizacional e operacional da empresa, o entendimento do clima organizacional é de suma importância.
  2. Prezar sempre para que os mais altos cargos da empresa sejam vistos como líderes, que inspiram e investem nos potenciais do trabalhadores, auxiliando o desenvolvimento e crescimento de seus funcionários. Desmistificando que os altos cargos como superiores que estão apenas para deixar claro a hierarquia e distribuir normas e tarefas. Proporcionar uma ambiente horizontal e não investir na pirâmide hierárquica dos cargos dentro do ambiente empresarial, de fato, é um diferencial.
  3. Oferecer um ambiente de trabalho de crescimento e valorização é de suma importância para aproximar o trabalhador da cultura proposta pela organização. Proporcionar planos de carreiras que mostram em termos qualitativos e quantitativos os reconhecimentos devidos para os profissionais que estão sempre se destacando no trabalho, além de firmar convênios com instituições de ensino e investir em estratégias para melhorar o desempenho intelectual do profissional através de capacitações direcionadas por perfil.
  4. Torne o foco no funcionário como um foco no cliente, visto que, ambos estão totalmente relacionados, pois para ter um produto de qualidade é necessário que o desenvolvedor daquele produto ou serviço, esteja totalmente imerso e satisfeito com toda a atmosfera de produção. Então, é de suma importância que a qualidade de tratamento e entrega para o cliente seja tão preocupante quanto para o funcionário.
  5. Pense na jornada do colaborador, desde o momento que ele faça parte do processo seletivo para que ao entrar na empresa até o momento que ele vai sair de lá, sempre tenha em mente a preocupação de sempre fornecer o melhor tratamento e jornada dentro da empresa. Para que a divulgação positiva do ambiente de trabalho seja uma realidade e inspire outras pessoas a participar de um time que valoriza tanto o profissional.
  6. Proporcione momentos de motivação para equipe, seja nas reuniões semanais ou nas mensais. mas sempre procure desenvolver o sentimento de pertencimento a partir dos membros, com momentos de reconhecimentos por seus feitos que se destacaram, inspirar e engajar para os próximos desafios é de extrema validade.
  7. Incentive a flexibilidade, proporcionando um ambiente que entende e colabora para ajudar a diminuir as dificuldades dos funcionários. Empresas que investem em horário flexível se destaca no mercado como opções super válidas para se trabalhar, além de agregar muito valor ao funcionário, promovendo uma maior satisfação com a companhia, logo, proporcionando melhores resultados para os desafios.

Empresas que são exemplos em priorizar a experiência do funcionário

  • Airbn:

“Nós servimos aos nossos funcionários de diversas formas. Pode ser através da formulação de um cardápio para um programa de alimentação saudável e gostosa, ou fornecendo a eles nossa mais nova tecnologia, recrutando os melhores e mais brilhantes para compor nossas equipes, ou assegurando que os nossos prédios e espaços sejam otimizados para o ambiente de trabalho: a equipe de Experiência do Funcionário está em cada faceta do Airbnb. Nosso objetivo é dirigir a saúde e a felicidade da empresa — e nos divertimos muito fazendo isso!”

Em 2016 o Airbnb foi o #1 Best Place to Work ( Melhor Lugar para se Trabalhar) de acordo com o Glassdoor.com.

  • Nubank:

“A estrutura da empresa é algo diferente de tudo que já vi antes. Ela é bem horizontal, não tem muita hierarquia e muito menos burocracia. Aqui as decisões são tomadas rapidamente, temos autonomia e o mais legal é a capacidade que eu tenho de influenciar e mudar as coisas aqui dentro. Todos aqui são extremamente importantes e sentimos isso, o senso de dono está na veia.” Diz a jovem, Gabriela Silva Andrade, 25 anos, analista de People & Culture.

  • Google: 

“Eu fiquei muito surpreso com a quantidade de oportunidades que tive em tão pouco tempo. Os estagiários recebem uma atenção muito especial. Se você entregar resultados com qualidade, cada mais oportunidades de desenvolvimento são oferecidas”. Relata o jovem Pedro Barino, 24 anos, engenheiro de produção. 

Por um futuro organizacional mais humano e responsável

Tudo o que você faz na empresa começa com seus funcionários e a forma que você os trata ditará o caminho que sua empresa irá percorrer, se você não os tiver tratando como um bem extremamente valioso e poderoso, deve começar a aderir essa prática. A experiência do funcionário deve ser o presente, mas com certeza será o futuro do RH, pois é extremamente importante oferecer um bom ciclo de vida para os colaboradores dentro de uma organização.

E é preciso deixar claro que, uma boa experiência do funcionário não é criada a partir de mesas de pingue-pongue no ambiente de trabalho, pela qualidade do café ou cadeira de massagem no escritório, mas sim todo um bom contexto físico e emocional que o funcionário irá usufruir dentro da empresa. É proporcionar um trabalho significativo, um gerenciamento favorável, um ambiente de trabalho positivo e de crescimento que incentiva a confiança e liderança. 

Com isso, é necessário e válido que a empresas invistam cada vez mais na cultura e experiência do funcionário, no respeito e empatia por todos os membro da equipe, para que o ambiente e tudo inserido nele se torne mais harmonioso e propenso ao desenvolvimento, tornando a organização um destaque em termo cultural. Tornando o trabalho mais do que uma dignificação ao homem, mas oferecendo a ele todas as melhores sensações e oportunidades para que o futuro organizacional se torne cada vez mais humano e responsável socialmente

 

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