Você que já é empreendedor ou que está pensando em desbravar a área do empreendedorismo, já deve ter ouvido falar de Modelos de Gestão e Modelos de Negócio. A grande maioria pensa que esses dois modelos são a mesma coisa, porém são totalmente distintos, cada um em sua área, e mesmo assim se complementam para estruturar sua empresa.

Ambos são importantes para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado com uma boa gestão e em busca da inovação constante. Hoje diversos modelos de negócio são aplicados em várias empresas, mas com o Isolamento Social novos modelos de negócio surgiram para suprir a necessidade dos consumidores.

O que você, empreendedor (a), precisa ter em mente é que tudo está em constante evolução, e isso impulsiona mudanças profundas nas empresas, chegando, inclusive, a demandar a expansão do modelo de negócio da empresa para o digital, ou encontrar novos nichos no mercado. Ressignificar é preciso, principalmente quando o consumidor pede mais de você.

O que seria então “Modelo de Negócio” e “Modelo de Gestão”?

Modelo de negócio está ligado a entrega de valor ao público. Ele descreve  a forma que essa entrega é feita ao público de interesse de uma campanha, sejam shareholders (acionistas) ou stakeholders (partes interessadas e fornecedores). Em resumo, é o modelo de como a empresa faz negócio.

Uma ferramenta excelente para auxiliar na estruturação do modelo de negócios da sua empresa é o Canvas.

“O modelo de negócios é a forma como a empresa cria, entrega e captura valor”.

(SEBRAE, 2016).

Exemplos de modelos de negócio são as franquias, como a Subway, assinaturas como Netflix, Freemium como o Spotify, entre outros.

Modelo de gestão é a forma que a empresa organiza todos os processos que acontecem, desde a produção até a entrega ao cliente final. O objetivo é que a gestão empresarial esteja alinhada com os valores e crenças organizacionais, dessa forma o público desejado entenderá o que o seu negócio promete e entrega de valor ao consumidor.

É nesse modelo que a gestão de processos trabalha em busca da melhoria contínua de processos, que irá refletir diretamente no feedback do cliente, pois a sua equipe precisa estar padronizada com as normas empresariais de trabalho e atendimento, esses e outros processos que devem ser constantemente analisados.

Existem diversas ferramentas para gestão de processos, no mercado, úteis para os mais variados setores, como o Trello para o setor organizacional, o Zoom, para videoconferências com equipes em home office, o Cawemo para mapeamento de processos, entre diversas outras.

Os modelos de gestão mais usados são o Modelo de gestão por resultados (metas são definidas para líderes e colaboradores), Modelo de gestão por processos (ligado diretamente a gestão de processos) e o Modelo de gestão participativa (as decisões são tomadas por todos: líderes e colaboradores).

Mas como eles se complementam?

Eles estão diretamente interligados.

De forma bem resumida, o Modelo de Gestão trabalha para montar um Modelo de Negócio viável, com a redução de perdas de recursos, ou seja, ele organiza sua empresa internamente e (re) desenha o Modelo de Negócio ideal.

E o modelo de negócio, desenhado pelo Modelo de Gestão, é a forma que o empreendimento vai chegar aos clientes com entrega de valor positiva, em busca de encantar e fidelizar o seu público. Por isso que se complementam e, arriscamos dizer, que um não vive sem o outro.

Na prática: Como criar o Modelo de Gestão e o Modelo de Negócio

  • Como criar um Modelo de Negócio

Como falado anteriormente, existem diversos modelos de negócio, e cada um é aplicável a determinado tipo de empresa. Eles estão em constante mudança para se adaptar ao mercado e novas tecnologias, como é o caso dos Modelos de Negócio Digitais, por exemplo.

O Canvas é uma ferramenta com um método prático e ágil de visualização do negócio. Em apenas um quadro, baseado em 9 elementos, ele te fornece o direcionamento da empresa e como ela se comporta. Além de ser uma ferramenta simples, possibilita o envolvimento de toda a equipe durante o processo.

  • Como criar ou inovar o seu Modelo de Gestão

O mercado influencia o seu Modelo de Gestão, porque é por meio das oscilações do mercado que o modelo pode modificar processos a qualquer momento e se adaptar ao consumidor.

‘E como lançar meu negócio com um Modelo de Gestão sem erros?’ Erros vão existir sempre, assim como crises inesperadas que podem ser internas ou externas; o que vai diferenciar o seu negócio é estar preparado para as intempéries que possam surgir.

Antes de entrar no mercado busque validar sua ideia e ter a certeza que ela é viável para o nicho escolhido, você pode utilizar a ferramenta Design Sprint para transformar a sua ideia em algo tangível de forma rápida e assertiva. A metodologia ágil de gerenciamento é amplamente utilizada em diversas empresas com métodos que permitem o impulsionamento do negócio e auxiliam na inserção de inovação em várias áreas da empresa.

Um exemplo de metodologia ágil é o Scrum, focado no gerenciamento de atividades definindo metas e prazos para desenvolvimento de projetos, o que cria um senso de urgência e acaba com a procrastinação.

O Canvas também pode ser usado no Modelo de Gestão, pois também pode ajudar:

  • Contemplando stakeholders atuais e potenciais;
  • Ampliando o foco do gestor para além do status quo;
  • Mostrando as possibilidades fora da zona de conforto;
  • Estendendo a atenção para áreas potenciais de competência, entre outros.

Gestão de empresas demanda dedicação e resiliência. Recomendamos o auxílio de profissionais capacitados para oferecer todo aporte necessário para te ajudar nessa missão e se manter de forma positiva no mercado.

A A.C.E. Consultoria busca constantes melhorias e formas de inovar para oferecer o melhor do mercado aos seus clientes, por meio do nosso serviço de consultoria em inovação você terá acesso a tudo que podemos te ajudar. Entre em contato com nossos especialistas.

Fale com um consultor

Leia também