A otimização de logística vai muito além de gerenciar estoque, controlar armazenamento e processos. Se a  logística já era essencial para a sobrevivência de  departamentos dos mais variados setores, agora  é ainda mais, no mundo agitado do mercado moderno. Com o uso dessa ferramenta, a empresa alcança mais produtividade e também consegue reduzir gastos sem que seja preciso cortar investimentos.

O que é a gestão da logística?

A gestão da logística precisa ser implementada em todos os departamentos, por isso já falamos no nosso blog sobre o tema e alguns dos seus conceitos importantes, como a organização eficiente dos custos na logística

É importante lembrar que a gestão da logística mexe com a movimentação de muitos elementos, como transporte, estoque, organização de pessoas, manutenção e gestão de equipamentos, custos de cada operação, desperdícios, armazenamento, cuidar do cumprimento de prazos e muito mais

Relembramos que a logística também pensa na organização dos recursos mais básicos, como materiais brutos e dinheiro, temas vitais para que a empresa de fato lucre. 

Como é realizada a gestão de logística?

A gestão inteligente visa gerenciar operações com um planejamento adaptável, foco na produção da equipe e na economia, evitando desperdícios financeiros, de tempo e de recursos

Você já deve ter percebido que associar a logística apenas à redução de custos ou gestão de transportes é um erro. Esse mito acompanha muitas empresas e é a causa de variados problemas. A otimização e evolução do fluxo de trabalho dependem da boa logística. Por isso, é importante traçar metas e otimizar o trabalho para cumpri-las.

Otimize os principais problemas de fluxo na logística

Para realizar a gestão do fluxo de trabalho com a logística, é preciso prestar atenção em três problemas muito comuns:

Processos mal definidos

Existem alguns indicadores de processos mal definidos, um deles é a existência de gargalos. Falhas, falta de recursos, despreparos que afetam o desempenho e mostram que os seus processos estão com problemas que precisam ser corrigidos.

Atrasos, sobrecarga, problemas de comunicação e a recorrência de emergências que alteram a qualidade do trabalho são outros grandes sinais. Para conseguir identificar o que precisa ser corrigido e definir os seus fluxos para melhorar a gestão, comece por efetuar um mapeamento de processos, grande pesquisa com colaboradores e departamentos para entender cada etapa. Se quiser saber o passo a passo, confira o nosso artigo.

Má organização e capacitação da equipe

Muitas empresas sofrem com profissionais ociosos, mal alocados ou que estão sendo geridos com desperdício do seu potencial. Essas situações geram perdas para a empresa e para o profissional, além de fazerem parte do tópico anterior: gestores que estão lotados por gerirem mais de um departamento, colaboradores que estão sobrecarregados por fazerem trabalhos que não são deles, e os processos ficam mal definidos. Implementar uma avaliação é uma ótima forma de te ajudar a entender a situação das suas equipes. 

Ausência de indicadores de desempenho e ferramentas de gestão

Não há como saber se o negócio está indo bem se não há indicadores de desempenho e boas ferramentas de gestão. A avaliação da equipe e o mapeamento de processos citados no tópico anterior já são de grande ajuda, mas recomendamos também sistemas para otimizar a logística no varejo e metodologias ágeis de gerenciamento

A otimização do fluxo de trabalho passa por uma constante resolução de problemas. Em tempos de crise, empresas despreparadas tomam atitudes desesperadas, e os processos são desmantelados pela má gestão. 

A sua empresa necessita de um cuidado especializado na hora de implementar um bom trabalho com a logística. É essencial ter profissionais capacitados liderando essa otimização tão importante para os bons resultados desejados: lucro, diminuição de desperdícios, um ambiente de trabalho saudável e estruturado. A boa gestão da logística é o sucesso que a sua empresa precisa e a consultoria especializada da A.C.E. pode te ajudar nessa jornada. Fale conosco! 

Fale com um consultor

Leia também