O cenário atual, causado pela pandemia do Covid-19, agravou a crise financeira em um país que estava se recuperando de uma crise econômica, provocando quebras e até falências de algumas empresas.
Entretanto, houve uma adaptação de alguns negócios para o meio digital, aumentando a competitividade no meio de comércio da atualidade. Agora, mais do que nunca, o comportamento do consumidor deve ser levado em conta.
Com essas rápidas mudanças, o estudo de mercado precisa estar sempre atualizado, um dos frutos da modernidade é a Inteligência de Mercado.
Business Intelligence ou BI ou até mesmo Inteligência competitiva, são vários nomes para definir a técnica que revolucionou a forma como ocorre a análise de cenário. A Inteligência de Mercado consiste em um conjunto de técnicas e metodologias para captar e monitorar dados relacionados à empresa, tais como: perfil do público-alvo, estratégias da concorrência, tendências de comportamento do consumidor, entre outras coisas.
Inteligência de Mercado x Pesquisa de Mercado
Mas não confunda Inteligência com Pesquisa de Mercado.
Inteligência tem a ver com o direcionamento e visão estratégica para a tomada de decisões, já pesquisa tem foco na análise dos dados e informações.
A inteligência competitiva fornece um melhor entendimento sobre os negócios da sua empresa, desde os procedimentos internos à divulgação dos seus produtos ou serviços. Também possibilita que os resultados com as estratégias de marketing, vendas e relacionamento com o cliente sejam potencializados, pois essa técnica fornece dados confiáveis sobre o posicionamento da marca, impressões do cliente, entre outras informações.
Business Intelligence em alguns casos pode ser imprescindível:
- Direcionar estratégias;
- Auxiliar na tomada de decisões;
- Cenário de crise;
- Lançamento de uma nova marca ou de um novo produto/serviço;
- Avaliar percepções de marca e satisfação de clientes e colaboradores;
- Mensurar o valor de marca da empresa, direcionar posicionamento e ações, melhorar a experiência do cliente e colaborador;
- Melhorar a competitividade da empresa; entender comportamentos, hábitos e necessidades do cliente etc.
Inteligência de Mercado em um cenário de crise
Em meio à uma crise, as empresas começam os cortes de gastos pelo que consideram menos prioritário para o negócio, dando lugar ao que traz retorno de investimento a curto prazo. Infelizmente, os investimentos em Inteligência de Mercado acabam sendo cortados, como por exemplo o geomarketing.
“O geomarketing é bastante lembrado como uma ferramenta voltada para expansão, portanto, aliada aos momentos de crescimento e prosperidade. Porém, essa visão é claramente incompleta, o geomarketing oferece recursos igualmente poderosos para aqueles preocupados em conservar ou fortalecer suas posições em momentos difíceis”.(Reinaldo G. Gregori – Diretor da Cognatis)
Há diversos fatores em que a Inteligência competitiva fará diferença na gestão de negócios durante a crise:
- Minimização custos por meio da identificação de potenciais riscos e suas soluções.
- A escolha do melhor ponto de venda (PDV), por levar em consideração os hábitos culturais, comportamentais e socioeconômicos de acordo com a região onde vive.
- Acompanhamento de mudanças do mercado a partir da interpretação de dados sobre consumo, comportamento de compra e outras variáveis relevantes, tornando possível entender quais necessidades poderá surgir nesse mercado que está em constante mudança.
Em qualquer cenário de crise, os hábitos e comportamentos do consumidor tornam-se instáveis, assim como o mercado.
É importante transmitir uma postura de equilíbrio. Uma boa pesquisa, com captura de dados e transformando-os em Inteligência, mostrará que a empresa sabe para onde está indo e com o que está lidando.
Esses são alguns dos motivos que torna essencial a Inteligência de Mercado dentro de uma empresa, especialmente em um cenário de crise, que agrava ainda mais essa necessidade. Ao utilizar essa e outras ferramentas de gestão de forma estratégica, seu negócio terá maior estabilidade e competitividade, diferenciando-se da concorrência e entregando soluções mais assertivas.
Não pode faltar Pesquisa de Mercado
Sabe-se que é um período difícil, com várias equipes em isolamento social e algumas trabalhando home office. Sem um bom direcionamento estratégico a produção não consegue funcionar corretamente à distância.
Porém, mesmo com a equipe longe, a empresa pode investir em pesquisas de mercado e análise de dados. São essas informações que irão marcar a tomada de decisões e para onde o mercado está caminhando.
Seguem alguns pontos importantes que devem ser levados em conta durante uma crise:
- Fazer uma boa pesquisa de mercado;
- Jornada do Cliente, mapeando a experiência do cliente diante das mudanças e seus impactos na empresa;
- Análise do cenário, entendendo os impactos do cenário externo à empresa, buscando identificar oportunidades, ameaças, insights e tendências;
- Análise da concorrência, aprender com o movimento da concorrência para amenizar riscos e sair à frente;
- Pesquisa com colaboradores, avaliando a experiência do funcionário com seu modelo de trabalho atual, melhorando assim a comunicação interna da empresa e evitando problemas futuros;
- Pesquisa de satisfação de clientes. Mesmo a distância essa pesquisa pode ser feita, utilizando as redes sociais, por exemplo;
- Segmentação de mercado. Aproveitar esse momento para buscar um novo caminho que sua empresa possa criar, com inovação, sempre destacando-se no meio de tantos concorrentes. Tendo o cuidado para não diversificar demais e acabar saindo do seu mercado;
Mas, como falado anteriormente, é muito importante ter uma visão estratégica, ela que auxiliará nas soluções e fará toda a diferença nas pesquisas. Os dados por si só não promovem mudanças, é necessário tomar decisões assertivas e estratégicas, aí é onde entra a Inteligência de Mercado.
Materiais Complementares
Para te ajudar nesse momento, sugerimos os seguintes artigos aqui do blog:
Gestão de crises: Como cuidar da saúde do seu negócio em tempos difíceis.
Home office – A alternativa para o crescimento das empresas em tempos de crise.
Gestão Financeira: Como passar pela crise sem perder sua empresa.
Além do nosso e-book Gestão de crise: planejamento e inovação para superar a crise.
Nós da A.C.E. Consultoria estamos comprometidos com a gestão de crise das empresas no cenário pernambucano. Estamos buscando formas de como ajudar você empreendedor a passar por esse período complicado. Qualquer dúvida entre em contato conosco, estaremos à disposição para ajudar sua empresa sempre que precisar.