Todo empreendedor que começa agora quer saber: estou errando? É normal ser um gestor com dúvidas, que quer ter certeza de que as suas escolhas estão sendo assertivas e de excelência para o negócio. 

Então fica a questão: afinal, quais são as características do comportamento empreendedor que comprometem a empresa? Para ajudar os jovens inovadores e criativos que estão desafiando o mercado, hoje vamos falar sobre os principais erros e como evitá-los

Os desafios de empreender

O empreendedorismo está em destaque e constante crescimento no Brasil. Só em 2020, houve recorde de novas empresas abertas, com mais de 20 milhões de negócios começando e um aumento de 6% em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Ministério da Economia. Na categoria MEI (microempreendedores individuais), o crescimento foi ainda mais expressivo: 8,4%.

Apesar desse incrível volume de empresas, empreender não é uma tarefa fácil, mas um passo que precisa de muito conhecimento. O empreendedor enfrenta desafios múltiplos e precisa lidar com fracassos que podem prejudicar o desenvolvimento da empresa.

Para criar um negócio de sucesso, é preciso desenvolver habilidades e competências. O gestor precisa estar acompanhado de equipes especializadas, analisar o seu mercado, lidar com a economia, as leis, os impostos, as mudanças no comportamento do consumidor, as condições geográficas do seu negócio e vários outros tópicos.

Alguns dos erros mais praticados por jovens empreendedores

Você provavelmente já está ciente de todos esses desafios, mas é preciso ir além e entender quais são os erros mais praticados pelos jovens empreendedores para não repeti-los.

Misturar os orçamentos

Ser desorganizado com as finanças é um erro muito comum, mas que não deixa de ser grave. O capital que o seu negócio move é determinante para a existência da empresa.

Também é comum misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa, e acabar comprando objetos pessoais com o orçamento do negócio. A confusão patrimonial pode causar a falência de uma empresa.

Indicamos que você mantenha todo o orçamento bem registrado e controlado: passe longe do saldo negativo, estude gestão financeira e elabore um planejamento de capital.

Você sabe como fazer o seu planejamento financeiro? Entenda aqui.

Investir antes de testar 

Diante da vontade de alcançar o sucesso, por vezes, quando não temos experiência e nem conhecimento, investimos as nossas economias em um negócio sem viabilidade. É essencial não se apressar: antes de investir, é necessário estudar muito bem o mercado. 

Indicamos realizar pesquisas, testar o produto, ou até investir em franquias, que são um negócio de menor risco. Para te ajudar, recomendamos:

A importância de testar e validar a sua ideia

Os benefícios da Pesquisa de Mercado

Não investir em um bom Marketing 

Não há empreendimento que chegue muito longe sem um bom Marketing. Principalmente nesse mercado competitivo, onde o consumidor é exposto diariamente à publicidades de todos os lados.

Afinal, quem não é visto, não é lembrado, certo? Já que o Marketing é tão essencial para a sobrevivência de qualquer empreendimento, um grande erro é não investir em uma equipe especializada para fazer uma boa comunicação.

Não negociar com fornecedores 

Precisamos dos fornecedores para movimentar os materiais no nosso negócio, e por isso eles tomam grande parcela do nosso orçamento. Jovens empreendedores costumam não saber negociar preços e prazos, pois não têm experiência suficiente no mercado para conseguir se comunicar habilmente com os fornecedores.

Saiba que é sim possível e necessário negociar preços e prazos para realizar compras mais vantajosas e que sejam entregues dentro dos melhores prazos para a sua empresa. 

Também é importante manter bom controle do estoque para saber quando e quanto comprar, além de sempre ficar de olho no mercado para diversificar os fornecedores.

Não investir na capacitação necessária 

Na pressa de alcançar o sucesso, muitos empreendedores não estudam o suficiente para ter o domínio de como gerir o negócio. Uma empresa precisa de uma tomada de decisões diárias que exigem muito da cabeça do gestor, então a devida capacitação é essencial.

Conhecimentos necessários para evitar os erros

Agora que você já sabe alguns dos erros mais frequentes, deve estar se perguntando como evitar esses obstáculos no seu trajeto. Vamos ao que importa:

Gestão de pessoas 

Uma empresa só cresce com o empenho da equipe, então o conhecimento em gestão de pessoas é essencial para o líder. Nutra reuniões, estudos, eventos e outras atividades para o engajamento da equipe, além de sempre cuidar do treinamento e capacitação dos colaboradores.

Você sabia que pode usar o Marketing de Incentivo para motivar o time? Saiba como colocar em prática aqui.

Marketing Digital 

O Marketing cresceu de forma essencial para a sobrevivência de qualquer empreendimento, e hoje em dia ele é um grande pilar para as marcas. O importante é que, com a aceleração da publicidade, também temos uma maior quantidade de opções de plataformas para publicitar: Facebook, Instagram, Google Ads e outras. 

Por meio do Marketing Digital, que alcança o seu consumidor diretamente no smartphone, o público recebe as informações que importam: descontos, benefícios, promoções, qualidades imperdíveis do seu produto e mais.

Quer saber como fazer um Plano de Marketing? Nós te ajudamos! Leia aqui.

Conhecimento dos processos 

Os nossos processos não podem ser sempre os mesmos. É essencial saber quais são as falhas, gargalos, o que é preciso melhorar, o que o cliente acha que podemos resolver… Evoluir os nossos fluxos para gastar menos e ganhar mais.

Para aumentar a qualidade dos seus produtos/serviços através da melhoria dos processos, entenda como fazer um mapeamento

Conhecimento sobre finanças 

Uma empresa não se sustenta sem o resultado financeiro positivo, mas as finanças podem ser um assunto que nem todos conhecem. O ideal é que você tenha equipes capacitadas ao seu lado, além de adquirir os seus próprios conhecimentos e reunir os registros para manter controle absoluto sobre os orçamentos da sua empresa.

Montar a própria empresa é um sonho de muitos brasileiros, mas não é uma tarefa fácil, principalmente quando começamos sem o conhecimento necessário. A nossa equipe especializada está aqui para evitar que você cometa esses erros! Nós te guiamos para gerir o seu negócio da melhor forma. Fale com a A.C.E. Consultoria! 

Fale com um consultor

Leia também