“Como vender mais?”

Essa é a pergunta de ouro, certo? Todo empreendedor já deve ter se perguntado como aumentar as vendas e, apesar de adotar algumas táticas, sempre há como melhorar as estratégias.

Para saber como otimizar a sua e vender ainda mais, é só seguir com a leitura!

A importância de ter estratégias de vendas inovadoras

O mercado pede cada vez mais adaptação e inovação. Tudo acontece rápido, e as empresas precisam otimizar processos para vender mais. Não significa necessariamente lançar novos produtos, mas melhorar os produtos ou serviços atuais, otimizar estratégias, o planejamento, o atendimento, ou o marketing, por exemplo.

A estratégia de vendas faz parte dos processos que precisamos otimizar para alcançar um maior público. Trata-se de um conjunto de ações que objetivam conquistar um cliente e fidelizá-lo para aumentar a receita do negócio

Para chegar a esses resultados, é necessário construir um bom planejamento estratégico a partir da reunião do time de colaboradores e líderes envolvidos, baseando-se em estudos do mercado, da empresa e do cliente.

Passo a passo para criação das estratégias de vendas

Para falar sobre as estratégias de vendas que você pode começar a colocar em prática no seu negócio, é necessário apresentar as fases da venda:

1. Encontrar clientes

Essa é a fase da atração. Para chamar a atenção de clientes, você deve manter uma boa comunicação, ofertas, descontos, promoções, Marketing de Conteúdo (e-books, artigos, posts interessantes nas redes sociais, podcasts e etc.) e até partir para a venda via telemarketing. 

O importante é seguir a melhor estratégia para a sua empresa e construir uma lista de clientes interessados (leads) para nutrir para a venda. 

2. Conquistar clientes

É a hora de mostrar que o seu produto atende as necessidades do cliente e pode resolver os seus problemas. Os colaboradores devem negociar, escutando mais e falando menos, utilizando técnicas de venda e outras formas de convencer, mas jamais “forçando” a venda ou sendo intrusivo.

Você quer saber quais ferramentas utilizar para melhorar o atendimento ao cliente? Confira aqui.

3. Fidelizar clientes

O objetivo será sempre proporcionar a melhor experiência para o cliente para que ele sempre volte a consumir na sua empresa. Ofereça soluções inovadoras, atente-se para a necessidade do público, proporcione formas de avaliar o atendimento e pense em cada detalhe para que o consumidor fique satisfeito e fale bem da sua empresa.

Agora vamos ao passo a passo:

  • Comece analisando o mercado 

Antes de qualquer estratégia de vendas, é essencial analisar o mercado para entender qual é o melhor caminho para o negócio. A ideal é a análise SWOT, que se trata de avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do mercado. 

Conheça os seus concorrentes, o comportamento dos seus clientes, teste o produto, saiba qual será o seu posicionamento mercadológico e direcione as estratégias para os melhores resultados com os dados fornecidos por uma boa pesquisa. Confira como fazer a Análise SWOT aqui.

  •  Mostre o seu diferencial

Com base no estudo, você vai decidir o seu posicionamento e estudar como mostrá-lo ao cliente. É essencial que você tenha inovação e seja de fato diferente dos concorrentes, pois o produto precisa mostrar valor para o público. O seu Marketing deve ser voltado para comunicar esses diferenciais. 

  • Defina objetivos 

As suas metas devem ser claras, mensuráveis, ousadas e realizáveis. Devem ser possíveis de serem alcançadas, pois metas impossíveis apenas desanimam a equipe, mas ainda assim inovadoras.

Lembre-se que os objetivos exigem investimentos, então esteja atento ao orçamento da empresa. Também analise a economia e o comportamento dos clientes, pois nem sempre é possível vender muito se a economia está retraída. Depois, comunique o objetivo para a equipe e divida em várias metas para que alcancem pouco a pouco.

  • Dimensione os investimentos

Não há como te indicar o quanto investir sem que saibamos a situação da sua empresa, tudo vai depender de alguns fatores, como estágio de maturidade da marca, objetivos de crescimento, orçamento, números anteriores de vendas, situação da economia e mais. Estude esses fatores antes de determinar o orçamento.

Se a sua empresa vai bem e já está bem estabelecida no mercado, sinta-se livre para montar uma estratégia de vendas mais ampla, principalmente com a grande capacidade de alcance territorial do Marketing Digital.

  • Defina indicadores e saiba como geri-los

Uma boa estratégia de vendas deve levar em consideração indicadores, pois eles irão dizer quão bem está indo o negócio e se é necessário recalcular a rota. Lembre-se: adaptar a sua estratégia é natural no mercado atual, que muda sempre.

Analise sempre números como o ticket médio, leads, quantidade de clientes, quantidade de vendas, visitas ao e-commerce e outras taxas que você achar interessante para a sua estratégia. Registre tudo em um diário de vendas para observar as mudanças no decorrer do tempo, a sazonalidade e talvez até problemas que estejam atrapalhando as suas vendas.

  • Analise os seus indicadores

Marque uma reunião de tempos em tempos com o time para que possam avaliar quão bem está indo as estratégias de vendas. Observe se há algo que precisa ser melhorado, e entreviste a equipe para que apontem as dificuldades.

Não se esqueça de treiná-los e capacitá-los para as novas metas da empresa, para que saibam como lidar com os clientes e como evitar erros. Também é importante adotar um sistema CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), pois esse tipo de software vai te ajudar a entender em que fase do funil de vendas o cliente está e como interagir com ele.

É essencial se basear nos dados para construir a sua estratégia de vendas e alcançar ótimos resultados. Muitos não sabem por onde começar, por isso é ideal contar com equipes especializadas para aumentar o lucro. A A.C.E. disponibiliza serviços de consultoria para entender o seu mercado, melhorar as suas vendas, o Marketing e todas as áreas da sua empresa. Fale conosco!

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