O cenário atual, causado pela pandemia do Covid-19, agravou a crise financeira em um país que estava se recuperando de uma crise econômica, provocando quebras e até falências de algumas empresas.

Entretanto, houve uma adaptação de alguns negócios para o meio digital, aumentando a competitividade no meio de comércio da atualidade. Agora, mais do que nunca, o comportamento do consumidor deve ser levado em conta.

Com essas rápidas mudanças, o estudo de mercado precisa estar sempre atualizado, um dos frutos da modernidade é a Inteligência de Mercado.

Business Intelligence ou BI ou até mesmo Inteligência competitiva, são vários nomes para definir a técnica que revolucionou a forma como ocorre a análise de cenário. A Inteligência de Mercado consiste em um conjunto de técnicas e metodologias para captar e monitorar dados relacionados à empresa, tais como: perfil do público-alvo, estratégias da concorrência, tendências de comportamento do consumidor, entre outras coisas.

Inteligência de Mercado x Pesquisa de Mercado

Mas não confunda Inteligência com Pesquisa de Mercado.

Inteligência tem a ver com o direcionamento e visão estratégica para a tomada de decisões, já pesquisa tem foco na análise dos dados e informações.

A inteligência competitiva fornece um melhor entendimento sobre os negócios da sua empresa, desde os procedimentos internos à divulgação dos seus produtos ou serviços. Também possibilita que os resultados com as estratégias de marketing, vendas e relacionamento com o cliente sejam potencializados, pois essa técnica fornece dados confiáveis sobre o posicionamento da marca, impressões do cliente, entre outras informações.

Business Intelligence em alguns casos pode ser imprescindível:

  • Direcionar estratégias;
  • Auxiliar na tomada de decisões;
  • Cenário de crise;
  • Lançamento de uma nova marca ou de um novo produto/serviço;
  • Avaliar percepções de marca e satisfação de clientes e colaboradores;
  • Mensurar o valor de marca da empresa, direcionar posicionamento e ações, melhorar a experiência do cliente e colaborador;
  • Melhorar a competitividade da empresa; entender comportamentos, hábitos e necessidades do cliente etc.

Inteligência de Mercado em um cenário de crise

Em meio à uma crise, as empresas começam os cortes de gastos pelo que consideram menos prioritário para o negócio, dando lugar ao que traz retorno de investimento a curto prazo. Infelizmente, os investimentos em Inteligência de Mercado acabam sendo cortados, como por exemplo o geomarketing.

“O geomarketing é bastante lembrado como uma ferramenta voltada para expansão, portanto, aliada aos momentos de crescimento e prosperidade. Porém, essa visão é claramente incompleta, o geomarketing oferece recursos igualmente poderosos para aqueles preocupados em conservar ou fortalecer suas posições em momentos difíceis”.(Reinaldo G. Gregori – Diretor da Cognatis)

Há diversos fatores em que a Inteligência competitiva fará diferença na gestão de negócios  durante a crise:

  1. Minimização custos por meio da identificação de potenciais riscos e suas soluções.
  2. A escolha do melhor ponto de venda (PDV), por levar em consideração os hábitos culturais, comportamentais e socioeconômicos de acordo com a região onde vive.
  3. Acompanhamento de mudanças do mercado a partir da interpretação de dados sobre consumo, comportamento de compra e outras variáveis relevantes, tornando possível entender quais necessidades poderá surgir nesse mercado que está em constante mudança.

Em qualquer cenário de crise, os hábitos e comportamentos do consumidor tornam-se instáveis, assim como o mercado. 

É importante transmitir uma postura de equilíbrio. Uma boa pesquisa, com captura de dados e transformando-os em Inteligência, mostrará que a empresa sabe para onde está indo e com o que está lidando.

Esses são alguns dos motivos que torna essencial a Inteligência de Mercado dentro de uma empresa, especialmente em um cenário de crise, que agrava ainda mais essa necessidade. Ao utilizar essa e outras ferramentas de gestão de forma estratégica, seu negócio terá maior estabilidade e competitividade, diferenciando-se da concorrência e entregando soluções mais assertivas.

Não pode faltar Pesquisa de Mercado

Sabe-se que é um período difícil, com várias equipes em isolamento social e algumas trabalhando home office. Sem um bom direcionamento estratégico a produção não consegue funcionar corretamente à distância.

Porém, mesmo com a equipe longe, a empresa pode investir em pesquisas de mercado e análise de dados. São essas informações que irão marcar a tomada de decisões e para onde o mercado está caminhando.

Seguem alguns pontos importantes que devem ser levados em conta durante uma crise:

Mas, como falado anteriormente, é muito importante ter uma visão estratégica, ela que auxiliará nas soluções e fará toda a diferença nas pesquisas. Os dados por si só não promovem mudanças, é necessário tomar decisões assertivas e estratégicas, aí é onde entra a Inteligência de Mercado.

Materiais Complementares

Para te ajudar nesse momento, sugerimos os seguintes artigos aqui do blog:

Gestão de crises: Como cuidar da saúde do seu negócio em tempos difíceis.

Home office – A alternativa para o crescimento das empresas em tempos de crise.

Gestão Financeira: Como passar pela crise sem perder sua empresa.

Além do nosso e-book Gestão de crise: planejamento e inovação para superar a crise.

Nós da A.C.E. Consultoria estamos comprometidos com a gestão de crise das empresas no cenário pernambucano. Estamos buscando formas de como ajudar você empreendedor a passar por esse período complicado. Qualquer dúvida entre em contato conosco, estaremos à disposição para ajudar sua empresa sempre que precisar.

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