O setor varejista é um dos mais competitivos e mais cheios de inovações. A tecnologia avança com rapidez, e, da mesma forma que melhora o trabalho e transforma os processos, também requer adaptação por parte das empresas.

Nesse post, queremos te ajudar a preparar o seu negócio varejista para o futuro, lidando bem com as ambiguidades do mercado atual. Então vamos lá!

A estratégia de inovação no setor do varejo

A inovação no varejo está ligada à mudança na forma com a qual o produto ou serviço passarão a ser entregues ao público. As novas soluções em venda buscam obter maior atenção e satisfação dos consumidores.

Esse processo não precisa necessariamente exigir a utilização de mais recursos, mas no mínimo pede que o varejo se adapte e busque outros recursos, independente do valor investido. O que se busca, por fim, é um impacto positivo na qualidade dos produtos e serviços e na relação com o público.

A inovação tende estar nas soluções mais criativas para problemas reais do negócio. Não se trata de mudar o negócio por completo, mas de melhorá-lo.

Como implementar a estratégia da inovação?

Agora vamos para a prática: como aplicar estratégias de inovação no varejo?

A inovação não deve estar limitada a um departamento da empresa, e muito menos a representante específico da loja. O essencial é trabalhar numa verdadeira cultura de inovação, ou seja, na criação de hábitos e padrões na empresa para a promoção da criatividade, geração de ideias e uso de novas metodologias.

Quer saber mais sobre como ter a inovação no dia a dia da empresa? Aprenda aqui a fazer essa gestão.

Recomendamos:

  • Reuniões frequentes para geração de insights;
  • Estudo dos concorrentes e do mercado para encontrar novas tecnologias;
  • Estudo dos clientes para descobrir novas tendências e mudanças no comportamento;
  • Estudo do seu produto para entender como otimizá-lo;

E onde implementar essas melhorias? Para obter essa resposta, utilize o bom e velho mapeamento de processos. Se você ainda não conhece a ferramenta, confira o nosso artigo sobre como fazer um mapeamento de processos. O importante é estudar os seus fluxos e entender o que pode ser otimizado pela inovação.

Após essa adoção, é preciso visualizar bem as transformações e entender quais irão gerar resultados de fato efetivos para o varejo e em quanto tempo. Recomendamos que você faça isso através dos indicadores de inovação.

Mantenha esses pontos em foco durante a adoção e análise das melhorias:

  • Busque soluções que irão oferecer uma jornada positiva para o cliente no varejo. 
  • Não é preciso investir muito, apenas foque em soluções criativas e estratégicas.
  • Estude as tendências do Varejo e do Marketing 5.0.
  • Conte com o apoio de especialistas.

A inovação no varejo está ligada ao risco, então todas as soluções encontradas devem ser analisadas. 

Como analisar a necessidade de inovação na gestão do varejo?

A implementação de tudo o que é considerado inovação deve ser rotina na loja, deve estar presente nos dias de funcionamento. Para encontrar onde é importante encaixar novas soluções, como já dissemos, você deve contar com um bom mapeamento de processos para entender o andamento das atividades.

As soluções de inovação devem ser adotadas quando, externamente:

  • O cliente demonstrar que espera mudanças nos processos da empresa;
  • A empresa entender que a sua forma de funcionar não é suficiente para manter a qualidade na prestação do serviço;
  • O mercado mostrar inovações que cabem dentro da realidade da empresa;
  • O mercado exigir a inovação por parte da empresa;
  • Houver mudanças significativas no comportamento do consumidor;
  • A empresa entender que deve evoluir, independente de uma real necessidade, mas sim por causa de sua capacidade de expansão;

Internamente, deve ser analisado:

  • Em qual processo é possível diminuir falhas?
  • Como é possível incentivar a equipe e auxiliá-las no trabalho diário?
  • Quais processos requerem maior logística, tempo e recursos?

Essas perguntas devem ser constantes, pois o cenário sempre muda por causa da alta velocidade do mercado. É sempre preciso analisar e colocar em prática as inovações do setor.

Sabemos que inovar pode nem sempre ser fácil, ainda mais com segmentos tão acelerados na economia! No mundo digital, tudo é instável, tudo muda, e o gestor pode sentir dor de cabeça ao tentar acompanhar. Por isso, queremos te ajudar. Somos referência em inovação e temos profissionais capacitados para guiar na construção de uma cultura de inovação!

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