Você tem dúvidas sobre como gerir as suas estratégias? No meio desse momento tão delicado para o mundo, a saúde e a economia, os gestores se sentem inseguros na tomada de decisões. Os desafios do “normal” se juntam às dúvidas do “novo normal” e precisamos de dados que possam indicar os caminhos para não errarmos feio nas estratégias. Uma ótima forma de conseguir as informações necessárias para um planejamento assertivo é a Pesquisa de Mercado.

O que é a Pesquisa de Mercado?

A boa pesquisa de mercado é essencial para tomar decisões com mais segurança na economia instável (e na estável também) e manter alta a competitividade da sua empresa. A pesquisa de mercado é, na prática, um estudo sobre o mercado, o consumo e os consumidores para orientar formalmente a empresa na postura certa. A pesquisa pode ser feita antes ou depois da empresa ser de fato formada, em todas as fases do empreendimento. Na realidade, a preferência é que esse estudo seja feito periodicamente.

Quais são os benefícios da Pesquisa de Mercado?

Não é preciso falar que a Pesquisa de Mercado tira um grande fardo das costas do gestor e das equipes, não é? Encontrar informações que nos guiem é uma grande ajuda para qualquer empreendedor, e na realidade uma ferramenta essencial para que erros não sejam cometidos. A Pesquisa de Mercado precisa ser inserida na vida dos empreendedores como algo costumeiro, um guia necessário para novos projetos, não mais como uma exceção. 

Você entenderá o seu público

Uma cultura voltada para o consumidor, Customer Centricity e Customer Success, precisa de muita pesquisa para ser implementada. É necessário conhecer as tendências de compra, as mudanças de comportamento e a personalidade do consumidor. Faz parte da Pesquisa de Mercado estudar o seu público.

Você entenderá o seu mercado

A Pesquisa de Mercado é a melhor forma de entender a concorrência, o público, o que as outras empresas estão fazendo… O estudo te dará as informações necessárias para entender se há viabilidade econômica para melhorias, o quanto o seu setor está afetado pela crise, as oportunidades e ameaças.

Você terá os dados que precisa para construir a estratégia ideal

Com todas essas informações, com certeza as suas estratégias serão otimizadas. Você poderá entender como reagir às novas necessidades e comportamentos dos consumidores, como se preparar para as tendências e novas ameaças, criar planejamentos assertivos e definir a estratégia ideal, identificando erros já existentes e as inovações que poderão ser aplicadas.

O estudo necessário para criar novos projetos

Além de ser uma ferramenta que te dará dados constantes para as decisões diárias, a pesquisa de mercado pode e deve ser base para novos projetos. É importante para a saúde da sua empresa que o gasto de recursos (financeiros, humanos e materiais) seja direcionado para projetos que de fato valem a pena. Um estudo profundo sobre o mercado antes de implementar as novas ideias é o ideal, pois você poderá direcionar os esforços para os novos produtos e serviços que valem a pena.

A Pesquisa de Mercado para identificar mudanças e inovações necessárias

Como a Pesquisa de Mercado interpreta a economia e o setor, é ótima para manter a competitividade da sua empresa a partir do entendimento de quais mudanças e inovações são necessárias. Como gestor, você entenderá quais tecnologias as outras empresas estão utilizando e quais devem ser aplicadas no seu empreendimento. 

Entenda os seus fornecedores e evite gastos desnecessários 

O SEBRAE fala sobre a importância dessa pesquisa para entender as vendas, distribuição, preços e qualidade dos diferentes fornecedores. É mais uma grande oportunidade de evitar gastos desnecessários.

O case de sucesso da Havaianas

A Pesquisa de Mercado é importante para passar por grandes etapas, e o case de sucesso da Havaianas mostra isso. É um reposicionamento de marca para abranger novos públicos e manter os consumidores já fidelizados ao produto. O novo mercado era principalmente a Europa, enquanto o produto era conhecido por ser utilizado pela classe C no Brasil. 

Para isso, a Havaianas fez uma pesquisa de mercado profunda e estabeleceu a comunicação ideal, leve e descontraída para todos os públicos, desenvolvendo novos modelos com muitas cores e o slogan “Todo mundo usa”. Se quiser saber mais sobre esse e outros cases de sucesso que precisaram de muito estudo, confira os citados pela Rock Content

Como aplicar a Pesquisa de Mercado?

As utilidades e benefícios da Pesquisa de Mercado são variados, mas como aplicar essa ferramenta? Nós temos um material detalhado só para te ajudar nisso. Confira o nosso artigo

Para fazer uma Pesquisa de Mercado aprofundada e assertiva, temos uma equipe especializada que vai te ajudar em todas as etapas. Essa ferramenta é a base para que você possa guiar o seu negócio na inovação e competitividade necessárias no meio de um mercado tão instável e que requer mudanças constantes. A A.C.E. Consultoria quer levar a sua empresa rumo aos resultados mais impactantes. Fale com um especialista! 

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