Manter os colaboradores estimulados é um problema de todos os empresários. Com uma equipe que veste a camisa da empresa, é muito mais fácil estipular metas, ter insights, reuniões produtivas e resultados positivos. É para isso que serve o Marketing de Incentivo: um conjunto de ações que motivam os seus colaboradores de trabalho, demonstrando que, na prática, as recompensas para um bom trabalho podem ser ainda maiores do que um bônus salarial ou um elogio.

Ações como essas abarcam todas as empresas, de quaisquer setores e de médio ou grande porte. Apesar de ser mais comum ver essa forma de incentivo em equipes de venda, distribuição e revenda, elas estão ficando cada vez mais populares entre diferentes tipos de negócios. Afinal, em meio a um mundo tão competitivo, é preciso manter colaboradores e funcionários engajados para garantir o desempenho, a produtividade e a eficiência da sua empresa. Para isso, o Marketing de Incentivo vem nos salvar.

O Marketing de Incentivo atrai e potencializa os talentos individuais

Os salários já não são o motivo único para atrair profissionais qualificados. Ações de incentivo em uma empresa que valoriza o profissional é primordial. A retenção de talentos se trata de conseguir mantê-los e, também, dá-los espaço para trabalhar seus potenciais.

Melhora o ambiente empresarial

Com o Marketing de Incentivo, a tendência é que o ambiente da empresa melhore, os funcionários se sintam mais reconhecidos, valorizados e, assim, impelidos a se dedicarem. Teremos um clima organizacional positivo e mais engajamento nos propósitos e objetivos da empresa.

Aumento da produtividade

Com talentos reconhecidos e potencializados, funcionários engajados e mais conscientes dos objetivos da empresa, teremos uma clara melhoria no desempenho e produtividade.

Satisfação do consumidor

O consumidor final, mesmo não estando diretamente no ambiente onde ocorre o Marketing de Incentivo, é alvo dos funcionários mais empenhados. Assim, mais dispostos a vender, solucionar problemas, garantir uma ótima experiência e satisfação. Além disso, com a equipe mais dedicada, sua empresa funcionará melhor, e o produto final será aprimorado em todos os aspectos possíveis.

Dicas de ações práticas de incentivo para colher os benefícios

Você já deve ter percebido quantos benefícios são possíveis quando se utiliza um bom Marketing de Incentivo. Agora é hora de entender por onde começar.

Descubra a motivação e o objetivo

Qual é o principal motivo para realizar as ações? A rotatividade interna de funcionários está alta? Os colaboradores não estão satisfeitos/cumprindo as metas da empresa? Qual é o problema que você quer solucionar?

Quando perceber qual a motivação por trás do início da campanha, definirá o objetivo: aumentar as vendas, atrair profissionais novos e qualificados, fidelizar os que já estão na empresa, etc.

Determine o regulamento para o público-alvo

Para a campanha, são necessários metas e objetivos que devem ser cumpridos pelos participantes. Defina o regulamento, as métricas e o prêmio que garanta total atenção dos colaboradores. Lembre-se que é vital ter a opinião dos funcionários durante o inteiro processo. Os incentivos devem ser executáveis, realistas e justificados pela contribuição do profissional ao negócio.

Claro, não adianta criar a ação e não oferecer os recursos para que os profissionais alcancem as metas. Garanta que os seus funcionários estejam no melhor ambiente para participarem das etapas.

Invista na sua campanha de incentivo

Lembre-se que é uma campanha de Marketing e precisa de divulgação. Seu público-alvo precisa ser impactado. Crie um evento para divulgar a sua ação, deixando claro os objetivos da empresa em fortalecer os vínculos colaborativos e aumentar os resultados. Esse é um excelente passo de motivação.

Analise o resultado final

Chegamos na hora de analisar os feedbacks e dados obtidos. Ao final da campanha, reúna os profissionais para saber que acharam sobre o inteiro processo. Lembre-se de, da próxima vez, investir em premiações diversas, modificando as metas e bonificações. Isso também trabalha a criatividade da empresa e aumenta o englobamento de profissionais, permitindo que você monte ações cada vez melhores.

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