O mercado pede inovação, e muitos gestores ainda não sabem como aplicar e medir se essa inovação está indo bem. Afinal, a inovação parece tão subjetiva, então como mensurar?

Sim, existem indicadores de inovação para empresas, e nós vamos te apresentar eles hoje!

A finalidade dos indicadores de inovação

Avaliar processos dentro da empresa atualmente é prioridade. Se existe a possibilidade de medir os resultados com precisão, nenhum gestor deve deixar esse benefício de lado, e isso só é possível com os indicadores. 

Os indicadores são ferramentas que acompanham o desempenho de diversas atividades, ações ou situações em uma empresa – no caso do nosso artigo, a inovação. Assim, auxiliam a gestão, a formulação de estratégias e a tomada de decisões. 

Vantagens do uso de indicadores de inovação em uma empresa

Agora que você já captou o conceito e finalidade principal dos indicadores de inovação, entenda quais vantagens ele proporciona para o seu negócio:

Análise completa da capacidade de inovação da empresa

Medir a capacidade de inovação que é atingida pelos colaboradores e pela gestão que permite analisar essas ações e descobrir se os resultados encontrados estão de fato sendo os desejados.

Compreensão direta de qual área focar para maior desenvolvimento da gestão

A partir dos resultados, é possível verificar onde melhorar. Essa análise é uma prioridade, pois sem ela é impossível manter a competitividade do negócio no mercado.

Maior entendimento das práticas e resultados obtidos

Assim, a equipe e a liderança terão entendimento do andamento de todas as ações de inovação presentes na empresa, desde testes de projetos, até o que já foi implementado no mercado.

Melhoria e possibilidade contínua do potencial de inovação

Por fim, a empresa poderá implementar as melhorias necessárias para que a empresa consiga manter a constante inovação que o mercado pede.


Com o tempo, toda a empresa vai perceber como os indicadores de inovação trabalham para fortalecer os resultados empresariais. Conheça alguns:

Na redução de custos

Inovar ajuda a reduzir custos. Ao implementar uma ideia inovadora, o índice de redução de custos é um indicador ideal.

Investimento em P&D 

Inovação tecnológica apenas contribui para a sua empresa, por isso conte com o indicador da quantidade de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Novas ideias geradas 

A inovação vem de ideias que são testadas e dão certo. Por isso, medir quantas ideias são geradas é o ideal, mesmo que não acabem sendo concretizadas.

Organização dos projetos em andamento

Esse é o indicador das ideias em andamento. Quantos novos projetos a sua empresa está executando?

E como é possível mensurar os resultados a partir desse programa de ideias? 

Invista em gráficos e painéis que mostrem os dados claramente para os colaboradores, de forma que o controle geral possa ser mensal, mas que o controle do dia a dia possa ser de todos, e ainda:

Gostou das nossas dicas? Nós temos muito mais de onde essas saíram! Há muito benefício em estabelecer um desenvolvimento positivo e organizado, com métodos que aumentem a sua competitividade no mercado. A A.C.E. Consultoria tem uma equipe capacitada e especializada em inovação, pronta para te preparar para crescer!

Fale com um consultor

Leia também