O termo Food Service (serviços de alimentação) é referente aos produtores e distribuidores de insumos e alimentos fora do lar – e também de seus maquinários e equipamentos. Ou seja, operadoras, restaurantes, padarias, fast food, lanchonetes, cantinas, cafeterias, bares, churrascarias, docerias e afins. Um setor que cresce constantemente dentro do mercado de alimentação, envolvendo toda empresa que produza alimentos para o consumidor final.

Seu crescimento veio também com a pressa do novo mundo: refeições de improviso feitas na rua, no meio do caminho ou em restaurantes próximos ao trabalho proporcionam praticidade, satisfação e uma grande quantidade de opções.

A administração Food Service

O mercado Food Service engloba negócios complexos, que envolvem diversos departamentos, stakeholders, funcionários, varejo e atacado, parceiros, prestadores de serviço, fornecedores e uma logística bem ampla de compra e estoque. O gerenciamento exige uma visão 360º do negócio, contemplando toda a cadeia referente ao negócio.

Pequenos desperdícios ou diferenças não percebidas entre registros e estoques, erros de funcionários ao atender o cliente, irregularidades no financeiro… Qualquer grau fora da visão pode causar prejuízo. É claro, para tanta assertividade, é necessária uma cultura operacional com tecnologias que supere as dificuldades, maximizando a organização e apoiando a gestão para a eficiência da empresa.

Dicas para uma gestão 360 no mercado Food Service

Diante dessa complexidade, é um desafio manter o padrão de qualidade – tanto durante a gestão do processo, quanto no atendimento, produto final e distribuição. O impacto de resultados negativos em uma parte da cadeia reflete em todo o processo, comprometendo a experiência do cliente e o pós-venda.

Todas as áreas e pontos de contato precisam funcionar perfeitamente. Mas como manter o controle em cada processo, de forma que saiam bons resultados com economia e eficiência? Aqui vão algumas dicas e serviços ACE que podem te ajudar:

  • Pense na jornada do cliente

A jornada do cliente precisa sempre ser o foco do seu negócio. Um restaurante do futuro não pode deixar passar esse aspecto tão importante para a eficiência do serviço. Na realidade, restaurantes são ótimos exemplos de como cada aspecto importa para a satisfação: desde a recepção, o atendimento dos funcionários até o sabor e formato/eficiência do fornecimento e estoque da comida.

Pense no ciclo de vida do seu cliente, lembrando que o bom tratamento por parte dos funcionários estará em quase todos esses tópicos. Como melhorar cada aspecto dessa jornada?

  • A primeira impressão com a sua marca

– O Marketing e o visual da sua empresa

– As boas referências

  • O ato de ir até o restaurante ou escolher por um aplicativo

– A aparência, conforto e comodidade do food service

– As boas opções do cardápio

– A adaptabilidade ao meio digital

  • A escolha/o pedido efetuado

– A rapidez da preparação e do Delivery

  • O recebimento e pagamento

– O sabor, a boa apresentação e o bom condicionamento

– A velocidade e praticidade da hora de pagar

  • O pós-venda

– Uma jornada eficiente e com plena satisfação

– O remarketing da sua empresa

– As boas referências

Se quiser um artigo mais específico para entender a jornada do seu cliente, confira o material que preparamos.

  • Mapeie e padronize a melhor experiência

Para garantir uma experiência otimizada, é importante pensar no mapeamento de processos e na padronização de serviços, dois recursos sobre os quais já falamos que são capazes de aprimorar a capacidade da sua empresa para formar sempre os melhores resultados. Quando você conhece (mapeia) e padroniza os seus produtos e serviços, você está otimizando esse trajeto de forma a garantir sempre uma ótima experiência para o cliente.

  • Pense no planejamento de Marketing

Um bom planejamento de marketing está presente desde o pré-venda, mantendo um relacionamento com o consumidor e garantindo também um excelente pós-venda.

Para trabalhar na garantia de bons resultados, consulte o nosso artigo sobre Planejamento de Marketing e fale com os nossos especialistas. O plano construído contemplará uma melhor experiência do cliente de acordo com as características e necessidades da sua empresa.

  • Inovação é sempre importante

O Food Service precisa pensar em mobilidade, conectividade… Afinal, teremos pedidos simultâneos. Alternativas como comandas eletrônicas em sua empresa física e adaptação aos dispositivos móveis digitalmente é essencial para maior qualidade de atendimento.

Além disso, é importante também trabalhar com o processamento de informações sobre o seu negócio para compreendê-lo e mantê-lo sempre mapeado. Fale com um dos nossos especialistas para garantir um diagnóstico gratuito dos seus dados.

Fale com um consultor

Leia também